Que não tenhamos medo dos autores portugueses
Que não tenhamos medo dos autores portugueses: de os ler e de dizer o que realmente achamos dos seus livros.
Muito se tem falado sobre a aposta (ou falta dela) das editoras nos autores portugueses. Não são raras as vezes que ouço pessoas dizerem que não se leem autores portugueses (acho mal! LEIAM!) Mas a par dessa discussão, vem muitas vezes uma outra, que considero relevante abordar: Algumas pessoas leem mas quando não gostam não dizem a verdade, escusam-se a fazer a review do livro ou então não marcam os autores na publicação (como fazem com livros 5 estrelas)
Ou seja, será que se leem menos autores portugueses porque há “medo” de não gostar e ter de fazer uma review negativa? Isto faz com que as opiniões divulgadas necessariamente sejam apenas positivas. Eu percebo a ideia. Ninguém quer descredibilizar um autor. O mercado é pequeno e queremos fazê-los brilhar. Mas eu acho que se só houver opiniões 5 estrelas por aí isso fará com que muitas pessoas não considerem ler esses livros/autores porque pensam que as reviews são feitas “por favor”, para “agradar” o autor porque é português ele vai ver! E muitas vezes a “boa” intenção joga a favor do inverso. Muita gente não acredita nessas reviews e não vai querer ler os livros.
Há pessoas que escolhem apenas fazer reviews de coisas que gostaram porque têm a máxima do “se não tens nada de bom para dizer não digas”. Mas não era mais honesto e transparente para com as reviews positivas que também usassem os mesmos critérios nas reviews negativas?
Os autores portugueses não mordem. Não vêm atrás de nós com um pau.
A sorte de poder falar com autores portugueses
Eu acho que é uma sorte podermos falar com os autores portugueses. Terminar um livro e logo ali no calor do momento enviar uma simples mensagem a dizer sinceramente o que sentimos ao ler (muitas vezes em poucos dias) o que eles levaram meses ou anos a construir. Eu não sei, mas penso que os autores não só merecem como esperam esse feedback, VERDADEIRO, ansiosamente. E tem sido muito gratificante perceber que eles nos ouvem. É como se participássemos um pouco no processo de escrita deles. É maravilhoso. E por isso só lhes podemos retribuir com a nossa transparência de opinião.
Eu nunca escrevi nada. Mas penso que os autores portugueses apreciam a sinceridade dos seus leitores. Certamente é mais confortável receberem elogios. Mas de certeza que eles sendo escritores já leram muito e não gostaram de alguns livros que leram. Os autores portugueses são excelentes. Eu tenho lido bastante e verifico um crescendo de qualidade. No romance, no drama, no crime, na fantasia. Eles estão a conquistar os géneros. Eu gosto tanto disso. Os autores portugueses pedem para ser lidos, pedem respeito, pedem verdade, não pedem para ser “avaliados” de forma diferente dos outros.
Sem comentários