pessoas que não gostam de ler

Este texto é para pessoas que não gostam de ler. “Mas existem pessoas que não gostam de ler?” – Perguntam vocês, pessoas que gostam de ler. E eu respondo. É como no caso das bruxas. Eu não acredito, mas que há, há.

Escrevo este texto para pessoas que não gostam de ler não para lhes dizer o quão bonito é ler um livro. Se quiserem motivos para ler tenho outro texto aqui. LONGE DE MIM querer evangelizar pessoas que não gostam de ler. Pelo menos neste texto! Hoje escrevo mais para vos perguntar por que é que não leem? Não gostam? Não querem? Já experimentaram? Acham os livros chatos? Ou é talvez é porque sejam caros? Não têm tempo, é isso? (Imaginem-me a perguntar-vos isto super tranquila! – Mentira, imaginem-se na cadeira quente enquanto eu vos ameaço com um pau) 

Eu detesto sushi e muitas vezes dizem-me “prova este que este é que mesmo bom, tu só não gostas porque nunca provaste sushi a sério”. Só reviro os olhos!!! Mas eu não gosto na mesma e nem faço questão de gostar. Portanto, será que vocês também ainda não leram o livro certo mas também não fazem questão? Será isso?

Estou aqui numa tentativa claramente difícil de aceitar que “vocês” não leem. Mas no fundo, para dizer a verdade, estou naquele limbo do aceito mas não compreendo. Porque é muito difícil para todos os seres humanos compreender que os outros não gostem daquilo que nós gostamos. Ou não é? Quando gostamos de uma atividade queremos partilhá-la. E falar sobre ela! Mas pronto, eu posso não compreender pessoas que não leem tal como as pessoas não me percebem quando adormeço em filmes de ação!

Por que é que as pessoas não leem e o que é que eu tenho a ver com isso?

Olhem eu sei que não podemos gostar todos do mesmo.
Eu não gosto de ioga e aparentemente 61% dos portugueses não leu nenhum livro em 2020.

Cada vez que há uma noticia que tem que ver com a falta de interesse das pessoas pela cultura no geral, e pelos livros no particular, gera-se uma espécie de polémica. Já li que era por causa dos preços, que lá fora os livros são mais baratos. Já li que é porque não há estimulo da comunidade escolar que só nos manda ler clássicos desatualizados. Já li que há falta desse hábito em casa.

Eu acho que quando se fala de leitura soa sempre a uma coisa aborrecida. E quando se aborda o tema dos portugueses lerem pouco parece logo que isso traz consigo de alguma forma um peso de obrigatoriedade. Mesmo quando alguém coloca na sua lista de desejos de ano novo “ler mais” há uma pressão. E eu acho que é essa carga pesada que os livros têm que está errada. Nós, as pessoas que lemos, não vivemos debaixo de um cobertor e não passamos a vida a beber chá. Embora não fosse mau. Também vamos a festas e falamos com pessoas. A sério. Juro com o mindinho. 

Será que as pessoas que não gostam de ler leram este texto?

Eu não gosto de batata porque é mole. Eu não gosto de gente lenta porque me stressa. Queria só entender os motivos de quem não lê. Na boa! É legítimo não gostarem. e preferirem fazer outra atividade qualquer. Vá, agora a sério, vocês se não estão ao ler, estão a fazer o quê?!

Termino este texto para pessoas que não gostam de ler é que percebo que se calhar ele só vai ser lido por pessoas que gostam de ler. Talvez tenha cometido o erro pior de todos para as pessoas que não gostam de ler. Escrevi um texto gigante! Será que as pessoas que não gostam de ler só não gostam de livros ou também não leem blogs e revistas? Será que as pessoas que não gostam de ler leram a notícia sobre pessoas que não gostam de ler?