rotinas-diarias-andreia-moita-blog

Vocês têm rotinas diárias? Tipo à segunda-feira fazem isto e à terça aquilo? Têm coisas programadas por dia da semana? Eu não tenho.

Há pessoas que se sentam ao domingo e desenham a semana toda. Na agenda ou no telemóvel, não interessa. Há pessoas que têm os dias do ginásio definidos, os dias de escrever posts (ou gravar vídeos ou cenas) estipulados, os dias de fazer limpezas marcados na calendarização da sua vida. Há pessoas que cumprem à risca aquilo que definiram. E isso é incrível!

Ter rotinas diárias é sinal de organização e menos stress?

Para mim a organização é super importante. E sou obcecada em definir planos. (A sério, tenho que fazer um esforço para deixar fluir as coisas e não planear o passo seguinte. Em viagens então é o descalabro!) Defino o que quero fazer no dia. Mas… que toquem os tambores… não tenho rotinas diárias no que toca à distribuição das coisas durante os dias da semana. Sei o que tenho ou quero fazer durante a semana. No entanto, quando não escrevo hoje, escrevo amanhã. Quando não vou ao ginásio hoje, vou amanhã (ou depois, ou depois, ou nunca, paciência).

Tenho tanto a pancada dos planos que se os fizer e não cumprir fico levemente histérica. Portanto se eu definisse coisas para cada dia da semana e depois por algum acaso da vida não acontecesse seria o dilúvio, o fim dos tempos. Portanto as rotinas diárias são sim sinal de organização, mas também podem causar stress. Se me meter muitos itens na agenda já começo a suar das mãos a pensar em como fazer aquilo tudo.

A única coisa que cumpro religiosamente é fazer as marmitas da semana inteira ao domingo. Sinto que isso sim me facilita muito a vida e me liberta tempo durante a semana para fazer outras coisas. Porque quando chegar a casa não terei de cozinhar. E quando sair para trabalhar só tenho que colocar o tupperware na marmita.

As rotinas são feitas para facilitar a vida por serem repetitivas. Mas o problema, para mim, é exatamente esse

Este pode parecer um texto um bocado confuso. Na medida em que sim, as sou de acordo que as rotinas facilitam vidas. E tenho a minha ao domingo. Mas o facto é que as rotinas diárias dependem do ritmo de cada pessoa. Eu trabalho por turnos e portanto tenho algum tempo de manhã ou algum tempo à tarde e é aí, nesses “buracos”, que distribuo os meus afazeres. Mas nunca poderia idealizar uma rotina diária para todos os dias, porque os meus dias não são iguais todas as semanas. E as rotinas são feitas para serem iguais. Portanto, vou decidindo o que fazer dia-a-dia.

Eu apensar de ser fã de planos, não sou fã de rotinas. E mesmo sabendo que as rotinas diárias podiam até ajudar os meus dias, não me dou bem com as coisas repetitivas. Todas as segundas ir ao ginásio. Todas as terças escrever os posts da semana. Todas as quartas tirar as fotografias para o blog. Todas as quintas…não ia dar. Porque já estaria farta de fazer as mesmas coisas. Assim vou definindo. Vou fazendo. Em dias diferentes, coisas diferentes, conforme me dá a vontade (e a preguiça também) , a inspiração e às vezes a necessidade. Porque às vezes também não dá para deixar para amanhã. Umas vezes sim outras vezes não. As rotinas diárias podiam evitar isso. Podiam. Concordo que são facilitadoras de vida. Mas não cabem a vida de toda a gente porque são repetitivas.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Distribuem os vossos afazeres por cada dia da semana?