Fiz uma publicação no instagram sobre o pijamas. Sobre como eles têm que ser para mim. Sobre como me sinto com eles. Sobre o que significam. É um bocadinho estranho falar sobre pijamas como se fosse algo realmente importante na vida. Mas na verdade eles são. Tão importantes que o assunto veio de uma foto no instagram para uma publicação no blog.

Há uns tempos escrevi para o desafio 1+3 da Carolina, do Thirteen, que a minha peça de roupa preferida eram meias (e sim, eu adoro vesti-las, mas odeio dobrá-las) mas a verdade é que bem podia ter escrito sobre pijamas. Bem, é hoje.

Houve uma vez que fui para a rua de pijama. Era carnaval. Aproveitei para ir de pijama e pantufas para a escola. Foi hilariante, mas provavelmente o dia mais confortável de sempre. Mas ao mesmo tempo um pouco vulnerável. Porque era mostrar aos outros como somos dentro de casa.

Os pijamas para mim têm que ser a combinar.

Esqueçam aquela coisa de uma camisola larga com uns calções velhos. Isso para mim não dá. Nem sequer umas calças que não combinem com a parte e cima eu suporto. Eu tenho que me sentir confortável com um pijama e para isso ele tem que ser largo e bonito.

Gosto tanto de comprar pijamas como gosto de comprar outra roupa qualquer. A sensação de vestir um pijama novo para mim é igual a vestir um casaco pela primeira vez.

Prefiro vinte vezes vestir o pijama do que vestir roupa de andar em casa.

Tirar o pijama para mim é sofrer. Quer dizer que tenho que ir para a rua. Tirar o pijama de manhã é dor. Principalmente no Inverno. Mas mesmo no verão chateia-me. Porque eu sinto-me realmente bem de pijama. Sou a pessoa mais rápida deste mundo a entrar em casa e a vestir o pijama. É como me sinto mais à vontade.

Eu sou dessas que podia passar o dia todo de pijama e depois chegar à noite e vestir outro. Eu gosto tanto de andar de pijama em casa como de trocar de pijama para ir para cama. Estou sempre a querer vestir um novo.

O nosso pijama é como o nosso íntimo, poucas pessoas o conhecem.

A coisa agora ficou séria. Mas é verdade. Poucas pessoas nos vêem de pijama não é? Claro que isto é porque não vivemos com meio mundo dentro de nossa casa. Mas também é porque é uma coisa que vestimos quando estamos prontos para dormir. Para descansar e relaxar. É uma altura do dia em que estamos mais só connosco, mais vulneráveis, às tantas. E por isso poucas pessoas conhecem essa nossa forma de estar.

Qual é a vossa relação com o vosso pijama? Falar de pijamas faz algum sentido ou estou mesmo a delirar?