Para que serve o fim-de-semana?
À sexta-feira já está tudo a pensar no mesmo: Nos dois dias sem trabalhar que a que chamamos fim-de-semana. E no domingo à noite entra uma pré-“depressão” no nosso corpo pela segunda-feira seguinte. Adoro os memes espalhados pela internet a mostrar a nossa cara numa segunda de manhã. Eu não nego um profunda chatice só de pensar em levantar-me cedo para ir trabalhar.
É muito doloroso regressar ao trabalho depois de férias, mas não deixa de o ser depois de um fim-de-semana (ainda para mais no verão). Mesmo que se goste do trabalho que se faz, acredito que seja infinitamente melhor beber mojitos numa cama de rede de frente para a praia enquanto o sol se põe.
O descanso não é igual para todos
O fim-de-semana ajuda-nos a recuperar todas as energias que gastamos durante a semana activa de trabalho. Desaceleramos o ritmo profissional e metemos o turbo no descanso. E para descansar também existem as mais variadas formas, atenção. Para uns resulta bem deitado no sofá, para outros só funciona saindo de casa e apanhando ar fresco e vendo coisas diferentes. Eu, descanso maravilhosamente bem na praia a apanhar sol, deitada na minha toalha, enquanto leio um livro.
Para mim o fim-de-semana serve para fazer aquilo que mais nos faz felizes e nos faz sentir leves. Serve para fazer tudo aquilo que não fizemos durante a semana. Serve para deixar de dizer o “não tive tempo” porque o fim-de-semana serve exactamente para ter tempo.
O que faço durante o fim-de-semana?
Invariavelmente há coisas que guardo para fazer ao fim-de-semana que sei que me vão ajudar depois durante a semana. Ajudar-me no sentido de as coisas estarem arrumadas, prontas e preparadas para quando tiver ir e vir do trabalho e não tiver tempo ou não me apetecer fazê-las. Nesse sentido faço sempre (ou melhor, geralmente) estas três coisas ao fim-de-semana:
- Compras de supermercado
- Marmitas da semana
- Limpezas
No entanto, apesar de serem coisas que não aparecem feitas, infelizmente, não vivo obcecada com elas. Nunca sacrifico o fim-de-semana em prol delas porque caso contrário o sábado e o domingo seriam passados a fazer coisas ainda mais aborrecidas do que trabalhar.
No verão, por exemplo, muitas vezes estas coisas passam para segunda-feira à noite, ou são antecipadas para sexta-feira. Porque nos fins-de-semana de verão quero fazer coisas mais interessantes, como…passar o dia inteiro na praia.
Mas há outras coisas em que acho que o fim-de-semana nos ajuda imenso e que gosto de o usar para fazer porque, inevitavelmente, temos todos mais tempo para nós e uns para os outros.
- Estar com a família
- Fazer um passeio
- Fazer um brunch ou um pequeno-almoço composto em casa
- Jantar ou almoçar fora a dois
- Jantares com amigos
- Decoração da casa
- Ver séries
- Ler livros
Normalmente não escrevo muito para o blog durante o fim-de-semana. Gosto de escrever e de tirar as minhas fotografias para o instagram durante a semana. Tem a ver com hábitos. Mas de vez em quando também gosto de os alterar para que o blog seja sempre um prazer e não um uma rotina.
E o que fiz este fim-de-semana?
Este fim-de-semana não fui à praia. Estive a tratar da casa. Comprei algumas coisas de decoração para aperfeiçoar. (Uma casa nunca está completa.) Houve limpezas e preparação das refeições da semana que vai entrar. Fomos almoçar numa esplanada nos Parque das Nações. Estivemos com a família e tivemos um jantar em casa de amigos um convívio muito bom.
Eu sei que há quem trabalhe ao fim-de-semana. Sei muito bem. Eu mesma trabalho. E por isso adoro os meus fins-de-semana livres. Adoro planear coisas para fazer durante os dois dias em que não é preciso ocupar metade do dia a trabalhar e podemos fazer as coisas que mais gostamos.
Há alguma coisa que guardem para fazer ao fim-de-semana religiosamente? Como distribuem os vossos afazeres durante a semana?
Green
Cá em casa fazemos a limpeza sempre à quinta-feira, já vem de há muitos anos e a verdade é que nos fomos habituando assim e dá jeito. Por acaso costumo fazer depilação e unhas ao sábado, quase todas as semanas, habituei-me de tal forma que até acho estranho se fizer noutro dia.