livro isto é marketing

Este ano ainda não tinha lido nenhum livro “técnico” do princípio ao fim e de seguida. Não sei como lêem estes livros. Eu gosto de os ler com um papel e uma caneta para ir tirando notas como se estivesse a estudar de vez. O livro de Seth Godin li do principio ao fim como se fosse um livro dito normal e fui tirando notas no telemóvel para não me esquecer de algumas ideais. Então afinal o que ensina o livro “Isto é Marketing” de Seth Godin?

A primeira lição ou a primeira ideia vá é que tudo é marketing. Portanto, eu li porque recentemente me mudei para esta área profissionalmente mas porque também tenho tido um crescente interesse pessoal para a minha criação de conteúdos nas redes sociais e aqui. O que é bom assim junta-se o útil ao agradável como se costuma dizer. Mas isto para dizer que mesmo quem não é da área, tendo interesse pode perfeitamente ler.

Talvez alguns capítulos sejam mais específicos e virados para questões mais técnicas ou particulares como clientes e conversões, mas no geral a ideia é que tudo o que fazemos é marketing.

O que ensina o livro “Isto é Marketing” de Seth Godin?

  • Marketing não é publicidade e não é hoje o que era ontem. 
  • Marketing existe para ser uma solução de um problema de alguém. E opera uma mudança
  • Existem várias narrativas para diferentes pessoas. E o que é bom para uns não é bom para outros.
  • É mais fácil fazer produtos para o cliente que quer servir do que encontrar clientes para os seus produtos e serviços.”
  • Com o marketing contamos histórias, estabelecemos relações e criamos experiências.
  • Marketing é empatia. Esta aqui é muito importante.
  • Às vezes enquanto consumidores temos mais desejos do que necessidades. Já pensaram nisto?
  • A estratégia é uma coisa. A tática é meio para atingir a estratégia. A estratégia até pode ser partilhada porque o segredo é a tática para lá chegar. Adorei esta parte.
  • Se não nos ensinarem que é possível andar para a frente, o medo irá paralisar-nos. Quando vislumbramos uma solução, a tensão pode ser a ferramenta que nos faz mover. Os profissionais de marketing eficazes têm a coragem de criar tensão“.
  • Os preços baixos são o último refúgio de um profissional de marketing que esgotou as ideias generosas
  • O objetivo não é maximizar os seus números em termos de redes sociais. O objetivo é ser conhecido pelo menor público viável.
  • Pode produzir o melhor servindo as pessoas a quem dirige o seu marketing. Fazendo-as passar de clientes a alunos. Ganhando adesão. Conectando. Passo a passo. Gota a gota

Tudo é marketing, em resumo.

O que ensina o livro “Isto é marketing” é um pouco a sermos empaticos, a conectar e a prestar atenção à nossa audiência sabendo que cada caso é um caso. Podemos ser responsáveis por operar mudanças significativas se conhecermos esses casos e se atuarmos de acordo com a nossa essência com responsabilidade.

Gostei muito da forma como este livro aborda as grandes questões do marketing numa perspectiva menos técnica e mais narrativa com exemplos e alguns case studies.

Se já leram deixem-me a vossa opinião e se não leram digam-me se deixei alguma curiosidade. Retirei algumas expressões e ideias do livro mas não considero que sejam spoilers até porque não estamos perante uma história cujo fim não pode ser revelado.

WOOK - www.wook.pt

Este é o meu link de afiliado na wook. Vocês não gastam nada e a mim ajudam-me! É só clicar aqui e depois fazer as vossas compras normalmente. Obrigada.