Receitas com abacate
Quem me segue no Instagram, pelas fotos que publico do meu pequeno almoço, sabe que gosto muito de abacate. E quem me vai vendo lendo aqui também já se deve ter apercebido que tenho vindo a publicar receitas com abacate regularmente.
Eu não consumo abacate como fruta. Choque! Eu não gosto de o consumir dessa forma, sozinho e à colher ou à dentada como faço com a maioria das frutas. Da mesma maneira não é normal eu consumir abacate aos pedaços em saladas, por exemplo (embora já me parece mais viável).
Então como é que eu consumo o abacate?
A minha forma de consumir este fruto é muito peculiar porque gosto de o misturar com outros ingredientes, nunca chegando a comê-lo sozinho. (Por isso é disse que juntá-lo nas saladas era viável) Adoro comer abacate com banana, é das melhores combinações que tenho feito ultimamente.
A minha forma preferida de comer abacate é, sem dúvida, no pão. E não é as tiras é mesmo esmagado. Gosto sempre mais dos maduros em detrimento dos verdes (que seriam melhores para saladas) para poder fazer este tipo de pequeno-almoço.
As minhas receitas com abacate
Torrada com abacate e banana: o meu rico pequeno-almoço. Como isto muitas vezes. E só esmagar meio abacate e meia banana em conjuntos de modo a que fiquem uma pasta uniforme. Depois espalho no pão torrado e acompanho com bebida vegetal de amêndoa e café. É o meu momento preferido da manhã.
Torrada com abacate e ovo benedict: É o meu pequeno-almoço de fim-de-semana. O senhor que vive cá em casa não aprecia a misturada anterior e portanto fazemos só a esmagada de abacate com a torrada e juntamos um ovo benedict mal passado.
Creme de abacate com banana e maçã: Provei esta espécie de creme pela primeira vez no brunch do mundo e decidi recriar para o páginas salteadas de Julho. Com um bocadinho de granola fica uma óptima opção ao iogurte por exemplo. É mais chato porque temos que usar o robot de cozinha para misturar em tudo, em vez do garfo, como nas ideias anteriores, mas de vez em quando vale bem a pena sujar meia cozinha. (Sim, comigo na cozinha, não é fácil).
Gelado de abacate: Experimentei para o páginas salteadas de Maio para acompanhar o livro “As flores perdidas de Alice Hart”. É uma receita bem fresquinha para estes meses.
Guacamole: Foi através do guacamole que conheci o sabor do abacate, Acho que as primeiras vezes que comi nem sabia sequer da existência desta fruta e muito menos que era a base do guacamole que eu tanto gostava nos restaurantes mexicanos. Depois aprendi. E ainda gosto mais. Há aqui no blog uma receita de guacamole no primeiro páginas salteadas, portanto numa publicação de 2017.
Sobre o abacate e o consumo de fruta
Este post não fala das propriedades do abacate porque não é esse o objectivo. A ideia é mesmo mostrar-vos receitas com abacate e mostrar como se podem fazer coisas diferentes com a mesma fruta.
Sobre o abacate em termos nutricionais sei que ajuda na redução do colesterol e tem gorduras monoinsaturadas. Mas a questão aqui nem é essa. Acredito que da mesma forma que não devemos comer 3 abacates, por dia, também não devemos consumir três pêssegos. O equilibrio e sobretudo a variedade importam muito. Eu pelo menos detesto comer a mesma fruta ao longo do dia. É uma cena minha. Faz parte da minha esquisitice. Tenho sempre muita fruta em casa porquenão gosto de repetir ao longo do dia. Sou a única com esta mania? E receitas com abacate, quais é que recomendam? É uma coisa que costumam consumir?
Green
Confesso que já provei de várias maneiras e não me consigo habituar àquele sabor…
Beatriz Ribeiro
Adoro abacate. Como em saladas e esmagado em torradas e agora vou experimentar também esta última versão com a banana como sugeriste 😉
Beatriz de Ilhoa.pt