filmes preferidos da disney

No fim-de-semana passado fui ver o Rei Leão ao cinema. (Está pela hora da morte ir ao cinema. Ainda me lembro do tempo em que pagava dois euros e meio. Hoje em dia vou muito pouco, só em clássicos mesmo. Mas adiante que isto é outro assunto). Lembrei-me então, em vez de fazer a habitual review, de falar um pouco sobre os meus filmes preferidos da Disney.

Eu raramente consigo identificar uma coisa preferida, sabem? Escolher um filme, uma série, um livro, uma comida, uma cor. Não dá para mim. Cria-me uma certa ansiedade não estar a escolher bem ou estar a deixar coisas de fora. Sou muito indecisa. Talvez essa seja a principal razão. O máximo que consigo fazer é um Top4 com os meus filmes preferidos da Disney. Querem saber, então quais são, depois desta lengalenga? Vou dizer. Mas com ordem aleatória que isso dos primeiros e segundos também me faz espécie.

Aladdin, porque é o mais cómico de todos

Não costumo ver muita gente falar deste filme no que toca aos preferidos. Mas é definitivamente um dos meus. Este clássico tem tudo o que eu gosto. Músicas incríveis, uma princesa sem vestidos cor de rosa, personagens divertidas, muito humor e claro, como qualquer filme da Disney, uma moral da história. No caso, não devemos tentar ser aquilo que não somos. Vi há pouco tempo no cinema e podem ler a minha opinão aqui.

“Olha eu vou-lhe mostrar como é belo este mundo, já que nunca deixaram o seu coração mandar”

O Rei Leão, porque tem as melhores músicas

Talvez tenha das melhores músicas dos filmes. Tanto a versão um como a dois. Gosto muito do Rei Leão II, alguma vez viram? Há uma componente muito familiar neste filme. Gosto especialmente da relação entre personagens que nos ensina a pensar sobre nós, quem nós somos afinal? Qual é a nossa missão neste “ciclo da vida”? Já dediquei um post às lições que aprendemos com O Rei Leão, mas além disso ele é também dos mais divertidos, muito por causa da dupla Timon e Pumba e portanto tinha que fazer parte da minha lista.

Quanto ao filme que acabou de sair no cinema, bom, é bonito, mas não achei fascinante, como estava a espera de achar. Acho que faltou um pouco de intensidade. Há saudosismo sim, mas senti falta de entusiasmo em certas passagens.

É o Ciclo sem fim, que nos guiará, e com emoção pela fé e o amor até encontrar o nosso caminho neste ciclo, neste ciclo sem fim.”

Pocahontas, porque tem uma mensagem importante

Pocahontas é livre. É forte. Cheia de certezas quanto ao seu carácter e aos seus valores. Por isso é tão determinada e capaz de desafiar aquilo que a prende, as convenções da família e do sítio onde vive.

“Quantas cores o vento tem” podia ser uma música de intervenção. Ela fala de aceitação, uma coisa que na altura em que vi o filme repetidamente não percebia muito bem. Hoje já entendo o objectivo. Aceitar a diferença.

“Tu dás valor apenas às pessoas que acham como tu sem se opôr
Mas segue as pegadas de um estranho e terás mil surpresas de esplendor”

A pequena Sereia porque tem o mar como fundo

Só por ser no fundo mar tinha que fazer parte da minha lista de filmes preferidos da Disney. Eu fantasiava viver dentro de uma história destas. Nadar livremente mar fora. Ariel é uma princesa rebelde, insatisfeita com o rumo da vida dela. Inconformada com o que o destino escolhe para ela. Curiosa com o desconhecido e cheia de vontade de aventura. Gosto dela por isso.

As partes humuristicas a cargo de Sebastião são muito engraçadas e claro “Aqui no mar” será sempre uma música especial e importante porque nos fala do fruto do vizinho que parece sempre melhor que o nosso, sabem?!

Onde eu nasci, onde eu cresciÉ mais molhadoeu sou vidrado por tudo aquiLá se trabalha o dia inteiroLá são escravos do dinheiroA vida é boa, eu vivo à toa onde eu nasci

Mas serão os meus filmes preferidos da Disney os os preferidos de toda a gente?

Ouço muitas vezes as pessoas dizerem que o seu filme preferido é “A Bela e o Monstro“. Compreendo o porquê. Também eu o vi muitas vezes. Mas não é o meu preferido. Eu prefiro estes quatro porque apesar de terem a sua mensagem são mais divertidos e são para mim os que têm as melhores músicas. Eu vi muito a “Bela Adormecida”. Eu repeti vezes sem conta “Branca de Neve”, “Corcunda de Notre Dame”, “101 Dalmatas” e “Cinderela” e depois mais tarde, não na infância, “Nemo”, “Ratatouille” e “Frozen” E gosto de todos.

Gostaram de saber os meus filmes preferidos da disney? Contem-me qual é o vosso e que vos encanta mais. As personagens? As histórias? A amizade e o amor? As relações? Os diálogos? As lições? O humor? Ou as músicas?