Andava há uma vida a querer este livro de perguntas e respostas. Recebi-o este natal e fiquei mega feliz. O primeiro dia do ano foi o pretexto ideal para começar esta jornada de cinco anos.

O livro compra-se na Amazon. É pequenino e elegante. Em tons de dourado e preto. Está muito bem desenhado e é Potter style. O conceito exige que eu responda a uma pergunta por dia. Uma resposta curta, só há quatro linhas. Durante cinco anos. Cada dia do ano corresponde a uma pergunta. Por exemplo, todos os anos (até 2021, pelo menos) no dia 1 de Janeiro vou responder à pergunta What is your mission?.

São perguntas bastante diferentes não pensem que é alguma coisa filosófica. Há algumas básicas, sem dificuldade, como What are you reading rigth now? ou Did you kiss someone today?. Depois pelo meio há umas mais exigentes sim, mais profundas. Daquelas que eu precisava de três páginas para responder. Nunca me foi fácil fazer resumos. Eu gosto de histórias grandes.

No outro dia tive que responder à pergunta Can people change?. Difícil, hein? Eu hoje acho que as pessoas podem mudar hábitos ou opiniões. Podem mudar o estilo, podem mudar, em alguns casos a maneira de vestir, de viver. Ou a maneira de pensar e estar. Mas a essência não. O interior não. O que nos define é o que nos definirá sempre. O nosso fundo não muda. Uma pessoa boa será sempre uma pessoa boa. Quem sabe se aquilo que eu penso hoje não poderá ser totalmente o contrário do que acharei daqui a dois ou três anos. Quem sabe, lá está, a minha opinião não muda e escrevo outra coisa para o ano que vem.

Foi muito giro esta ser uma das primeiras perguntas. Este desafio é muito interessante para mim porque eu acho que tenho sempre as coisas muito bem definidas. Que as minhas convicções estão muito bem estabelecidas. Que valores nos quais eu acredito não mudarão. A graça deste projecto está no compromisso de responder todos os dias. De colocar um bocadinho de mim naquele livro cada dia e durante cinco anos. Mas é mais do que isso. Este livro, que é um diário no fundo, faz-nos reflectir. Faz-nos pensar. E é uma forma de ver onde estávamos nos anos anteriores. Quem éramos. Como pensávamos, de que gostávamos e como crescemos. Como evoluímos ao longo dos anos. Como vemos o mundo hoje e amanhã. É uma maneira de ver como as nossas opiniões mudam. Como nós mudamos. Ou não.

Quando o recebi meti-me logo a folhear. A ver as perguntas, armada em cusca mesmo. Mas depois decidi que o factor surpresa é que vai definir as minhas respostas e fazê-las ser mais genuínas. Decidi também que vou responder às questões com a primeira coisa que me vier à cabeça e ao final do dia. Não há espaço para textos grandes. Aquelas que merecerem mais atenção trarei para falarmos, aliás acabei de responder à pergunta Can people change aqui mesmo, sem me aperceber.

img_0195

img_0227