Chapters & Scenes | Anos 90  O rei leão

Chapters & Scenes | Anos 90 O rei leão

O Rei Leão é um filme de sucesso incontestável no mundo da Disney. Escolhi-o para este Chaptets & Scenes, que tem como tema um filme/livro dos anos 90, porque foi o primeiro filme que eu vi no cinema, devia ter uns sete anos.

Não consigo eleger um filme da disney para ser o meu preferido. Gosto muito do Aladino, da Pocahontas, da Pequena Sereia e do Rei Leão. Curiosamente nenhum destes tem o estilo da príncipes e princesas convencionais e isso já deve querer dizer alguma coisa. Mas não digo que não a ver vezes sem conta a Bela e o Monstro, a Bela Adormecida ou a Branca de Neve dos quais inclusivamente sei as falas de cor.

Escolhi o Rei Leão para este texto porque foi o primeiro que eu vi no cinema. O primeiro filme de sempre. Por isso já é um marco. Claro que depois o tive em cassetes, tal como a todos os outros, e vi-o inúmeras vezes. Mas marcou-me por vê-lo na tela grande.

Este filme é única e exclusivamente feito com animais não havendo nenhuma presença humana. Nem no primeiro nem no segundo, que é igualmente fascinante. Estes filmes parecem musicais, até. Adoro as músicas porque elas, além de mágicas ensinam-nos sobre sentimentos, ações e valores morais.

“Desde o dia em que ao mundo chegamos e abrimos os olhos ao sol, há mais pra ver,
mais que imaginar, mais que o tempo permitir. Há tantas coisas à espera e há locais que queremos desvendar. É o sol a brilhar, é o azul deste céu, que mantém este rio a fluir.
É o Ciclo sem fim, que nos guiará, e com emoção pela fé e o amor até encontrar o nosso caminho neste ciclo, neste ciclo sem fim.”

Cinco lições do filme O Rei Leão:

Os filmes de animação da Disney até podem ser feitos para crianças, mas eles contém mensagens importantes que talvez só venhamos a compreender quando somos adultos. É por isso que devemos rever estes filmes muitas vezes.

A família é o mais importante

Obviamente que os amigos também podem estar incluídos aqui, uma vez que os escolhemos para ser parte da nossa tribo. Mas a família nunca te abandonará. Em qualquer situação. E por mais errado que possas estar ou incorreto que tenhas sito, a família perdoará e seguirá em frente contigo.

O passado pode ter algo a dizer sobre o teu futuro

Numa conversa entre Simba e Rafiki, o leão diz que o passado ainda lhe dói. E o outro responde que o passado pode doer, mas de certeza que lhe ensinou alguma coisa. E por isso o passado não deve ser esquecido, pelo contrário ele deve ajudar-te a tomar melhores decisões no futuro.

Descontraí antes de qualquer coisa e hakuna matata

“Quem quiser comer a melhor carne venha cá, o meu amigo Pumba é a melhor carne que há”. Quando Simba, prestes a tornar-se o rei leão, precisa de uma manobra de distração para chegar perto de Scar para a batalha final, Timon pergunta-lhe se quer que ele se vista para o baile e dance o Hula. E é isso mesmo que faz. Talvez se dessemos um pézinho de samba, conforme eu sempre digo, antes de qualquer momento stressante, as coisas corressem melhor. Não devemos levar tudo tão a sério: Hakuna Matata.

 

Enfrenta os teus problemas

Mas…não ouçamos Timon e Pumba quando dizem para “virarmos as costas ao mundo”. Tudo bem que podemos conhecer novas pessoas, ver outros prismas, dormir uma boa noite de sono antes de resolver o que quer que seja. Foi isso que o Simba fez, quando fugiu para a selva para esquecer os problemas. Mas esse momento de fuga deve servir para crescer e nos virarmos de frente para enfrentar os problemas.

“Lembra-te quem és”

Provavelmente a mensagem mais importante de todo o filme é quando Mufasa aparece entre as nuvens para dizer isto a Simba. Embora possamos estar perdidos devemos lembrar-nos de onde vimos, quem somos e por que valores nos regemos. Assim de certeza que seremos verdadeiros e bastante mais corajosos.

4 Comentários

  • As coisas dela
    7 Fevereiro, 2018 18:17

    Que nostalgia e recordações tão boas que este filme me dá 🙂 Beijinhos*

    • Andreia Moita
      13 Fevereiro, 2018 15:26

      É óptimo recordar as coisas que nos fizeram felizes, assim somos felizes de novo! Este filme tem uma capacidade grande de nos trazer recordações. Beijinhos

  • Green
    8 Fevereiro, 2018 13:04

    Adoro esse filme, é sem dúvida um clássico, e adorei a forma como o descreveste aqui, fez-me recordar muita coisa. Tão bom 🙂

    • Andreia Moita
      13 Fevereiro, 2018 15:25

      A magia da Disney a fazer-nos pensar e recordar! Tão bom, ainda bem que gostaste. Beijinhos

Deixe uma resposta