comidas do mundo

Que não haja dúvida de que a comida portuguesa é a melhor do mundo. Pela variedade e pelo sabor.. Não sou muito fácil para provar comida e como tal é completamente fora da minha zona de conforto experimentar comidas do mundo. Mas é um desafio que tenho vindo a superar ao longo das minhas viagens e tem sido uma óptima experiência.

As viagens fazem-me ser mais mente aberta. Umas das principais lições/vantagens que retiro do facto de já ter conhecido alguns países é ter começado a comer coisas diferentes. Confesso que no inicio das minhas aventuras comia sempre a mesma coisa, o que era um tédio e fazia com que não aproveitasse totalmente todos os países. Então comecei a mudar isso nos últimos anos e não estou nada arrependida.

Comidas pelo mundo, as minhas experiências gastronómicas

Eu adoro comida italiana, é a minha comida preferida. Gosto de comida mexicana. Gosto de alguma comida chinesa e indiana. Mas todas estas são coisas que já comia em Portugal, não foram experiências fora. Nas minhas viagens descobri, por exemplo, que adoro comida asiática.

Marrocos: Tahini, cuscus e os cominhos

Marrocos foi o primeiro país fora da Europa que visitei. E portanto, foi o primeiro choque cultural a todos os níveis, Na comida principalmente. Eu adorei a viagem, mas digo-vos já que passei muito tempo a comer pizzas e massas porque tinha medo que comer o resto. Depois lá experimentei o Tahine, que é basicamente uma perna de frango. Havia sempre uma salada que era maravilhosa e quase tudo era acompanhado com cuscus.

Um facto muito engraçado sobre a comida em Marrocos é que usam muitas especiarias. E eu gosto disso. Mas há uma em particular de que não gosto e que eles usavam imenso em tudo. Quando me cheira àquilo…eu digo sempre “cheira a Marrocos”. Eu tive anos sem saber qual era. Descobri em casa de uma amiga que eram cominhos.

Tailândia: Pad Thai, Spring Rolls e Frango Satay

Aqui chegámos ao mundo encantado da comida asiática. Pad Thai é a comida tradicional da Tailândia. Trata-se noddles com carne ou camarão, ovo, rebentos de soja, vegetais e amendoins. Isto é maravilhoso. Depois os Spring Rolls são pequenos crepes fritos com legumes, bastante bons.

O Frango Satay são espetadas feitas na rua. E só assim é que têm piada. Num restaurante não é igual. Fui bastante reticente em provar comida de rua, mas tenho que admitir que estas espetadas fazem parte das comidas do mundo que toda a gente tem que provar. Houve uma única vez que a comida veio para a mesa e não comi, mas no geral a comida era muito boa. Foi a partir daqui que passei a gostar de comida asiática e tenho muitas saudades. Comia agora mesmo um pratinho de Pad Thai.

Indonésia: Nie Goreng/ Nasi Goreng e Gado Gado

Continuamos na Ásia embora com comidas diferentes. O Nie Goreng ou Nasi Goreng é a comida tipica feita com arroz ou massa (é essa a diferença entre eles) carne, ovo e legumes. O Gado Gado apesar do nome é um prato apenas feito de legumes e de barras de amendoim que é a parte preciosa desta comida. Não é feito de forma igual em todos os restaurantes, comi um muito bom e outro péssimo!

México: Tacos, Fajitas e Guacamole

Gosto muito de comida mexicana, sou doida por guacamole. Gosto dos Tacos e das Fajitas e gosto de montar o prato ao meu gosto. Acho a comida mexicana uma mistura de sabores espetacular. Já para não falar das margaritas!

Itália: Carbonara

Eu sei que comemos carbonaras óptimas cá em Portugal. Mas eu tinha que colocar este prato aqui porque de todas as comidas do mundo eu era capaz de comer esta para sempre. Mas há uma em especifico que guardo na memória e no paladar. A carbonara que comi em Veneza durante o meu interrail.

Praga: Trdelnik

Os Trdelnik são bolos. São feitos enrolados numa chapa redonda para ganharem a forma que têm. São muito bons e podem ser comidos de forma natural, só o sabor do bolo, ou podem ter toppings como nutella (percebem?). Eu adorei os naturais. E a melhor parte é que eram bastante baratos e eu passei a contar as moedas para poder comê-los novamente.

A comida faz parte da viagem

Obviamente que há comidas das quais não gostei ou algumas mesmo que não provei. A comida faz parte das histórias das viagens. Em Amesterdão só comi batatas fritas de rua. Vinham numa caixinha com mini garfos. Em Berlim experimentei as tradicionais salsichas e gostei. Em Budapeste havia uma espécie de estufado dentro de um pão que não achei piada nenhuma. Em Singapura experimentei o tradicional Pan Naan. E em Cuba, apesar de ser bebida, tenho que referir a maravilha que eram os Mojitos da Bodeguita del Medio.

De todas as comidas do mundo que já provaram quais é que gostaram mais?