Palavras (quase) perfeitas # solidão

Palavras (quase) perfeitas # solidão

A palavra “solidão” entra diretamente para o grupo das palavras fortes e pesadas. É uma palavra triste, pronto. Eu acho que a solidão não se escolhe. Pode até sobreviver-se e até mesmo ser-se feliz sozinho. Disso eu não duvido. Mas estar sozinho é uma escolha. Ser solitário não. 

A solidão é triste porque é imposta. Porque é contra vontade. A solidão é um estado de espírito que se apropria do ser humano. A solidão é um fardo que pesa nas costas de quem o carrega. Não encontro qualquer forma de tornar a solidão feliz. Porque na solidão afundamos em mares pretos e escuros e fundos e longínquos. A solidão é o monstro que vive fechado no castelo até a Bela se apaixonar por ele.

Acredito que estar sozinho é uma coisa e ser solitário é outra. Precisamente porque uma coisa é estar e outra coisa é ser. Conseguem perceber a diferença entre estar e ser? Uma pessoa está sozinha de vez em quando, porque quer, porque até gosta. Eu às vezes gosto outras não, mas eu escolho. Mas estar sozinho não é o mesmo que ser solitário. Porque o ser é uma característica que define alguém. A solidão é como uma fotografia a preto e branco. É chuva e cinza.

 

Este é um texto para o desafio #palavrasquaseperfeitas do blog da Cris e podem ver o texto dela no blog a vida não tem que ser perfeita.

 

5 Comentários

  • Cris Loureiro
    26 Julho, 2017 16:19

    Que bela interpretação ♥ Consigo entender perfeitamente a diferença entre o ser e o estar e concordo plenamente :)

    Muito bom! 😉

    Beijocas
    Cris
    blogfacebookbloglovin instagram loja

    • Andreia Moita
      26 Julho, 2017 17:23

      Obrigada Cris, mais uma vez um desafio brutal, mas conseguido, acho eu.

  • Ana Luisa Gil
    27 Julho, 2017 8:43

    A solidão não tem de ser solidão. Existem pessoas que pura e simplesmente não sabem estar sozinhas, existem outras que sabem viver com isso. E se nós quisermos nunca mas nunca estamos sós.

  • Rititi
    27 Julho, 2017 10:07

    Eu trabalho num centro comercial e não te digo a quantidade de pessoas que vejo TODOS os dias a vaguear pelos corredores. Sozinhas. Até me dá um baque no coração :(

    • Andreia Moita
      27 Julho, 2017 10:15

      A solidão é triste, não há outra forma de falar dela. Ver a solidão passar também é triste. Não gosto nada de ver pessoas solitárias.

Deixe uma resposta