Blogging for a cause: evento solidário

Blogging for a cause: evento solidário

O Blogging for a cause nasceu há uns cinco meses. Era só uma ideia, um projecto, um sonho. No dia 25 de Novembro concretizou-se. E provou que os sonhos são possíveis de acontecer, sim. E isto é uma mensagem incrível de final de ano e uma aprendizagem muito importante. Eu nem sempre senti isto que vou dizer, mas se acreditarmos e trabalharmos muito numa coisa, sim, ela pode acontecer.

O que é o Blogging for a cause e o que conseguimos?

É um evento solidário totalmente pensado por cinco bloggers que acreditam que o mundo dos blogs é feito de partilha. Genuína e verdadeira. Acreditamos que os blogs podem ser mais do que têm sido até agora. E que a influência digital pode ter muitas vertentes. Nós queremos estar ligada a uma influência mais construtiva. Queremos revolucionar um bocadinho também. Gostaríamos que os blogs tivessem um espaço mais interventivo na sociedade.

Exclusivamente com a venda dos bilhetes conseguimos 3085 euros que foram distribuidos de igual forma pela Uppa, Rede, Make a Wish, Alzheimer Portugal e Fundação Laço. Este evento foi pensado para ser feito de forma pro-bono e portanto foi montado sem gastar dinheiro. O espaço foi cedido. O lanche foi oferecido bem como os snaks, águas, chás e o serviço e fotografia. As oradoras ofereceram o seu tempo e conhecimento. E cada associação esteve presente connosco nesse dia a explicar o seu raio de ação e já todas receberam os 617 euros correspondentes.

Resumindo a diferença e a essência do Blogging for a cause está aqui:

  • somos cinco organizadoras com ideais diferentes e como tal cada uma de nós escolheu uma associação com que se identifica. Assim, conseguimos chegar a mais áreas de intervenção. Porque todas as causas são importantes.
  • Não gastamos dinheiro com a organização e doamos na totalidade o dinheiro angariado com a venda dos bilhetes.

blogging for a cause

Como nasceu e porque fiz parte de um evento solidário?

O Blogging for a cause era uma ideia a marinar na cabeça da Vânia, do Lolly Taste. Como ela já contou, era uma coisa que queria muito fazer mas faltava-lhe encontrar o momento ideal. E isto representa um bocado as coisas às quais eu não ligava mas comecei a prestar atenção este ano. As coisas precisam de um tempo e lugar certos para acontecer. A Vânia mostrou-me isso quando nos falou desta ideia, à volta de uma mesa bonita, enquanto falávamos do projecto Páginas Salteadas, que desenvolvemos em conjunto nos blogs.

Na verdade não aceitei fazer parte, ninguém aceitou. Já lá estávamos. A Vânia não nos convidou, ela inseriu-nos na sua própria ideia. E essa confiança valeu ouro para mim. Sempre quis criar alguma coisa, de raiz mesmo, em que eu pudesse dar o meu contributo e fazer acontecer. Não sabia que sabia montar toda a estrutura de um evento, falar com  pessoas, lidar com o feedback. Não sabia muita coisa sobre mim e agora já sei.

Blogging for a cause lolly taste e andreia moita blog

Como foram os dias anteriores ao Blogging for a cause?

Nos dias anteriores houve muito trabalho. Convém realçar que além de montar o evento todas nós tínhamos os nossos próprios trabalhos de oito horas, os nossos blogs, as nossas famílias e amigos e toda uma vida a acontecer. Não queria com isto estar a vangloriar o nosso trabalho, mas caramba, porque não?! Fomos um bocadinho super mulheres, sim.

Conversávamos muito durante o dia. Construímos um site com informações sobre o evento. Fizemos uma página no facebook que íamos alimentando. Respondíamos a dúvidas das pessoas. Fizemos muitos contactos telefónicos e presenciais. Visitamos o local do evento, fomos buscar algumas ofertas das marcas, fizemos os sacos de ofertas e os identificadores e diplomas.

Como foi o dia do evento?

No dia do evento chegámos cedo. Organizamos todo os espaço do Wip Lisboa que nos foi gentilmente cedido. Um obrigada especial à Lígia que esteve sempre connosco. Só um pouco antes da chegada dos participantes nos lembrarmos de almoçar. Estava mesmo a acontecer. Acho que não estava nervosa. Uns dias antes até estive. Achei que ia acontecer alguma coisa. Mas depois passou.

As pessoas começaram a chegar e a ambientar-se ao espaço, a escolher o seu lugar e percebi que a aventura ia começar nesse momento. Nunca tinha estado deste outro lado da cortina, a assistir às coisas pela metade, a ver se era preciso alguma coisa, a perguntar se estava tudo a correr bem. E soube-me mesmo muito bem ver os sorrisos de aprovação.

Blogging for a cause Wip Lisboa

Blogging for a cause Wip Lisboa decoração

Blogging for a cause Wip Lisboa decoração e parceiros

Blogging for a cause Joan Of July

Blogging for a cause às cavalitas do vento

Blogging for a cause Helena Magalhães

Agradecimento aos parceiros e à melhor voluntária

Quando chegámos à conclusão que queríamos um evento intimista com poucos lugares sabíamos que queríamos oferecer um lanche e algo para petiscar entre workshops. Devo dizer que todas as marcas que contactamos nos disseram que sim imediatamente.

Começo por agradecer ao Wip Lisboa pela cedência do espaço. Achamos que tinha boas vibrações e sentimos ser a nossa cara. Obrigada pela total liberdade que nos deram para o tornar à nossa medida nesse dia.

Obrigada à Modern Foodies por ter cedido na totalidade o lanche, com maravilhosas empadas, húmus, bolinhas energéticas e o melhor pão de banana que eu já provei. Mas também a toda a simpatia e profissionalismo que senti da parte da Joana desde o sim imediato até ao dia do evento onde preparou tudo.

Blogging for a cause e empadas da Modern Foodies

Blogging for a cause e humos da modern foodies

Blogging for a cause e Joana Dâmaso da Modern Foodies

Obrigada à Luso por se associar a nós, à Iswari pelos snacks e chocolates, à So natural pelos sumos, à Fruut pela fruta desidratada, ao celeiro pelos presentes para os participantes e pelos chás que nos aqueceram naquele dia de chuva. Obrigada à Nuts for paper e à rituals por ter oferecido um miminho e à Canon por disponibilizar uma câmara para as fotos serem incríveis.

Blogging for a cause e água do luso

blogging for a cause e os parceiros luso e so natural

Blogging for a cause e fruut

blogging for a cause sumos so natural

Blogging for a cause e os parceiros rituals

Blogging for a cause e iswari

blogging for a cause e as ofertas dos produtos do celeiro

Caderno da nuts for paper para o blogging for a cause

E por falar em fotos. Elas não seriam perfeitas se não fossem tiradas pela equipa com mais boa onda. Escolhemos a Susana e a Margarida da Bless womam para captarem os melhores momentos deste nosso Blogging for a cause porque sabíamos que só elas teriam a sensibilidade necessária para perceberem com o coração aquilo que se ia passar ali.

Team fotografia do evento blogging for a cause

Bless woman a fotografar o Blogging for a cause

Bless woman a fotografar o Blogging for a cause

E não posso falar de parceiros sem falar da voluntária mais criativa que podíamos ter tido. A Margarida Aires disponibilizou o seu tempo para nos ajudar a organizar tudo no dia. E foi realmente encantador ver a forma dedicada e imparável com que trabalhou naquele dia. Sempre disponível para encontrar soluções e focada para que tudo corresse bem. O Blogging for a cause naquele dia foi um bocadinho dela também.

Voluntária do blogging for a cause Margarida Aires

Rafaelos saudáveis no evento blogging for a cause

O melhor que cada oradora me ensinou?

As oradoras que escolhemos disseram que sim sem pestanejar. Todas! Caramba, era a primeira edição de um projecto. Ninguém sabia se ia correr bem ou mal. E elas disseram que sim. Aceitaram doar o seu tempo e conhecimento e entrar no barco connosco. Quando delineamos o programa tudo fazia sentido na nossa cabeça e naquele dia resultou numa sintonia perfeita entre nós e entre as oradoras. Começamos com um workshop de “Meditação”, com a Rute Caldeira. De seguida aprendemos “Receitas saudáveis para o natal” com a Vânia do Made by Choices. A seguir a um lanche conversamos sobre “Recomeços” com a Sofia do Às nove no meu blog e terminamos na perfeição com uma talk sobre “Empreendedorismo” com a Jaqueline Silva.

Eu não sou uma pessoa do ioga nem da meditação, já o disse várias vezes. Mas consigo reconhecer e perceber por que é que ambas as coisas movem tanta gente. Apesar de eu não praticar vejo a energia da Rute Caldeira e gosto dela de modo intuitivo. Há uma calma nela, uma aura positiva, qualquer coisa de genuíno e verdadeiro que até uma céptica como eu consegue ver. Obrigada Rute por tornares qualquer sítio onde estejas mais equilibrado.

Rute Caldeira e a meditação do evento Blogging for a cause

Rute Caldeira e a meditação no evento blogging for a cause

A Vânia Ribeiro deu um workshop sobre cozinha saudável para o Natal. É uma época de excessos todos sabemos. Mas ela provou que podemos ter os doces todos do natal mas feitos de outra maneira. É importante que cada um viva a época da forma que se sentir melhor. Uma das receitas que ela preparou e fez arregalar os olhos da plateia já está disponível no blog dela, descubram qual é. Obrigada Vânia pelos valores alimentares que nos passaste.

Vânia Ribeiro do Made by Choices no evento Blogging for a cause

Preparação de comida saudável por Vânia Ribeiro do Made by Choices no evento Blogging for a causeConfesso que a única talk que consegui seguir do princípio ao fim foi a da Sofia Castro Fernandes, que escreveu este texto sobre o evento. Fiquei absolutamente surpreendida e rendida à sua capacidade de comunicação e ao seu sentido de humor, ambos aliados a uma mensagem super importante de conhecimento sobre nós próprios. Obrigada Sofia, por nós ajudares a silenciar as vozes que nos dizem que não somos capazes.

Sofia Castro Fernandes do Às nove no meu Blog no evento Blogging for a cause

Terminámos com chave de ouro. Adorei conhecer a Jaqueline. Tem uma assertividade avassaladora e passou uma imagem forte de como devemos agir para construir o nosso próprio negócio e de como devemos traçar os nossos objectivos a curto e a longo prazo. Obrigada Jaqueline nos ensinares a ser mais corajosas quando se trata dos sonhos sonhos.Jaqueline Silva sobre empreendedorismo no evento Blogging for a cause

 O que quero dizer aos participantes?

Quero dizer que lhes agradeço do fundo do coração a confiança. Como disse era a primeira edição do Blogging for a cause. Nós não somos assim tão conhecidas. E estas pessoas acreditaram em nós e foram assistir a tudo o que preparamos sem experiência. Os bilhetes esgotaram três semanas antes do evento. Estavamos loucas!

Recebemos os maiores elogios naquele dia e nos seguintes. As pessoas gostaram, sentiram-se bem e felizes e isso é tudo o que podíamos desejar. Houve uma onda de solidariedade mas houve mais. Houve aprendizagem da parte de todos. Houve troca de conhecimentos e emoções. E isso é o melhor que poderíamos ter recebido em troca. O blogging for a cause só aconteceu porque vocês estiveram lá, esta é a verdade.

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

Participantes do evento solidário Blogging for a cause

agradecimento Às minhas companheiras de jornada.

Eu gostava de deixar claro que nós não somos amigas há vinte anos. Não nos conhecemos há uma vida. Eu conheci-as no Bloggers Camp, em Junho deste ano. Foi só há seis meses e parece que já vivemos tanto.O que eu lhes quero dizer é que não precisei de as conhecer há muito tempo para acreditar nelas. Em todas.

A credibilidade e paixão com que falam e fazem as coisas, a maneira como acreditam nos outros e nas suas capacidades, a vontade de criar, de fazer e de partilhar. A forma de falar e de agir. A maneira como querem mudar um bocadinho o mundo à sua volta. O espírito empreendedor. A transparência delas. É tudo isto que lhes quero agradecer. E por confiarem em mim. E por, de uma maneira ou de outra, me terem feito saber que vale a pena acreditar, que a trabalhar chegamos onde nos propomos e que os blogs são as pessoas e partilha entre elas.

Organizadoras do evento solidário Blogging for a cause

Organizadoras do evento solidário Blogging for a causeCada uma de nós deu o melhor de si

A Catarina deu-nos a sua experiência em montar eventos, fazendo-nos ver o que ia e não ia resultar e a forma como devíamos comunicar, alertando-nos para possíveis problemas e formas de os resolver. Ela própria já disse aquilo que aprendeu com este evento solidário e se passarem no blog dela podem ver um pequeno vídeo.

Catarina do blog Joan of July e organizadora do Blogging for a cause

A Helena puxava as nossas cabeças à terra cada vez que pensávamos em ideias megalómanas. Alguém tinha que o fazer, que isto de sonhar é fácil e é grátis mas desvia-nos muitas vezes dos pontos essenciais e a Helena dava-nos esse foco.

Helena Magalhães organizadora do Blogging for a causeA Joana estava sempre disponível para todas as ocasiões e estava sempre a mandar ondas com boas vibrações e criatividade. No fundo isso faz parte dela e deu-nos um bocadinho dessa sua essência tão cativante e necessária. Foi com ela que estive num dia à noite a dar a entrevista para o podcast da Officinalis.

Joana Clara do blog às cavalitas do vento e organizadora do blogging for a causeA Vânia esteve sempre ansiosa e as suas reações efusivas a cada “sim” que chegava eram balões de positividade. A felicidade dela era notória em cada conversa e isso contribuiu muito para o avançar do projecto. Quando as coisas andam mais lentamente era ela que levantava o astral da equipa.

Vânia Duarte do blog Lolly Taste e organizadora do Blogging for a cause

Obrigada miúdas. O Blogging for a cause aconteceu mesmo e somos uma equipa. A amizade e a partilha é o melhor que os blogs nos têm dado.

 

6 Comentários

  • vania duarte
    13 Dezembro, 2017 14:35

    confesso que me arrepiei a ler este teu post babe <3 Que orgulho termos construído isto. um grande beijinho.

  • As coisas dela
    13 Dezembro, 2017 17:52

    Muitos parabéns pela iniciativa e pela concretização de um evento destes, deviam haver mais pessoas no mundo a pensar assim. Beijinhos*

    • Andreia Moita
      27 Dezembro, 2017 8:41

      Muito obrigada. Bjs

  • Green
    16 Dezembro, 2017 15:56

    Ficou tudo tão giro 🙂

  • Catarina Gralha
    19 Dezembro, 2017 16:00

    Fiquei muito contente de ter conseguido participar nesse dia! Organizaram um evento muito bonito, e são a prova de que, com alguma dedicação e a equipa certa, tudo é possível! Venham mais coisas destes, que o mundo precisa 😉

    • Andreia Moita
      27 Dezembro, 2017 8:40

      Obrigada Catarina. E este evento, além de tudo o que significa ainda nos deu a conhecer pessoas que seguimos aqui pelos blogs, como foi o teu caso! Gostei muito de te conhecer. Bjs e tem um 2018 feliz!

Deixe uma resposta