Salada de Verão

Salada de Verão

Fazer uma salada de verão é capaz de ser a forma mais rápida, fresca e saudável de viver estes dias. Eu, não sendo a maior apreciadora de alimentos verdes, abro uma excepção e gosto de preparar e comer saladas. Só falta mesmo é o verão colaborar!

Não há muito tempo eu achava que as folhas não eram para comer. Por folhas entendam todas as coisas verdes que não sejam alface. A mim isso sempre me fazia lembrar a comida que dávamos aos bichos da seda, dentro das caixas de sapatos, quando éramos miúdos. Ainda não acho que sejam todas comestíveis, para dizer a verdade, mas já consigo comer muito mais coisas do que há uns anos atrás. A pessoa envelhece cresce e percebe a importância de introduzir algumas coisas na alimentação. E isto não tem nada a ver com as manias das modas. A comida não devia sequer ser de modas. Percebi que afinal consigo comer, por exemplo, espinafres e comecei a comê-los nas sopas e saladas e não é que seja exatamente um alimento instagramável, porque a mim continua a parecer-me só uma folha verde.

Sim, estou contente por começar a comer espinafres. Há uns anos aconteceu-me o mesmo com a couve roxa. E depois foi com a courgete, a couve flor (com que faço caldo verde) o abacate e a beterraba (que suja as mãos mas é fresca na salada). E conto continuar a descobrir alimentos ao longo dos anos (excepto brócolos, já disse que isso só lá para os 35).

No entanto, há uma coisa de que sempre gostei. Aquela salada simples de alface e tomate faz-me lembrar dias de verão, no parque de campismo, em que além de me empanturrar em batatas fritas de pacote, o que me sabia mesmo bem, com as bifanas no grelhador, era uma simples salada bem temperada.

Hoje gosto de complicar nas saladas e fazer delas um prato. Misturar na base da salada normal tudo aquilo que me apetecer, fruta inclusivamente que me parece que vai mesmo bem na salada. Este prato é aquele com que podemos brincar. Não há nada que fique mal numa salada no verão. Aqui a brincadeira é jogarem com o que mais gostam. As saladas são muito versáteis. Podem juntar-lhe frango desfiado que sobrou do jantar. Ou queijo fresco ou outro qualquer das cinquenta mil espécies de queijo que existem. Podem juntar ananás, morango ou maçã. Optar por pimentos ou pepino (não gosto de nenhum!). Podem adicionar cogumelos ou beterraba. Ou acrescentar ovo cozido e abacate.

As saladas podem ser sempre diferentes. Não há exatamente uma receita. Vou mostrar-vos uma que fiz para vos inspirar a construir a vossa própria salada no verão com os ingredientes que mais gostarem.

salada de verão

Ingredientes para uma salada no verão
  • Alface (ou rúcula, alface roxa, couve roxa, espinafres, agrião, ect)
  • Quinoa (ou variantes tipo cuscus, lentilhas, grão, feijão ou mesmo massa)
  • Camarão
  • Frutos secos (amêndoas, nozes etc)
  • Tomate
  • Cenoura
  • Milho
  • Cebola roxa
  • Nêsperas
  • Temperos a gosto (azeite, vinagre balsâmico, sal, limão, laranja o que quiserem)
  • Especiarias (alho, alecrim, pimenta, gengibre)
Preparação

Descasquei (ou melhor, pedi a alguém para descascar) os camarões cozidos e temperei com pimenta, alecrim e gengibre em pó (inventei um bocadinho porque queria alho moído e não tinha, mas resultou bem, é à confiança). Numa frigideira com um fio de azeite lourei os camarões, os frutos secos e o milho. Num tacho à parte fiz a quinoa.

Lavei a alface, cortei a cenoura em ripas, o tomate em pedaços e piquei a cebola. Juntei tudo no prato e adicionei, no final, mesmo antes de comer, as nêsperas. Temperei com sal, azeite, vinagre balsâmico e limão. Bom almoço!

E vocês? Gostam de saladas? O que nunca falha na vossa?

 

6 Comentários

  • Green
    28 Junho, 2018 13:21

    Por cá também fazemos muito isso, ainda hoje comi com a minha mãe ao almoço, uma salada simples, fácil e deliciosa, mas muito mais básica do que essa tua. Gostei da receita 🙂

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:26

      Eu gosto das mais compostas mas nunca digo que não a uma salada simples de acompanhamento.
      Beijinhos

  • Filipa
    28 Junho, 2018 15:05

    Parece-me bastante bem mas eu teria que fazer uma adaptação devido à minha alergia ao camarão.

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 9:25

      Isso não será problema. É muito fácil substituir o camarão. Frango ou salmão fumado, por exemplo. Beijinhos

  • Filipe Parreira
    29 Junho, 2018 10:34

    Gosto muito do blog. A salada parece realmente ser uma delícia!

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2018 10:36

      Obrigada Felipe.

Deixe uma resposta