Livro “Ser Blogger”
“Um objectivo sem um plano é apenas um desejo”. Esta é a última frase do livro “Ser Blogger” da Carolina Afonso e da Sandra Alvarez. Demorei a ler este livro porque na verdade o considero mais um manual para se ir lendo e refletindo. Ao longo dos capítulos fui respondendo às perguntas que ele nos coloca e questionando-me sobre isto de ter um blog.
Considero este livro muito actual, como as próprias autoras o dizem, o mundo digital está em constante andamento e portanto ainda bem que o li por estes dias. Tudo o que eu sabia sobre ser blogger foi escrito por pessoas que o são ou então aprendi pela minha própria experiência. Nunca tinha lido nada acerca de ser blogger desta forma tão crua. Acho que precisarei de recorrer a ele mais vezes, na medida em que fornece dicas e ferramentas úteis para quem está a começar mas não só. Também para quem já tem um blog a algum tempo e às vezes precisa de se reencontrar. No “ser blogger” os temas são abordados de forma profissional porque ter um blog pode ser um trabalho. Falam-se de temas como a plataforma em si, o conteúdo, o conhecimento dos leitores, as redes sociais, as questões de SEO, publicidade ou parcerias sem medos.
“Criatividade, inovação e originalidade são ingredientes base na receita do sucesso de um blog, seja em que área for. Mas as duas palavras-chave para quem decide lançar-se na aventura de criar um blog são: paixão e resiliência“
O que significa ser blogger? Quais são as minhas motivações para ser blogger? Qual é a definição de sucesso para mim? Qual é a missão e a visão do meu blog? Quais são os meus valores e posicionamento? Qual é o meu tema? A minha imagem e mensagem? Qual é o meu elemento diferenciador?
À primeira vista são muitas questões. E devemos colocá-las quando criamos um blog. Eu não coloquei na altura estas perguntas todas a mim mesma e acredito que muita gente também não. Na verdade, acho até algumas bastante difíceis de responder, à partida, então resolvi tirar um tempo para refletir sobre elas e tentar responder-lhes.
“Ser blogger é para quem sente que vai mudar a vida de alguém ou a sua própria vida“.
Ser blogger significa para mim partilhar. Esta é a minha palavra principal. Partilhar tem sentido duplo. Porque posso partilhar os meus momentos, experiências, paixões, sítios, aventuras, pensamentos e ideias. E recebo isto dos outros bloggers também. Portanto ser blogger também significa criar comunidade, conhecer pessoas. Significa receber e dar motivação e inspiração. Significa entretenimento e conhecimento. Significa estar atenta a novas coisas. Significa ter ideias em todo os sítios e a todas as horas e estar constantemente a dizer “isto dava um bom post”. Além disto tudo significa comer a comida fria porque assim que ela chega à mesa a blogger tira fotos de todos os ângulos.
Quanto às motivações…descobri que o blog é a minha própria motivação. Estranho, não é? Escrever e contar histórias é o que gosto realmente de fazer e consigo fazê-lo sobre todos os temas. O blog é o que me mantém activa, criativa e a pensar. É com ele que me sinto evoluir e desenvolver capacidades e interesses novos, é com ele que eu expulso todas as coisas que estão dentro da minha cabeça. São muitas! A minha primeira motivação para criar o blog foi pessoal, porque sabia que ia passar momentos felizes a escrevê-lo. Depois tornou-se uma coisa que tem a ver com os outros também, quando vejo que alguém fica feliz ao ler-me. Então percebi que posso fazer ainda mais coisas com este blog, mais coisas que tenham a ver com as outras pessoas, que as ajude, inspire ou faça sorrir. Para mim a definição de sucesso tem a ver com a realização pessoal, quando me dizem que se fartaram de rir com um texto meu, quando partilham, gostam, interagem com um post ou o referenciam.
“Esteja consciente em todos os momentos de quais são a sua missão e os seus valores. Se agir de acordo com o seu posicionamento , será genuíno na forma como comunica com o seu leitor”
Com este manual sobre blogs vamos poder descobrir mais sobre o nosso blog, mas um pouco mais sobre nós também, porque se o blog é a nossa criação ele vai refletir o que nós somos. Hoje em dia o design do blog é a primeira impressão e isso conta, é claro, não mintam, quem nunca abriu e fechou uma página porque não gostou do aspecto? Mas…como em tudo na vida o que importa é o conteúdo. Ou seja a capa de um livro pode ser pavorosa e a história ser linda. Até mesmo uma pessoa fica mais bonita depois de a conhecermos. Com os blogs é a mesma coisa. O conteúdo é que define se o blog é bom. Deve ser essa a nossa maior preocupação. Em criar textos genuínos, verdadeiros, de acordo com os nossos valores e com as características que guiam a nossa própria vida. Se metermos tudo o que somos num texto, resulta! Aqui podemos encontrar dicas sobre os títulos, o corpo do texto, fotos ou vídeos.
Depois o livro aborda ainda questões de ordem mais profissional sobre como comunicar, fazer crescer e rentabilizar o blog. São dicas de primeira viagem para ir testando. Eu acho que tenho de voltar a ler estes capítulos porque há muitas informações a reter. O último capítulo do blog é dos mais importantes porque ele ajuda-nos a analisar o blog. Confesso que tenho dedicado pouco tempo a esta parte, mas aqui a aprendemos algumas dicas sobre as métricas para sabermos se os nossos artigos estão a resultar para o nosso público e ao longo do livro vamos aprendendo que é importante conhecer o nosso público para não estarmos a escrever para o boneco.
“É importante que o candidato a blogger saiba que existe um caminho a percorrer e que o seu sucesso irá depender sempre de si”
Fico contente pelo facto de este mundo dos blogs que eu tanto gosto e admiro seja alvo de estudos e de cada vez mais atenção. Os blogs nunca estão cheios. Nunca os conhecemos todos. Há sempre excelente conteúdo para conhecer por aí e melhor, por trás dos computadores podem estar pessoas maravilhosas.
Green
Confesso que nunca me deu para ler livros sobre blogues, porque nunca quis ter um blogue famoso ou rentável, escrevo porque gosto, sobre o que me apetece e quando me apetece. Não gosto de regras aqui, já me chegam as do dia a dia. No entanto, nada contra quem lê.
Classe Cappuccino
Ainda não tenho o livro, mas acompanho sempre as partilhas pelo página do facebook do livro. 😉