o que pode acontecer num segundo

O que pode acontecer num segundo? Tudo. E nada. Tão simples e tão complicado quanto isto. Este é o título do post de hoje e é o primeiro tema do Projecto 642, da Sofia Costa Lima, do blog A Sofia World.

O que pode acontecer num segundo? Uma tragédia.

Basta um segundo e as coisas mudam. A roupa seca que esteve estendal a tarde inteira molha-se porque começa a chover. Um copo escorrega-me da mão, cai e parte-se. Uma rajada de vento leva o chapéu de praia. E é ver toda a gente a correr atrás dele (e outros tantos a olhar para o lado a fingir que não é nada com eles. E outros ainda tapam a cara, com medo que aquilo venha desgovernado).

Num segundo a história que estás a ler muda de rumo. Ou a tua própria história altera-se. Uma discussão acesa muda de tom. O telefone toca com uma notícia triste. O forno apita mas a comida está queimada. Falta a luz, no bairro inteiro, num disparo rápido.

O que pode acontecer num segundo? Cais da bicicleta. As calças velhas rasgam-se ao vestir ou deparas-te com o salto do teu sapato partido (e já estás na rua, não há nada a fazer). Pior, as meias de vidro rompem-se. E não tens outras. (Levo sempre umas a mais na mala de festa. Pode nem caber as carteira, mas umas meias, cabem sempre.)

O que pode acontecer num segundo? Uma benção.

Apanhas a roupa mesmo antes de começar a chover e está com o teu cheiro preferido. Apanhas o copo, que te escorregou, num reflexo imprevisível. Chegas à praia, o vento para, está um dia óptimo, mas não te deitas ao sol. Corres para o mar.

Num segundo a história que estás a ler muda de rumo. Afinal eles percebem que estavam apaixonados. Ou a tua própria história muda. O telefone toca com uma boa notícia. O forno apita e a comida está ponta. Hoje não faltou a luz mas tu acendes as velas porque é mais bonito.

O que pode acontecer num segundo? Aprendes a andar de bicicleta. As calças velhas voltam a servir-te. E chegou a encomenda com os sapatos novos que estavas à espera. Afinal está calor e não precisas de meias.

Num segundo, não é? Pois, é como eu disse. Pode acontecer tudo e não acontecer nada. Depende. Depende de como escolheres olhar para o que acontece.

»»»

O objectivo da Sofia ao lançar este desafio a toda a gente que queira fazer parte, é fazer-nos escrever. Mas escrever de forma livre, criativa, sem regras, só para praticar, para nos divertirmos, para estimularmos a mente. Enfim, cada um terá os seus motivos e objetivos. Duas vezes por mês temos um tema e botamos texto da forma mais criativa que conseguirmos. Vamos a isso?