herdade da rocha

A Herdade da Rocha fica no Crato, em pleno Alentejo refundido. Há muito tempo que não publicava um sítio onde passar um fim-de-semana (ou férias) muito por causa também das circunstâncias-de-2020-que-todos-nós-sabemos. Mas eis que chegou Setembro e com as devidas precauções fomos passar o fim-de-semana fora. Festa!

Escolhemos a Herdade da Rocha Boutique Lodge por acharmos que ia ser um sítio calmo e bonito. Acimo de tudo era isso que eu queria. Já que não podia ter as noites loucas do Algarve que tivesse um sítio agradável para passar o dia.

Fomos na sexta-feira à noite e lembramo-nos (qual mentes iluminadas) de perguntar via telefone se era preciso fazer marcação do jantar. Não temos ido a hoteís, mas tínhamos conhecimento de que a parte de refeições podia ser condicionada para haver o recomendado distanciamento social. Muito simpáticos, os senhores da Herdade da Rocha enviaram-nos prontamente a ementa por whatsapp e logo de manhã já tinhamos o jantar escolhido.

Chegada à Herdade da Rocha

Após o trabalho partimos para duas horas de viagem. Quando chegamos já a nossa mesa estava pronta na esplanada para gozar uma noite de verão como cá em Lisboa ainda não tinha sentido este verão. Comemos carne maturada e salmão com arroz de banana (óptimo!) com o vinho da herdade a acompanhar. Fomos super bem acolhidos pelos profissionais e achamos logo que iam ser dois dias bem passados.

Chegados ao quarto escolhemos o pequeno-almoço (que estava incluido) na esplanda, embora também fosse possível de ser entregue no quarto, tinha uma varanda bem bonita, teria sido muito boa escolha também!

Eu pensei que o meu sábado e domingo iam ser passados na piscina a ler. Que no fundo era tudo o que queria! Mas no quarto tinhamos um mapa da herdade e percebemos que havia muita coisa a conhecer.

Sábado na herdade

Depois do pequeno-almoço apanhei o meu desejado sol na piscina e dei um avanço razoável no meu livro. O chefe sugeriu almoçar um sopa e uma tosta e foi mesmo o que fizemos. Sempre que íamos comer uma refeição aproveitavamos e marcavamos logo a outra. Só assim eles conseguiam fazer a comida no momento e garantir lugar com mesas de distanciamento, Achei que estava muito bem organizado. Nunca me senti desconfortável. E gostei imenso da ementa.

Da parte da tarde fomos então conhecer o espaço onde estavamos. É um quinta com imenso espaço de vinha onde este mês estava a acontecer a vindima. Visitamos a adega e conhecemos o processo de fabrico do vinho. Conhecemos o espaço envolvente, o retiro da paz, a área de golfe, o passadiço e ainda vimos os veados que por lá habitam. A Herdade disponibiliza zona de piquenique, que pode ser marcado, e ainda bicicletas para passear lá dentro.

Herdade da Rocha – adega
Vinha
Veados na Herdade da Rocha
Passadiço
Retiro da paz

Posto isto, não posso deixar de aconselhar que visitem a Herdade da Rocha para desfrutarem de uns dias descansados no Alentejo. Somos absolutamente bem tratados por pessoas simpáticas e muito acolhedoras que trabalham num local que adoram e isso faz-se notar. Além disso é uma envolvente bastante calma e bonita e o interior muito bem cuidado e inspirador.

Já conhecem a Herdade da Rocha no Crato? Ficaram com curiosidade? Têm outros sítios do género para recomendar?