O que ensina o livro “Isto é Marketing” de Seth Godin
Este ano ainda não tinha lido nenhum livro “técnico” do princípio ao fim e de seguida. Não sei como lêem estes livros. Eu gosto de os ler com um papel e uma caneta para ir tirando notas como se estivesse a estudar de vez. O livro de Seth Godin li do principio ao fim como se fosse um livro dito normal e fui tirando notas no telemóvel para não me esquecer de algumas ideais. Então afinal o que ensina o livro “Isto é Marketing” de Seth Godin?
A primeira lição ou a primeira ideia vá é que tudo é marketing. Portanto, eu li porque recentemente me mudei para esta área profissionalmente mas porque também tenho tido um crescente interesse pessoal para a minha criação de conteúdos nas redes sociais e aqui. O que é bom assim junta-se o útil ao agradável como se costuma dizer. Mas isto para dizer que mesmo quem não é da área, tendo interesse pode perfeitamente ler.
Talvez alguns capítulos sejam mais específicos e virados para questões mais técnicas ou particulares como clientes e conversões, mas no geral a ideia é que tudo o que fazemos é marketing.
O que ensina o livro “Isto é Marketing” de Seth Godin?
- Marketing não é publicidade e não é hoje o que era ontem.
- Marketing existe para ser uma solução de um problema de alguém. E opera uma mudança.
- Existem várias narrativas para diferentes pessoas. E o que é bom para uns não é bom para outros.
- “É mais fácil fazer produtos para o cliente que quer servir do que encontrar clientes para os seus produtos e serviços.”
- Com o marketing contamos histórias, estabelecemos relações e criamos experiências.
- Marketing é empatia. Esta aqui é muito importante.
- Às vezes enquanto consumidores temos mais desejos do que necessidades. Já pensaram nisto?
- A estratégia é uma coisa. A tática é meio para atingir a estratégia. A estratégia até pode ser partilhada porque o segredo é a tática para lá chegar. Adorei esta parte.
- “Se não nos ensinarem que é possível andar para a frente, o medo irá paralisar-nos. Quando vislumbramos uma solução, a tensão pode ser a ferramenta que nos faz mover. Os profissionais de marketing eficazes têm a coragem de criar tensão“.
- “Os preços baixos são o último refúgio de um profissional de marketing que esgotou as ideias generosas“
- “O objetivo não é maximizar os seus números em termos de redes sociais. O objetivo é ser conhecido pelo menor público viável.“
- “Pode produzir o melhor servindo as pessoas a quem dirige o seu marketing. Fazendo-as passar de clientes a alunos. Ganhando adesão. Conectando. Passo a passo. Gota a gota“
Tudo é marketing, em resumo.
O que ensina o livro “Isto é marketing” é um pouco a sermos empaticos, a conectar e a prestar atenção à nossa audiência sabendo que cada caso é um caso. Podemos ser responsáveis por operar mudanças significativas se conhecermos esses casos e se atuarmos de acordo com a nossa essência com responsabilidade.
Gostei muito da forma como este livro aborda as grandes questões do marketing numa perspectiva menos técnica e mais narrativa com exemplos e alguns case studies.
Se já leram deixem-me a vossa opinião e se não leram digam-me se deixei alguma curiosidade. Retirei algumas expressões e ideias do livro mas não considero que sejam spoilers até porque não estamos perante uma história cujo fim não pode ser revelado.
Este é o meu link de afiliado na wook. Vocês não gastam nada e a mim ajudam-me! É só clicar aqui e depois fazer as vossas compras normalmente. Obrigada.
Ana Rita Cortez
Hello 🙂 Que boa sugestão esta. Confesso que fiquei com o bichinho e vou comprar a versão ebook.
Depois partilho contigo. Beijinho
Green
Muito interessante, sem dúvida.