Sete dias | Sugestões de pequeno-almoço

Sete dias | Sugestões de pequeno-almoço

Diz-se que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Mas para além desta frase ouvida repetidamente é também a refeição preferida de muita gente. Ironia ou não, é aquela que menos tempo temos para preparar e desfrutar. Por isso reuni os meus preferidos e trago-vos sete sugestões de pequeno-almoço para a semana toda.

Eu sei que nem sempre temos tempo para preparar um pequeno-almoço digno daqueles que aparecem nas mesas das novelas (e que aqueles parvos nem sequer comem). Mas há coisas práticas que costumo fazer, algumas preparadas na hora, outras feitas no dia anterior para poupar tempo de manhã e que ficam maravilhosas na mesma.

Devíamos mesmo incluir um ritual de pequeno-almoço na nossa vida. Noto que quando tenho tempo de o preparar fico mais bem disposta de manhã do que nos dias em que bebo um leite já com o pé fora da porta.

Sete dias, sete sugestões de pequeno-almoço:

Não vou falar de estrelitas ou chocapic com leite, apesar de serem coisas rápidas de fazer e de vez em quando podem crer que como. Mas isso são os dias excepcionais. Não é o que faço habitualmente. Como muito mais vezes panquecas de aveia do que cereais destes. Por isso hoje dar sugestões de pequenos-almoços um bocadinho mais divertidos, mais saborosos e sobretudo mais saudáveis e que dão mais gozo de fazer e de comer.

Não está aqui em causa o valor nutricional dos alimentos. Apesar de começar a ler bastante sobre o assunto e me interessar, não tenho conhecimentos suficientes nem profissionais para falar disso. Por isso vou fazer uma espécie de “o que é que eu como ao pequeno almoço durante uma semana”.

O que acontece muitas vezes comigo é que quero diversificar no que como de manhã. E não tenho em casa todas as coisas que compõem um buffet de hotel, não é? Ou porque não comprei esta semana, ou porque acabou entretanto. Para não entrar naquele filme de “não há nada para comer” deixo aqui algumas sugestões de pequeno-almoço em que os ingredientes muitas vezes se repetem mas com combinações diferentes. Acabam por não ser só sete receitas, mas muitas mais.

Papas de aveia / Papas de millet

Fácil. Facílimo. Basta aquecer um pouco de leite com uma raspa de limão e um pau de canela. Juntar flocos de aveia. Quando estiver a ferver apagar o lume. Juntar a fruta que mais gostam ou que tenham à mão e um pouco de granola. Não há muita ciência nas quantidades. Façam as papas com mais ou menos leite de acordo com o modo como mais gostam delas (mais líquidas ou mais espessas).

Outra opção é juntar um ovo a esta mistura num tabuleiro e espalhar nele uns pedaços de maçã e levar ao forno. Podem ver a receita no site da Nit, que foi onde eu vi. Eu normalmente acho as papas de aveia parecidas com arroz doce. Mas esta variação, no forno, parece-me muito um crumble delicioso e óptimo para fazer à noite e comer na manhã seguinte.

Esta receita aprendi no livro “Equilíbrio” da nutricionista Mafalda Almeida do blog Love Eat. Basta fazerem o mesmo que diz na receita anterior mas trocar a aveia pelas bolinhas de millet. Depois numa frigideira à parte colocar fatias de pêra com nozes, sementes de girassol e mel e deixar lourar. Garanto que isto é um sabor super especial.

papas de millet

Panquecas de quinoa / de aveia / de amêndoa/ arroz (depende da farinha que usem)

Uma das coisas que mais gosto de preparar e dá perfeitamente para deixar feito para o dia seguinte que estão boas na mesma. A receita é a seguinte:

  • Uma banana e meia
  • Três ou quatro colheres de sopa da farinha que quiserem (quinoa ou aveia, ou amêndoa ou arroz)
  • 1 ovo
  • Canela
  • óleo de coco para untar a frigideira

Dia de folga

panquecas de amêndoa

 

Torrada de abacate

Ora haverá coisa mais fácil? Meter um torradinha do pão que mais gostarem na torradeira. Cortar um abacate maduro e esmagar com umas pingas de limão. (Gosto muito de juntar banana, mas secalhar é uma coisa minha e vocês não acham piada.) Depois barrar esta pequena maravilha em cima da torrada. (Recomendo também ovo mexido por cima e fica um pequeno almoço impecável.)

torrada de abacate

Granola com iogurte e fruta

Já fiz algumas variações de granola que depois costumo juntar como topping nas panquecas ou misturar no iogurte.  Normalmente gosto muito de fazer ao domingo. Entretenho-me bastante a preparar isto. A receita que mais gosto é a da Vânia, do Lolly Taste que vos convido a ver aqui. Divertam-se e sintam o cheiro maravilhoso que fica na cozinha.

Outra sugestão é adicionar a um iogurte natural  um pouco de açaí em pó e colocar esta mistura dentro de uma metade de papaia. Comia já um pedaço disto!

Creme de abacate com maçã e banana

Uma das minhas preferidas. Aprendi quando fui ao Brunch do Mundo. Juntar no liquidificador metade de um abacate, meia maçã e meia banana (para uma pessoa). Se tiverem dificuldade em que a fruta fique em creme por causa da potencia do liquidificador juntem um nadinha de leite ou água mesmo para ajudar o processo. Mas cuidado para não virar um sumo. A ideia é que fique um creme para comerem com a receita da granola acima.

Taça de açaí

Esta é fácil e pode ser acompanhada de granola também e fruta. É só colocarem no liquidificador açaí congelado, uma banana congelada também e leite frio (só o suficiente para facilitar a consistência de creme. Depois é só juntar a granola, mais uma vez, bagas goji e fruta a gosto.

Uma outra forma de fazer isto de maneira mais rápida de consumir é em forma de batido, para isso recomendo a banana (ou qualquer outra fruta que queiram) sem ser congelada, açaí em pó e uma quantidade de leite maior para ficar mais líquido.

Bolo de iogurte com mirtilos

Um bolo na caneca ou uns muffins também fazem parte das sugestões de pequeno-almoço. Podem ver mais algumas sugestões aqui em baixo nos posts relacionados que vos deixo.

Não há nada mais rápido do que chegar e cortar uma fatia. Aprendi esta receita num workshop que fiz com a Catarina Beato do blog Dias de uma princesa. Leva os seguintes ingredientes:

  • Uma caneca e meia de farinha de aveia
  • Meia caneca de iogurte simples (eu usei um syrk inteiro)
  • Um terço de caneca de mel
  • Uma colher de bicarbonato de sódio (eu não tinha e portanto não meti)
  • Três bananas
  • Uma colher de sopa de essência de baunilha (eu usei aroma)
  • Uma mão cheia de mirtilos

Podem ver a preparação neste neste post que fiz o ano passado.

Este post tem o propósito de vos dar algumas ideias de receitas para alegrar as vossas manhãs através de sugestões de pequeno-almoço. Acabam por ser um bocadinho mais do que sete ideias, porque muitas delas têm variações. Mas o truque é esse, variar com as mesmas coisas! Bons cozinhados e se tiverem dicas sobre outras refeições partilhem comigo.

 

3 Comentários

  • Joana Costa
    11 Setembro, 2018 1:03

    Vou agora para o segundo ano da faculdade e tenho de ver se começo a tomar o pequeno almoço… Nas férias adoro, mas no ano letivo, como estou fora de casa não tenho vontade nenhuma… Vou experimentar as panquecas e a tosta de abacate!
    Beijinhos
    Joana
    Curly Hair and Lipsticks

  • Green
    11 Setembro, 2018 13:00

    Gostei das tuas sugestões 🙂

  • Ana
    13 Setembro, 2018 22:16

    são todas ótimas sugestões mas gostei particularmente do bolo!
    beijinhos 🙂 https://ratsonthemoon.blogspot.com/

Deixe uma resposta