emprego novo

Este post era para ter saído no dia em que fez um mês do meu emprego novo. Queria ter feito um curto balanço nessa altura, mas não consegui. Sempre que me sentava a escrever sobre o tema não conseguia construir um texto completo e com sentido.

Nessa altura pensei “olha-me que raio!” Saiam-me frases sem nexo nenhum. Escrevia aos bocados. E depois respirei e deixei passar o tempo. Nisto da escrita não me deixo irritar. Escrever é o que eu mais gosto de fazer, se não dá hoje escrevo amanhã e juro-vos que não tenho problema nenhuma com isso. Mas acontece que eu conseguia escrever sobre tudo, menos sobre isso. Não me irritava mas tornou-se, no minimo, estranho.

Ora bem, por esta altura já vocês estão a pensar que correu tudo mal e eu não conseguia escrever por causa disso. Que depois de toda a história que contei nos posts anteriores, agora não vos conseguia contar que correu tudo mal no emprego novo. MAS NÃO. Não é nada disso. PELO CONTRÁRIO. Correu, e está a correr, tudo MUITO BEM. E eu acho que é exatamente por isso que me foi difícil escrever sobre isso.

As coisas estão a exceder as minhas expectativas, Porque estou realmente contente. E escrever sobre isso era difícil porque podia parecer mentira. Tinha receio de confirmar que está a correr tudo bem, desta forma mais publica vá, e estragar o encantamento. Como se fosse mais fácil expor coisas que estão a correr mal e a vontade de mudá-las do que as coisas que estão a correr bem e a vontade de que elas continuem assim, Então resolvi esperar. E hoje, um dia completamente aleatório já me sinto mais à vontade e pronta para dizer que está a correr a bem nesta nova experiencia.

Este emprego novo não é só isso, é muito mais…

Eu não mudei só de trabalho. Eu mudei de área profissional. E isso faz do desafio uma coisa maior ainda do que se fosse só mudar de um trabalho para o outro. Sendo uma área diferente implicou (e implica) aprender tudo de novo.

  • Conhecer um caminho novo e um sítio novo. E sobretudo novos horários.
  • Aprender uma nova forma de trabalhar.
  • Ter novas lógicas de trabalho e tempos: A nível individual e em equipa.
  • Ter novos chefes.
  • Conhecer novos colegas
  • Adaptar-me a novas rotinas dentro e fora do trabalho

Durante este tempo aconteceram muitas coisas boas e diferentes na minha vida. Tenho menos tempo porque já não trabalho por turnos. Adormeço mais cedo do que antes. Apanho mais trânsito para lá e para cá. Aprendi a trabalhar de forma mais individual do que antigamente (que era tudo mais em equipa). Tenho uma nova dinâmica de chefes e de colegas. Fui muito bem recebida e sinto-me completamente à vontade. Está tudo certo. Já não faço birra para ir trabalhar. E quando me perguntam como foi o dia eu finalmente digo que correu bem!

Há muito tempo que não sentia dificuldades no trabalho. Isto até pode parecer pretensioso, Mas a verdade é que eu sabia resolver a maior parte dos problemas no meu antigo trabalho. E agora não. Agora sinto dificuldades. Agora sinto que não sei fazer as coisas. Agora tenho medo. E vocês podem perguntar “mas era isso que querias?” Opah era. Pode não fazer sentido nenhum para algumas pessoas mas para mim faz todo. Era exatamente isto que eu queria sentir. Era exatamente isto que eu esperava de um emprego novo.