Lx Factory
Viver em Lisboa é ter a sorte de a ver sempre que eu quiser. E é ter a sorte de a ver diferente em cada dia que lá vou. Pensamos que já sabemos tudo sobre a nossa cidade. Só porque lá moramos. Mas não sabemos. E ainda bem. Assim podemos descobrir mais um bocadinho todos os dias.
O Lx Factory foi, há mais de um século, um dos mais importantes complexos fabris da cidade. Hoje transformou-se e é um dos pontos de encontro de gente de todas as idades. O complexo industrial de antigamente deu lugar a uma nova industria. A industria criativa. Hoje é um polo constituído por várias empresas e é de lá que saem os principais acontecimentos de áreas como a música, a moda, a arquitetura, a publicidade, comunicação e multimédia. Artes por todo o lado.
É um sitio ao género trendy e cool. Talvez um pouco hippie eu diria. Não é o meu ambiente normal e talvez por isso ache interessante passar por lá e ver esta diferença de ambiente ao qual não estou habituada. É um sítio da ideias que ganhou vida própria. A dinâmica continua a ser construída à volta do ambiente fabril já que as fachadas se mantém, mas as coisas renovam-se a cada dia.
Hoje o Lx Factory recebe várias feiras de rua com produtos vintage ou em segunda mão. Coisas artesanais e feitas à mão. Mas também feiras com produtos da terra como frutas e legumes. Este complexo deu lugar aos empreendedores e alberga muitos novos restaurantes, lojas e bares.
Escolhi para entrar a Livraria Ler Devagar. Sabia que era uma das mais giras da cidade. A mim fez-me lembrar aquela biblioteca enorme do filme “A Bela e o Monstro”. Quem gosta de ler vai-se lembrar do que eu estou a falar.
Lá dentro, no piso de cima, há um pequeno sítio para lanchar ali mesmo no meio dos livros. Embutidos naquele espírito de livros antigos e novos surge O Bolo da Marta.
Dentro desta visita cultural há mais para ver. O próximo post mostra que logo ali ao lado do Lx Factory temos o Museu da Carris e o Village Underground. Até amanhã.
Green
Parece ser um sítio diferente mas muito interessante :))