dia da mulher em 2022

Gostava de falar do dia da mulher em 2022. Na perspectiva do seu propósito, objetivo e essência sobretudo.

Há muita tendência de não se ligar a isto do dias marcados. Sempre que chega o dia dos namorados, da mulher, da mãe ou do pai vem sempre alguém dizer que isso é todos os dias. Mas no caso do dia da mulher não dizem que é todos os dias, ora bem, como ainda acrescentam a famosa frase “se há dia da mulher também devia haver dia do homem.” É um bocado sobre isso que eu gostava de falar hoje.

O dia da mulher em 2022 | celebração e homenagem vs luta de causas e alerta social

Eu gostava que o dia da mulher existisse como forma de assinalar e homenagear as lutas que as mulheres corajosamente travaram e venceram num passado distante. Ou seja, o que eu quero dizer com isto é que gostava que fosse apenas um marco feliz – como tantas outras efemérides. Que assinalasse liberdade, reconhecimento e conquista. Que o facto de o celebrarmos fosse positivo. Significava que hoje vivíamos num mundo bastante diferente. Seria um mundo muito mais justo, muito mais igualitário, muito mais civilizado.

Infelizmente o dia da mulher em 2022 ainda não pode ser nada disto. Ainda tem que existir com outro propósito. O dia ainda é uma causa ativa. Porque estas lutas, passados tantos anos, ainda fazem parte do dia-a-dia.

Este dia, ainda é uma forma de trazer a temática da igualdade e da humanidade para cima da mesa. As mulheres não têm o mesmo tratamento que os homens em diversas situações do dia-a-dia. As mulheres não têm a mesma condição sequer em todos os países do mundo. Seja por questões culturais, sociais ou políticas. Parece impossível em 2022 que estejamos ainda a assistir a desigualdades, discriminações, julgamentos e por aí fora. E por isso é que eu digo que gostava que o dia tivesse outro cariz. Significava que tudo isto tinha fica ficado no passado e podíamos finalmente celebrar a evolução do mundo. Mas infelizmente ainda tem que ser assinalado com o proposito de alertar e apelar pela mudança necessária e urgente.

Texto sobre o dia da mulher em 2017

Texto sobre o dia da mulher em 2018