tsundoku

Conheci o termo “Tsundoku” numa newsletter da Rituals. Que é, assim sem mais demoras, o vício de comprar livros. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas adorei encontrar uma das minhas temáticas preferidas num conteúdo no qual não estava à espera. Ainda passei a gostar mais da marca. É assim que se faz!

O que é o tsundoku?

Tsundoku é um termo japonês para designar o acto de comprar livros no sentido de os acumular sem ler ou guardar para ler mais tarde. Eu decididamente sou viciada em comprar livros. A única parte desta prática que não combina comigo é que de facto eu leio-os mais cedo ou mais tarde.

Pode acontecer comprar livros e não os ler pela mesma ordem de compra, o que significa que vou acumulando e lendo os que compro mais recentemente, em vez de ler os que tenho à mais tempo. Mas em todo caso eu vou acabar por lê-los a todos. Quando compro livros o objetivo é ler e não empilha-los na estante. Aliás uma das minhas principais desculpas para comprar mais um, quando por exemplo vejo um desconto, é que de facto o livro não se vai estragar, porque efetivamente eu vou lê-lo, se não hoje, amanhã.

Tenho o vício de comprar livros porque gosto de ter escolha na minha estante. Gosto de decidir o que vou ler e não ser obrigada a ler o único que ali está. Ou pior. não ter nenhum. Estão a ver quando a Hermione diz ao Harry e ao Ron para se porem finos senão ainda falecem ou pior podem ser expulsos? É mais ou menos isso! Não ter nenhum livro para ler a seguir para mim equivale a acabar o papel higiénico, estão a ver? Seria um drama! Se há coisa que me deixa feliz é terminar um livro e poder ter vários à disposição para escolher como o livro seguinte, como se fosse à livraria. Só que cá em casa. Mais ou menos à semelhança de escolher a roupa de manhã. É fixe ter várias para decidir.

Já conheciam o termo Tsundoku?