o natal é uma festa

Muitas são as conversas, chegada esta altura, sobre dar prendas de natal. Eu gosto de trocar prendas à meia noite com a minha família. Gosto de jogar ao amigo secreto. Gosto de fazer a lista e decidir o que vou dar a quem. Não me importo com os centros comerciais cheios. Isto é assim tão estranho? Para mim o natal é uma festa por isso é assim que o vivo.

Tenho coisas a dizer sobre dar prendas de natal. E vou aproveitar hoje que é véspera e anda meio mundo louco. Eu gosto de dar prendas. Vou com todo o prazer para um centro comercial nesta época (e noutra qualquer). Ah, mas está tudo cheio de gente! Pois está. E é chato ter que contornar pessoas nos corredores para passar, mas quero lá saber. Eu gosto de ir comprar prendas. Escolher o que vai ser mais adequado para cada um. Portanto, se as outras pessoas estão lá a fazer fretes, problema delas. Eu estou feliz da vida. Claro que também me canso e muitas vezes divido esta ida ao centro comercial por vários dias, o que para muita gente é até mais louco do que ir só uma vez. Mas eu sou assim.

Sobre dar prendas de natal a amigos e família

Por aqui há sempre o jogo do amigo secreto entre o meu grupo de amigos. Depois da saga que é escolher o dia em que todos podem jantar, faz-se o sorteio e compra-se a prenda. Depois reunimo-nos à volta da mesa e fazemos um jogo para descobrir quem é o amigo de quem. É a nossa forma de comemorar o natal. Para mim o natal é uma festa e quanto mais festa houver melhor, percebem?

No dia 24 e no dia 25 divido-me entre a minha casa e a casa do homem. São ambas relativamente perto e faz-nos sentido ir às duas estar um pouco com cada família, mesmo que seja cansativo, ficamos felizes assim. E eles também. Talvez um dia nos juntemos todos.

Há apenas uma pessoa a quem não ofereço prenda

Há muitos anos eu o Bruno falamos sobre dar prendas. E decidimos não dar. Nós compramos muitas coisas um para o outro ao longo do ano. Claro que não tem o efeito surpresa que o natal tem, mas optamos por não gastar dinheiro com uma prenda que podemos comprar para o outro a qualquer altura. Há vários anos que este tem sido esse o nosso pensamento. Em vez de dar prendas no natal um ao outro vamos viajar no ano seguinte.

Então existe esta espécie de convenção entre nós. Se houver um ano em que haja alguma coisa que lhe queira mesmo dar ou ele a mim, falamos e combinamos que nesse ano há ofertas. E já aconteceu ambos querermos fazer surpresa e dar sem o outro estar à espera, exatamente no mesmo ano. É muita conexão.

Para mim o natal é uma festa

Eu sei que o natal não são as prendas. Não preciso de ter essa conversa com vocês nem com ninguém. Mas eu gosto de dar. E gosto de receber. Acho uma tradição bonita. E cumpro-a. Para mim o natal é uma festa. Eu gosto de uma boa festa, como sabem. E gosto de viver tudo o que esta festa tem.

O natal é ir ver das luzes a Lisboa. É ver filmes fofinhos. Ouvir músicas pirosas e decorar a casa com cores e luzes. Hoje é dia de fazer os coscorões e bolachinhas em família. Sim, é dia de trabalho, mas a tradição é para levar a sério. Faço isto desde pequena e adoro não só o dia 24 e 25, como o 23 também que é quando se prepara tudo. Amanhã a mesa estará com bacalhau e mais uma dúzia de coisas que ninguém gosta, eu não gosto mas que faz parte. E no meio de tudo isto toda a gente a falar alto e ao mesmo tempo. Ah, uma maravilha!

Aproveito esta publicação para desejar boas festas a todos junto das pessoas que mais gostam seguindo as vossas próprias tradições e fazendo-o da forma que vos deixe mais felizes e aconchegados neste dia e no resto do ano. Um feliz natal. E não se esqueçam: o natal é uma festa.