apps para fotografia

Sempre gostei de fotografia. Cheguei a tirar um curso para perceber um bocadinho mais do assunto. Continuo sem ser pró mas sou interessada e curiosa. E isso já conta muito para treinar e tentar melhor. Hoje em dia temos a vida facilitada com tantas apps para fotografia e redes sociais que existem. Eu, que adoro brincar com a imagem, ando sempre a procurar e a testar coisas novas.

Em pequena gostava de pousar. Tinha a mania que era engraçada. Via um palco e saltava lá para cima a pedir uma foto. Encontrava um jardim e metia as mãos no ar. Dava meia volta e sorria. Agora gosto ainda mais. Só que além gostar de estar de estar à frente da câmara (tenha jeito ou não, não interessa) também gosto de estar atrás da lente.

E se antes tínhamos que esperar meio ano até ir revelar um rolo e ver que as fotos tinham saído com as cabeças cortadas, hoje temos fotografias instantâneas e tiramos trezentas em cinco minutos e…pasmem-se nenhuma fica bem.

Com as apps para fotografias e redes sociais ganhamos uma boa ajuda. Calma. Elas não nos dão habilidades que não temos. Não acrescentam profundidade nem dão bom enquadramento. Mas permitem tornar as fotos mais harmonizas em termos de cor e luz, por exemplo. Permitem-nos fazer álbuns, colagens, acrescentar desenhos, letras e por aí a fora. Aumentam a nossa criatividade e isso é o que realmente me interessa e o motivo para estar a escrever este post.

Apps para edição de fotografia

Vou-vos dizer uma coisa. Não gosto de apps para edição de fotografia e redes sociais que sejam complicadinhas. Ou seja, se tiverem imensas opções o meu cérebro já bloqueia. Vou achar que não sei mexer em nada. Geralmente foco-me numa opção da aplicação da qual gosto e uso essa. Mesmo que explore outras, fixo-me numa com a qual saiba trabalhar bem. O que é que acontece? Isto faz com que eu tenha uma app para cada coisa, o que é realmente parvo, porque ocupa espaço. Preferia mil vezes usar uma só app para todas as funções que eu gosto, mas ainda não encontrei então vou usando um bocadinho de cada uma.

Photo Editor-

Este nome pode parecer e ser bastante comum mas ele aparece assim mesmo com este traço como coloquei no título. É tão básico que é bom. Foi o primeiro editor de fotos que usei e já quis tentar usar outros mas não consigo. Este é tão simples e resulta tão bem para o que faço e quero fazer que foi ficando como o meu queridinho.

Esta app permite dar nitidez, desfoque, molduras e fazer efeitos, entre outras coisas, no entanto não é nada disto que eu uso, até considero efeitos bastante artificiais. O que eu uso e gosto neste editor é a parte do ajuste que é onde eu mexo numa fotografia: Uso muito para aumentar o brilho e diminuir a temperatura da cor. As minhas fotos em casa são muito amarelas e eu gosto de fotos frias ou seja mais azuis. O Photo Editor -serve perfeitamente os meus propósitos e as características que procuro numa foto com estas duas questões. Ou seja é uma app para iniciantes, que com o passar do tempo deixa de “chegar”, mas com a qual me entendo muito bem e por isso uso sempre.

Snapseed

A minha mais recente descoberta é o Snapseed. Tem imensas funções e se só pudesse ter uma app, escolhia esta. Tem todas as funções que a anterior tem e muitas outras que ainda não explorei devidamente. Equilíbrio de brancos, perspectiva, texto, granulado, vintage, retrato, desfocagem de lente, etc.

Encontrei esta aplicação quando andava à procura de uma forma de retirar as sombras das fotografias que ficam nas fotografias. Eu gosto muito de ter fundo branco e acontece que dependendo da altura do dia e da luz que uso aparecerem sombras desagradáveis que deixam enlouquecida. Esta aplicação permite-me trabalhar isso de forma fácil no telemóvel com a função “pincel”.

Esta app é excelente para brincar e descobrir possibilidades. Descobri novas cores de fotografia e ganhei um novo estilo de fotografia com ela.

VSCO e Lightroom

O VSCO e o Lightroom são usados na área de fotografia de uma forma muito profissional e têm resultados excelentes que aprecio muito. Ainda não me dediquei a estudá-las a fundo porque à primeira vista não me parecem intuitivas, mas quero muito aprender porque considero-as o passo seguinte em termos de apps para fotografia e redes sociais, sabem? Por isso deixo aqui como sugestão também.

Apps para conteúdos nas redes sociais (fotografia e texto)

As apps de fotografia e redes sociais são aquelas que nos permitem deixar um storie com bom ar, fazer um pin profissional para o pinterest e por aí a fora. Perdemos lá muito tempo, mas compensa totalmente para tornar os nossos trabalhamos mais elegantes, profissionais ou dinâmicos.

Canva

Em primeiríssimo lugar em apps para redes sociais, o Canva. É tão versátil que dá para fazer stories, pins e publicações em todas as redes sociais com o formato já correto, como dá para criar templantes para e-books, CV’s ou apresentações de escola, formações ou trabalho.

É muito fácil de trabalhar tanto no computador como no telemóvel. É bastante criativo e dá para usar os templantes já pré definidos como para alterá-los e fazer de raiz, que é o preferível. Sendo uma app muito conhecida é comum encontrarmos coisas iguais ou parecidas por ai. Mas ser original é tão fácil: é só não usar a primeira coisa que no aparece à frente. É só ir brincando com formas e cores. E não ficar pelo primeiro projecto, alterar, apagar e voltar a fazer até acertar naquilo que combina connosco e é diferente do resto.

Acredito muito na importância de nos diferenciarmos e sermos únicos no que fazemos seja no contexto profissional, pessoal ou nas redes sociais. Nesta parte criativa da coisa nem consigo conceber que não se tente ser distinto, quando temos tantas ferramentais geniais para o ser. E até podíamos usar todas a mesma plataforma. As chances que temos de fazer coisas por nós próprios são tantas que acaba por só ser difícil para quem quer mesmo “copiar”.

Nichi

Adoro esta app. Ela serve maioritariamente para fazer colagens de fotografias, mas o seu estilo é bastante diferente das outras pelo seu aspeto vintage ou mesmo rústico. Às molduras podemos adicionar fundos e ainda colar autocolantes, desenhos, recortes, letras fazendo quase uma colagem digital.

É praticamente impossível um design ficar igual ao de outra pessoa porque aqui conseguimos mudar quase tudo numa imagem. Também podemos guardar as que formos fazendo para usar sempre o mesmo estilo e assim criar uma espécie de imagem de marca. Aconselho muito que experimentem esta.

Mojo

O mojo é perfeito para fazer stories / partilhar imagens trabalhadas e dinâmicas. Ele é conhecido por ser um editor de stories animados. Dentro deste género é a minha aplicação preferida. Podemos colocar textos a aparecer e desaparecer no local da foto que quisermos. É possível controlar o tempo em que este aparece e quanto tempo permanece na “tela”, por exemplo, e alterar os efeitos desvanecendo, esfumando e por aí fora!

Esta é daquelas apps para fotografia e redes sociais que oferece muitos efeitos que vão tornar a tua imagem divertida ou elegante, dependendo da mensagem que se quer passar. Lembro-me por exemplo de usar esta app quando estou a viajar e quero partilhar locais. Aconselho muito.

StoryEdit e StoryArt

Tanto o StoryEdit como o StoryArt são aplicações para fazer aqueles stories bonitinhos que vemos no Instagram. É muito útil para fazer stories que realmente chamem a atenção. Na minha opinião eles dão a noção de que se teve cuidado a fazer aquela imagem antes de publicar, pois percebe-se que houve trabalho envolvido naquela publicação.

Unfold e Layer

A Unfold foi a primeira app para fotografia e redes sociais que usei. É muito fácil e intuitiva para começar nestas andanças. Serve, fundamentalmente, para montar colagens de fotos. Não faz muito mais do que isso e por isso foi sendo ultrapassada por outras mais avançadas. Recorro pouco a ela hoje em dia.

A Layer segue a mesma lógica, tem sugestões semelhantes à Unfold. Qualquer destas apps para fotografia têm alguns designs disponíveis, mas a maior parte são para desbloquear depois de pagar. Não considero que sejam valores absurdamente caros, se o tipo de utilização assim o justificar.

Como disse no início, estou sempre a à procura de apps para fotografias e redes sociais. Às vezes tenho aqui em lista de espera para experimentar. Se tiverem algumas que me queiram recomenda, deixem aqui o nome.

Espero que esta publicação tenha sido útil. Se experimentarem alguma digam-me se gostaram.

»»»

Podem partilhar este artigo no Pinterest: