quiona

O Páginas Salteadas inicia o ano de forma diferente. Em Janeiro, não lemos o mesmo livro. Cada uma de nós escolheu um diferente. É a primeira vez que o fazemos. Uma forma criativa de começar arrancar o projecto em 2019. Escolho “Um dia” de David Nicholls e uma receita de quinoa.

Quando combinámos que este mês seria um tema livre eu lembrei-me deste livro porque ele tem uma das frases que mais gosto do mundo literário. É a frase que aparece no início do site do Blogging for a cause, o outro projecto eu, a Catarina, a Joana e a Vânia temos em comum.

“- Acho que o importante é fazer alguma
diferença – disse ela. – Mudar realmente alguma coisa, percebes?– O quê, tipo “mudar o mundo”, é isso?– Não o mundo inteiro! Só aquele
bocadinho à tua volta.”

Fez-me todo o sentido escolher a história da Em e do Dex. Dois jovens cujo crescimento vamos acompanhando ao longo do livro, capítulo a capítulo. Desde 1988 até 2007 lemos fragmentos de duas vidas sempre no mesmo dia. Só conhecemos um dia da vida deles, dia 15 de Julho. Durante vinte anos.

Lembrei-me, depois de escolher, que já havia um dia escrito sobre esta história. Nos primórdios deste blog. Algures em 2012. Quando escrevia só para mim. Convido-vos, sem vergonha, a verem a forma como o fazia – aqui.

Receita de quinoa colorida

A receita tinha que ser colorida. E inspirei-me fortemente pela quinoa com frutos secos e curcuma preparada pela Vânia do Made by Choices. Recomendo que vejam a receita original da Vânia neste link que vou deixo.
Em todo o caso vou dizer-vos os ingredientes que utilizei porque eram os que tinha cá em casa, na altura, e me pareceram ficar bem na receita. No entanto não tenho medidas concretas porque fiz a olho.

A minha quinoa com frutos secos e romã

  • quinoa, na medida que considerarem
  • frutos secos: usei nozes e cajus
  • espinafres
  • cogumelos
  • romã

Cozer a quinoa (a Vânia ensina como fazer), saltear os espinafres, e os cogumelos e passar os frutos numa frigideira para ficarem tostados. Descascar a romã e depois é só juntar tudo e guardar para fazer marmitas para semana, Pode servir como belo acompanhamento ou como uma salada composta se lhe juntarem um pouco de alface, tomate ou outros ingredientes que gostem.

Vejam também as receitas da Catarina, no Joan of July, da Joana, no Às cavalitas do vento, e da Vânia, no Lolly Taste.