Gin para o verão | receitas

Há alguns verões atrás, estava na praia e conversava com uns amigos sobre bebidas. Enfim, dias sem fazer nenhum originam conversas sobre nada. A dada altura um deles disse que nós não íamos gostar de gin porque era uma bebida para pessoas mais maduras. Escuso de dizer que fomos dali para o bar de praia mais próximo.
Quando ainda não temos trinta dizerem que não somos maduras é quase uma ofensa. Agora bem que não importava de voltar a idade que tinha nesta altura em que me ofendi. Lembro-me bem desta conversa e de termos saído da praia decidas a ir provar um gin. Ironia ou não, gostamos e fizemos dessa a nossa bebida desse verão.
Eu nunca gostei de muitas bebidas com álcool. Mas quando gosto, sabe-se lá porquê, são sempre as mais caras. Eu sei que o gin não é propriamente a bebida mais barata de todo o sempre. Mas também não é para tomarem cinquenta. Um copo não faz mal a ninguém e com a brisa de verão de final de tarde combina totalmente. Vá lá, um dia não são dias.
Já é hábito deixar aqui algumas receitas, mas penso ao nível de bebidas só vos deixei uma água aromatizada. Pois hoje, aproveitando o facto de achar imensa piada a esta história que vos contei, trago-vos algumas receitas simples de gin para este verão.
Ora bem, preparar gin tem uma ciência especial e digamos algumas regras. Quem já prestou atenção aos senhores do bar a preparar já reparou que há uma série de técnicas. E há cursos e uma data de coisas relacionadas com isto. Meti-me à procura e encontrei algumas coisas interessantes.
Como fazer um bom gin:
- Deve ser servido num copo largo
- O copo deve estar cheio de gelo
- Após a colocação do gelo deve-se mexer com uma colher de metal de modo a arrefecer todo o copo
- A medida do gin mais consensual é de 5cl. Para isso existe um medidor próprio
- A água tónica deve ser colocada com cuidado para não perder gás
- Quando se coloca fruta cítrica (como laranja ou limão) deve-se colocar apenas uma raspa, sem chegar polpa para não amargar o gin.
- Quando se colocam folhas aromáticas deve-se espalmar com a palma da mão, para libertar o aroma.
- Deve ser bebido rápido para não ficar muito aguado (devido à quantidade de gelo que leva). Coisa que considero impossível tal é a quantidade que está naquele copo gigante.
- Pode-se colocar um sem fim de frutos e aromatizantes tendo em atenção o gin e a água tónica escolhida (limão, laranja, pepino, morangos, amoras, canela, flor de anis, cardamomo, ect.)
Receita simples de limão e lima
Gin gordon’s
Água tónica original Schweppers
Sumo de lima
Raspa de limão
Receita de pink de frutos vermelhos
Gin Buldog
Água tónica pink Schweppers
Amoras e framboesas
Receita cítrica laranja e canela
Gin Di Mare
Água Tónica original
Uma raspa de laranja
1 pau de canela
1 estrela de anis
Alguém conhece outras fórmulas infalíveis de fazer gin? Desde que seja sem pepino (por favor!) podem dizer como gostam mais que eu agradeço.
As coisas dela
Gosto desses todos e mais alguns… e tal como tu também dispenso o pepino!!! Beijinhos*
Andreia Moita
É que nem percebo a ligação de uma coisa com a outra.
(A verdade é que dispenso pepino no gin, na salada e em tudo no geral.)
Andreia Morais
Há histórias maravilhosas, que nos marcam para sempre. Isso é tão bom!
Aventurei-me no Gin há coisa de 2 anos e não é que gostei? No entanto, é raro beber. Mas vou ter que experimentei estas receitas, sobretudo a de frutos vermelhos 🙂
Obrigada pela partilha*
Andreia Moita
Experimenta, ao final de tarde é maravilhoso.
Depois mostra para eu ver.
Beijinhos
Filipa
Acreditas que gosto do gin mas detesto – e detesto mesmo – água tónica? Só de pensar no sabor já me dá voltas à barriga.
Andreia Moita
Água tónica assim sozinha também não costumo beber.
Green
Também gosto mas nunca experimentei fazer, gostei das tuas receitas, tirando a canela, qualquer uma parece deliciosa.