Ler em E-book: vantagens e desvantagens

Antes de começar este texto (mas já começando) quero dizer que sou team papel em quase tudo e na leitura não é excepção. A mim quem me tira um livro físico tira-me tudo. Mas decidi, ainda assim, apostar ler em e-book e já posso falar da minha experiência, que a pessoa também não quer morrer burra, como se costuma dizer.
Depois, e ainda antes de ir direita ao tema, queria dizer que ler é vida! É entretenimento, conhecimento, cultura, sabedoria, viagem, enfim, vocês entendem a ideia. Independentement da forma que forma, interessa é ler. Sem pressões.
Quando leio em e-book?
A primeira vez que me propus ler em e-book foi em viagem. Tinha uma mala pequena e sabia que ia ler muito, então levei só um livro físico, versão de bolso e depois optei por ter um calhamaço no telemóvel para não ter de o carregar mas sobretudo para não o estragar (Sim, sou a maluca que não gosta de livros com pontas enroladas ou lombadas partidas e sim, eu leio no telemóvel e não me faz confusão. O ecrã é suficiente para mim. Não tenho nenhum dispositivo próprio para o efeito).
Mais tarde utilizei muito a leitura em ebook para ler durante as horas de almoço no refeitório sem que ninguém soubesse. Quem passasse iria sempre pensar que eu estaria apenas ao telemóvel a ver vídeos ou a fazer scroll numa rede social. Não que isso me incomodasse, só achava piada e digamos que era prático não estar a segurar um livro enquanto segurava também no garfo e na faco, de frente para a minha marmita.
Mais recentemente adquiri toda a saga Bridgerton em ebook. Primeiro fiquei fascinada com a série e depois procurei os livros. Verifiquei que as capas eram super feias e iria gastar praticamente duzentos euros na coleção completa. Então decidi arriscar ler esta saga no telemóvel já que cada livro tinha um preço entre 2 e 4 euros.
Vou sempre preferir livros fisícos a ler e-book, mas haverá excepções
Continuo e sei que sempre continuarei a preferir livros físicos, mesmo que custem mais dinheiro. Sempre que me derem a escolher preferirei ler um livro no qual posso sentir as folhas. Além disso dá-me muito orgulho construir a minha estante e acumular livros uns em cima dos outros para ler um dia. Sinto-me muio melhor a ler livros enquanto lhes posso tocar. Mas comprarei e vou ler em e-book em situações muito especificas, tais como estas que acabei de vos mencionar. Portanto, ler em e-book nunca será a minha regra, mas sim a minha bonita excepção.
Vantagens de ler em e-books:
- Leve para levar em viagens de avião ou levar na mala
- Não se estragam dentro das malas (perfect)
- Bom para quando a estante já está a ficar torta com o peso ou quando não há mais espaço para colocar livros novos
- Muito mais baratos
- Como leio no telemóvel, tenho sempre um livro disponível em qualquer lugar ou situação
- Tenho a leve sensação de que leio mais rápido
Desvantagens de ler em e-books:
- Não tem o cheiro característico dos livros
- Não tem a sensação de passar as páginas, ver o quanto já se leu ou quanto falta para o fim, que é o que acho mais estranho e me faz mais confusão. O livro acaba e eu nem dou conta que já estava a chegar ao fim.
- Não proporciona uma estante bonita (e o sentimento de colecionar, empilhar, procurar um livro)
- Pode fazer mais confusão aos olhos se o dispositivo não for o mais apropriado
- A luz impede de ler ou pode não ser a melhor quando está muito sol em esplanadas ou na praia
- Não consigo tirar fotos bonitas. Eu acho que o objecto livro combina com decoração e fotografia (chamem-me louca)
E vocês qual preferem? Ler em e-book ou livro físico? Qual é a vossa experiência de leitura e que vantagens e desvantagens acrescentariam ou vos incomodam mais?
Se quiserem comprar algum livro usando o meu link de afiliado na wook basta carregar aqui e fazer as compras normalmente. Não tem custa para vocês, só benefício para mim. Obrigada
Green
Consigo entender as vantagens, mas para mim não há nada como o papel.