ler em e-book

Antes de começar este texto (mas já começando) quero dizer que sou team papel em quase tudo e na leitura não é excepção. A mim quem me tira um livro físico tira-me tudo. Mas decidi, ainda assim, apostar ler em e-book e já posso falar da minha experiência, que a pessoa também não quer morrer burra, como se costuma dizer.

Depois, e ainda antes de ir direita ao tema, queria dizer que ler é vida! É entretenimento, conhecimento, cultura, sabedoria, viagem, enfim, vocês entendem a ideia. Independentement da forma que forma, interessa é ler. Sem pressões.

Quando leio em e-book?

A primeira vez que me propus ler em e-book foi em viagem. Tinha uma mala pequena e sabia que ia ler muito, então levei só um livro físico, versão de bolso e depois optei por ter um calhamaço no telemóvel para não ter de o carregar mas sobretudo para não o estragar (Sim, sou a maluca que não gosta de livros com pontas enroladas ou lombadas partidas e sim, eu leio no telemóvel e não me faz confusão. O ecrã é suficiente para mim. Não tenho nenhum dispositivo próprio para o efeito).

Mais tarde utilizei muito a leitura em ebook para ler durante as horas de almoço no refeitório sem que ninguém soubesse. Quem passasse iria sempre pensar que eu estaria apenas ao telemóvel a ver vídeos ou a fazer scroll numa rede social. Não que isso me incomodasse, só achava piada e digamos que era prático não estar a segurar um livro enquanto segurava também no garfo e na faco, de frente para a minha marmita.

Mais recentemente adquiri toda a saga Bridgerton em ebook. Primeiro fiquei fascinada com a série e depois procurei os livros. Verifiquei que as capas eram super feias e iria gastar praticamente duzentos euros na coleção completa. Então decidi arriscar ler esta saga no telemóvel já que cada livro tinha um preço entre 2 e 4 euros.

Vou sempre preferir livros fisícos a ler e-book, mas haverá excepções

Continuo e sei que sempre continuarei a preferir livros físicos, mesmo que custem mais dinheiro. Sempre que me derem a escolher preferirei ler um livro no qual posso sentir as folhas. Além disso dá-me muito orgulho construir a minha estante e acumular livros uns em cima dos outros para ler um dia. Sinto-me muio melhor a ler livros enquanto lhes posso tocar. Mas comprarei e vou ler em e-book em situações muito especificas, tais como estas que acabei de vos mencionar. Portanto, ler em e-book nunca será a minha regra, mas sim a minha bonita excepção.

Vantagens de ler em e-books:

  1. Leve para levar em viagens de avião ou levar na mala
  2. Não se estragam dentro das malas (perfect)
  3. Bom para quando a estante já está a ficar torta com o peso ou quando não há mais espaço para colocar livros novos
  4. Muito mais baratos
  5. Como leio no telemóvel, tenho sempre um livro disponível em qualquer lugar ou situação
  6. Tenho a leve sensação de que leio mais rápido

Desvantagens de ler em e-books:

  1. Não tem o cheiro característico dos livros
  2. Não tem a sensação de passar as páginas, ver o quanto já se leu ou quanto falta para o fim, que é o que acho mais estranho e me faz mais confusão. O livro acaba e eu nem dou conta que já estava a chegar ao fim.
  3. Não proporciona uma estante bonita (e o sentimento de colecionar, empilhar, procurar um livro)
  4. Pode fazer mais confusão aos olhos se o dispositivo não for o mais apropriado
  5. A luz impede de ler ou pode não ser a melhor quando está muito sol em esplanadas ou na praia
  6. Não consigo tirar fotos bonitas. Eu acho que o objecto livro combina com decoração e fotografia (chamem-me louca)

E vocês qual preferem? Ler em e-book ou livro físico? Qual é a vossa experiência de leitura e que vantagens e desvantagens acrescentariam ou vos incomodam mais?

 

Se quiserem comprar algum livro usando o meu link de afiliado na wook basta carregar aqui e fazer as compras normalmente. Não tem custa para vocês, só benefício para mim. Obrigada