Como criar uma varanda bonita

Como criar uma varanda bonita

Na casa antiga tinha uma marquise fechada. O que podia ser fixe para estender a roupa, mas de resto era só chato. Agora, na casa nova, tenho varanda. E ela está na luta para ser a minha parte preferida da casa. Portanto decidi que, após as coisas essenciais arrumadas, tornar a varanda bonita ia ser o meu primeiro projecto. 

Tiro sempre férias em Junho. Por coincidência é o primeiro mês na casa nova. As férias já terminaram mas o projecto foi concluído com sucesso. Queria fazer da varanda um espaço bonito e agradável. Tenho a sorte de ver a horta do “tio Manel” (nome que acabei de inventar) e o recanto verde onde ele deixa pastar as suas ovelhas. E eu vivo na cidade, mas esta parte da casa é virada para o campo. E isto é ter o melhor dos dois mundos. Adoro a sensação relaxante que me dá quando me sento lá e ouço só o campo. Conseguem imaginar este som?

varanda

Claro que para mim a varanda teria uma mesa para dez. Uma cama de rede. Um grelhador. Uma piscina e espreguiçadeiras. Mas isso seria um jardim e não uma varanda, não é Andreia Moita?! Sempre com a mania das grandezas!

Como decorar uma varanda pequena:

A minha varanda não é enorme. Digamos que lá cabem quatro pessoas sentadas, para terem uma ideia. Tinha que ter uma mesa, cadeiras para apanhar sol e plantas para decorar. Recorri ao pinterest. É uma grande ajuda a nível de inspiração mas continuo a achar que é traiçoeiro na hora de me socorrer, porque nunca há nada daquilo que lá está em lado nenhum desta vida.

Posto isto, decidi as cores que queria usar e os meus itens essenciais para me sentir confortável lá fora a apanhar sol e a trabalhar no blog. Já fiz ambas as coisas, portanto acho que correu bem.

Cores:

Este ano estou num mood de decorar com apontamentos verdes (ele espera que não seja só este ano e que eu queira esta decoração até 2025, mas os homens percebem lá). Quero isso para a sala de estar e assim sendo quero que a varanda seja um espécie de extensão disso. Também tenho adorado coisas de madeira e portanto sabia que lá queria esses elementos.

Plantas

Decidi desde logo que seria fantástico ter um canto onde pudesse ter plantas e dar uma segunda oportunidade à minha inabilidade de cuidar delas. A varanda, sobretudo esta que está virada para o campo, precisa disso.  Escolhemos uma mini palmeira e alguns cactos (ao menos não devem falecer para já.)

Mesa e cadeiras

Isto é básico, mas eu queria porque queria apanhar sol na varanda. Não suporto estar branca em Junho. Portanto era imperial uma cadeira na qual pudesse apoiar a cabeça, fechar os olhinhos e receber vitamina sol in the face. E claro nunca na vida podia faltar uma mesa para tomar o brunch em casa. Opah, estou tão a adorar isto. Agora mesmo escrevo na varanda e estou na mais profunda felicidade.

E vocês também têm um canto destes? Têm algumas dicas para varandas? Conhecem plantas que vivam bem ao ar livre?

10 Comentários

  • Green
    27 Junho, 2018 11:58

    Antes de mais gostei imenso da forma como decoraste, está super gira. Depois, cactos ou suculentas é sempre a melhor opção, se regares 1 vez por mês é mais do que suficiente, muita água mata.
    De resto, como vivo numa vivenda não tenha essa limitação, mas para o espaço está muito bem conseguido.

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:29

      Cactos e suculentas assim será. Obrigada. Beijinhos

  • Rosarinho & Susana
    27 Junho, 2018 14:08

    Andreia, não vais acreditar, hoje estive a alinhar um post que vai sair amanhã no blog sobre o meu projeto cozinha 😉 Obras em casa! MEDO!
    Bom, mas vamos até à tua varanda! As miúdas adoraram! Está linda. As cores que escolheste transmitem a tranquilidade das tardes de verão. Temos a certeza que vais passar aí momentos muito bons!
    Quanto à vista… por aqui sabemos bem a sorte que é viver no campo com a cidade do outro lado da esquina. Também conseguimos ter o melhor dos dois mundos. Da minha sala posso observar as hortas dos “tios Manéis” cá do sítio 🙂
    Beijinhos
    p.s. – amámos a almofada com os flamingos!

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:29

      Miúdas obrigada pelas vossas palavras. Por mais hortas dos tios!
      Beijinhos

  • Claudia Oliveira
    27 Junho, 2018 18:22

    Opah essa vista! Dava um braço para ter uma vista assim. Ando num pesadelo chamado “à procura da casa ideal” e também queria muito muito muuuuuuuitoooooo algo virado para o campo ou para o mar, mas a coisa está a ser complicada 🙁 A tua varanda está tão acolhedora! Quanto a conselhos sobre plantas não os posso dar porque padeço da mesma inabilidade ;), por acaso é algo que quero mudar também! Olha a minha mãe tinha altas conversas com as plantas lá de casa e a verdade é que raramente morriam…tenta 😉 bjinho ❤

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:28

      Eu também adorava ter uma vista mar. Sempre quis morar perto da praia. Na impossibilidade encontrei esta vista campo que eu não sabia ser tão maravilhoso. Está muito complicada a procura de casa Cláudia, compreendo bem.
      Beijinhos

  • Micaela
    27 Junho, 2018 19:43

    Parabéns Andreia, está um mimo esse cantinho. :*

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:26

      Muito obrigada. Beijinhos.

  • Marta Chan
    28 Junho, 2018 7:34

    Ter uma varanda! É a única coisa que me falta em Lisboa e ter uma máquina de waffles vá 😀
    Gostei tanto do cantinho das plantas e as cadeiras parecem ser tão mas tão confortáveis.
    A loja viva tem tanta coisa maravilhosa para varandas e está com bons descontos, just sayin.
    Felicidades na casa nova Andreia!

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:26

      Sim, uma varanda é tudo e eu não sabia.
      Obrigada pela dica da loja.
      Beijinhos Martinha

Deixe uma resposta