palavra para 2020

À semelhança do que tenho feito nos últimos anos, vou escolher uma palavra para 2020. Tenho feito este exercício (que até é uma coisa de pessoa adulta, que orgulho!) e a verdade é que tenho gostado. Não é um guia nem um mantra (calma, não sou tão adulta assim). E há anos em que serve para alguma coisa coisa e outros para coisa nenhuma. Mas dá-me prazer fazer este jogo de refletir sobre o ano anterior e pensar numa palavra que lhe dê continuidade no ano seguinte. Foi com esta consciência que escolhi a minha palavra para 2020.

O ano passado escolhi “evolução”. E evolui. Porque efectivamente dei aquele salto que precisava e que tanto queria. O facto de me ter despedido no final de 2019 mexeu com o meu ano e com a minha cabeça, mas sobretudo com a minha atitude. Logo, vai claramente influenciar positivamente 2020. Encarar a mudança como uma acto de evolução foi aquilo a que me propus o ano passado e foi o que fiz, fechei um ciclo. E sinto que agora em 2020 é hora de aproveitar muito isto que consegui.

A minha palavra para 2020 é “concretizar”

Fazer as coisas que gosto é mais do que meio caminho andado. É praticamente tudo. É essencial, pronto! Tendo a parte profissional encaminhada nesse sentido sinto-me mais livre para concretizar coisas a nível pessoal também. Antes sentia-me um bocado bloqueada e presa, sempre a pensar e a falar nesse assunto. Uma chata, portanto. Agora sinto-me muito leve e em 2020 o meu objectivo é aproveitar essa leveza e despreocupação… concretizando.

Sabendo eu que sou capaz preciso agora de deixar de ser tão indecisa (o que mais me chateia é ficar a pensar se compro um vestido e quando decido que sim, ele já não está na loja) de ter menos medos e principalmente acreditar e confiar mais (em tudo no geral e em mim em particular). Já percebi que temos que ir com medo mesmo. Por estes motivos todos, este ano pretendo utilizar a palavra concretizar de duas maneiras:

Concretizar e concretizar-me

Concretizar ideias e projectos que inevitavelmente vou adiando por mil coisas que invento (falta de tempo, preguiça ou pior…pensamentos aterrorizadores como “não vou consegui” ou “não vai valer a pena” – até me enerva escrever isto!)

Concretizar-me no sentido de estudar, aprender, conhecer. E crescer. Realizar-me e sentir-me bem sucedida.

Posto isto. Agora que me expus desta forma aberta, partilhem comigo, qual é a vossa palavra para 2020?