Como criar uma varanda bonita
Na casa antiga tinha uma marquise fechada. O que podia ser fixe para estender a roupa, mas de resto era só chato. Agora, na casa nova, tenho varanda. E ela está na luta para ser a minha parte preferida da casa. Portanto decidi que, após as coisas essenciais arrumadas, tornar a varanda bonita ia ser o meu primeiro projecto.
Tiro sempre férias em Junho. Por coincidência é o primeiro mês na casa nova. As férias já terminaram mas o projecto foi concluído com sucesso. Queria fazer da varanda um espaço bonito e agradável. Tenho a sorte de ver a horta do “tio Manel” (nome que acabei de inventar) e o recanto verde onde ele deixa pastar as suas ovelhas. E eu vivo na cidade, mas esta parte da casa é virada para o campo. E isto é ter o melhor dos dois mundos. Adoro a sensação relaxante que me dá quando me sento lá e ouço só o campo. Conseguem imaginar este som?
Claro que para mim a varanda teria uma mesa para dez. Uma cama de rede. Um grelhador. Uma piscina e espreguiçadeiras. Mas isso seria um jardim e não uma varanda, não é Andreia Moita?! Sempre com a mania das grandezas!
Como decorar uma varanda pequena:
A minha varanda não é enorme. Digamos que lá cabem quatro pessoas sentadas, para terem uma ideia. Tinha que ter uma mesa, cadeiras para apanhar sol e plantas para decorar. Recorri ao pinterest. É uma grande ajuda a nível de inspiração mas continuo a achar que é traiçoeiro na hora de me socorrer, porque nunca há nada daquilo que lá está em lado nenhum desta vida.
Posto isto, decidi as cores que queria usar e os meus itens essenciais para me sentir confortável lá fora a apanhar sol e a trabalhar no blog. Já fiz ambas as coisas, portanto acho que correu bem.
Cores:
Este ano estou num mood de decorar com apontamentos verdes (ele espera que não seja só este ano e que eu queira esta decoração até 2025, mas os homens percebem lá). Quero isso para a sala de estar e assim sendo quero que a varanda seja um espécie de extensão disso. Também tenho adorado coisas de madeira e portanto sabia que lá queria esses elementos.
Plantas
Decidi desde logo que seria fantástico ter um canto onde pudesse ter plantas e dar uma segunda oportunidade à minha inabilidade de cuidar delas. A varanda, sobretudo esta que está virada para o campo, precisa disso. Escolhemos uma mini palmeira e alguns cactos (ao menos não devem falecer para já.)
Mesa e cadeiras
Isto é básico, mas eu queria porque queria apanhar sol na varanda. Não suporto estar branca em Junho. Portanto era imperial uma cadeira na qual pudesse apoiar a cabeça, fechar os olhinhos e receber vitamina sol in the face. E claro nunca na vida podia faltar uma mesa para tomar o brunch em casa. Opah, estou tão a adorar isto. Agora mesmo escrevo na varanda e estou na mais profunda felicidade.
E vocês também têm um canto destes? Têm algumas dicas para varandas? Conhecem plantas que vivam bem ao ar livre?
Green
Antes de mais gostei imenso da forma como decoraste, está super gira. Depois, cactos ou suculentas é sempre a melhor opção, se regares 1 vez por mês é mais do que suficiente, muita água mata.
De resto, como vivo numa vivenda não tenha essa limitação, mas para o espaço está muito bem conseguido.
Andreia Moita
Cactos e suculentas assim será. Obrigada. Beijinhos
Rosarinho & Susana
Andreia, não vais acreditar, hoje estive a alinhar um post que vai sair amanhã no blog sobre o meu projeto cozinha 😉 Obras em casa! MEDO!
Bom, mas vamos até à tua varanda! As miúdas adoraram! Está linda. As cores que escolheste transmitem a tranquilidade das tardes de verão. Temos a certeza que vais passar aí momentos muito bons!
Quanto à vista… por aqui sabemos bem a sorte que é viver no campo com a cidade do outro lado da esquina. Também conseguimos ter o melhor dos dois mundos. Da minha sala posso observar as hortas dos “tios Manéis” cá do sítio 🙂
Beijinhos
p.s. – amámos a almofada com os flamingos!
Andreia Moita
Miúdas obrigada pelas vossas palavras. Por mais hortas dos tios!
Beijinhos
Claudia Oliveira
Opah essa vista! Dava um braço para ter uma vista assim. Ando num pesadelo chamado “à procura da casa ideal” e também queria muito muito muuuuuuuitoooooo algo virado para o campo ou para o mar, mas a coisa está a ser complicada 🙁 A tua varanda está tão acolhedora! Quanto a conselhos sobre plantas não os posso dar porque padeço da mesma inabilidade ;), por acaso é algo que quero mudar também! Olha a minha mãe tinha altas conversas com as plantas lá de casa e a verdade é que raramente morriam…tenta 😉 bjinho ❤
Andreia Moita
Eu também adorava ter uma vista mar. Sempre quis morar perto da praia. Na impossibilidade encontrei esta vista campo que eu não sabia ser tão maravilhoso. Está muito complicada a procura de casa Cláudia, compreendo bem.
Beijinhos
Micaela
Parabéns Andreia, está um mimo esse cantinho. :*
Andreia Moita
Muito obrigada. Beijinhos.
Marta Chan
Ter uma varanda! É a única coisa que me falta em Lisboa e ter uma máquina de waffles vá 😀
Gostei tanto do cantinho das plantas e as cadeiras parecem ser tão mas tão confortáveis.
A loja viva tem tanta coisa maravilhosa para varandas e está com bons descontos, just sayin.
Felicidades na casa nova Andreia!
Andreia Moita
Sim, uma varanda é tudo e eu não sabia.
Obrigada pela dica da loja.
Beijinhos Martinha