Quando como um tipo de bolachas dificilmente consigo larga-las e trocá-las por outras. E durante tempos infinitos quero só aquelas. Sempre aquelas. E elas, aquelas, as ditas, estão por todo o lado. Na mesa do pequeno-almoço, na gaveta do trabalho…pacotes e pacotes delas!

Se chegar à despensa e estiverem 239 variedades de bolachas menos aquelas…então não há nada para comer! Após os tais tempos infinitos (que são o equivalente a poucos dias) a comer as mesmas bolachas, farto-me. E nunca mais as quero ver. E se chegar à despensa e só estiver lá aquela velha variedade de bolachas…então não há nada para comer!

As bolachas são as culpadas de todos os males. Porque a seguir a uma vem sempre outra. E nisto vai um pacote à vida. Não há nada que se equipare ao conforto que é comer umas bolachinhas antes de deitar. Mas só se for daquelas que nos faz ficar mesmo gordas, com açúcar ou chocolate. Se forem bolachas de esferovite o efeito prazeroso caí em queda livre.

Grande parte das minhas idas ao supermercado resumem-se a dois momentos: ou chego e trago as bolachas a que sou fiel de momento, ou fico 45 minutos a analisar prateleiras porque quero mudar de fornecedor. Tento, por vezes, trocar as bolachas por barritas, mas sinto-me uma traidora. Às vezes apetece-me mandar tudo para o alto e comer tiras de milho frito ou amendoins torrados cheio de sal. Ou mesmo oreos ou filipinos. Mas lembro-me que isso vai não só assassinar o meu estômago como estagnar a celulite para sempre nas minhas coxas e então como uma noz. Percebem, uma noz.

À parte disto tudo temos que ver ainda outra problemática que isto das bolachas traz à boleia. É que as bolachas ditas saudáveis são sempre mais caras que as outras cheias de açúcares, gorduras e conservantes ou lá o que é. Já não basta a dificuldade que é uma pessoa ser magra, agora ainda tem que ser rica. Sempre ouvi dizer que não se pode “ser” tudo.

Bolacha torrada, bolachas de canela, bolachas de aveia, bolachas marinheiras de chia, bolachas de arroz e de milho (as tais de esferovite) são as que ocupam lugar cá em casa. Quando eu já estiver cansada como o quê? Digam-me cá, o que andam vocês a comer ao nível da bolacha?