lugares em portugal

O conceito de “vá para fora cá dentro” está mais “in” este ano do que em qualquer outro. Sei que há muita gente que sempre o fez, eu mesma o faço. Adoro viajar e conhecer o mundo, mas por exemplo no verão adoro Portugal. Sempre foi, até agora, assim que pensei: viajar durante o ano e ficar cá no verão. Mas estou cheia de saudades de viajar tenho de vos dizer. Para matar o vício vou vos mostrar lugares em Portugal que me fazem lembrar outros países.

Lugares em Portugal

Ainda há pouco tempo fiz um post com sítios a visitar em Portugal. São lugares que merecem a nossa atenção. Mas hoje a intenção é diferente. É mais uma brincadeira.

Para o que me havia de dar. É assim. Invento coisas. Provavelmente estas semelhanças só existirão na minha cabeça. Mas como tenho imaginação para dar e vender resolvi apostar neste post e depois vocês dizem-me o que acham.

Conhecer o mundo sem sair do país quase que é possível ao visitar estes lugares em Portugal que fazem lembrar outros países. Selecionei alguns sítios que me vieram à memória e que parecem vindos de outros locais. Seja pela decoração, inspiração, ambiente, comida ou vibes há muitos locais que me fazem lembrar sítios onde já fui.

Bar Leblon – Costa da Caparica VS Bar Single Finn Indonésia

Foi há uns dias que foi ao Leblon na praia de São João e apesar de ter nome de terra brasileira fez antes lembrar Bali (também verdade seja dita que eu ao Brasil nunca fui). Opah, fiquei com tantas saudades. Um bar em madeira, Os chapéus de sol pendurados. Música. Amigos. Descontração. A única diferença é que o bar de Bali era construído no top de uma colina virado para o mar. Tinha uma vista para o pôr do sol e para os surfistas lá em baixo (que é indescritível) e este, cá em Lisboa, está construído à entrada (ou saída, como quiserem) da praia, com pouca vista para o mar.

Leblon, praia de São João, Costa da Caparica
Single Fin, Uluwatu, Bali, Indonésia

Praia Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra VS Tulum, no México

O caminho a pé até à Praia Ribeira do Cavalo não é o mais fácil de fazer. Mas garanto que vale a pena pelo menos tentar um vez. Toda a descida até lá abaixo nos mostra um paisagem adorável. Já não me lembro em que altura lá fui, mas sei que me fez recordar uma vista que tive no México. A cor da água, a envolvência, a descida. Não sei bem, mas levou-me para lá imediatamente. E fico fascinada e com a certeza de que Portugal tem praias mesmo maravilhosas e bonitas ao ponto de poderem ser comparadas com locais considerados paradisíacos. Este é capaz de ser o meu top 1 dos lugares de Portugal que fazem lembrar outros países.

Restaurante Boa Bao VS Comida da Tailândia

Ora bem não quero comparar o restaurante em si, porque na Tailândia nenhum tem aquele aspecto. Quer dizer, deve haver, mas os mais típicos (e melhores) são mesmo na rua. Mas toda a envolvência e ambiente dentro do Boa Bao , em Lisboa, me levam para a Ásia outra vez. Mas, bem, é a comida que quero destacar aqui. Se querem provar os sabores da Tailândia sem nunca ter lá ido podem ir aqui à confiança.

Restaurante Boa Bao, Lisboa
Railey Beach, Tailância

Torre Vasco da Gama VS Torre do Dubai

Será uma comparação demasiado ambiciosa? Seja. Também a ponte de São Francisco parece a 25 de Abril e ninguém diz nada por isso também posso comparar estas duas torres!

Pasta Non Basta e Zero Zero, em Lisboa Vs Itália

Se há comida que eu podia comer sempre é massa. Ficaria imensa, eu sei, mas ao menos também estaria feliz. Em Itália comi maravilhosamente bem. Eram entradas, eram pastas, eram pizzas, eram sobremesas, tudo e mais alguma coisa, como se costuma dizer. Para me transportar de volta para lá basta comer a carbonara destes dois restaurantes: o Pasta Non Basta e o Zero Zero. Além disso também a decoração de ambos os restaurantes fazem lembrar muito as vibes italianas pelo que estão muito conseguidos os dois. Nota-se que adoro Itália?

Aveiro VS Veneza ou Amesterdão?

É bem um clássico comparar Aveiro a Veneza. A Veneza portuguesa, dizem. Claro que sim, aqueles canal maravilhoso com a gôndola a passar só em Veneza mesmo. E é uma experiência que todos deviam ter (apesar de cara para o efeito). Mas acontece que Veneza tem milhares de canais muito mais estreitos, e mil ruas em que tem que passar quase uma pessoa de cada vez. Não sei isso se pode comparar a algum outro lugar do mundo, porque é muito característico. Por isso pensei em comparar Aveiro também a Amesterdão. Também tem os seus canais e passeios turísticos de barco, além das casas barco que eu absolutamente adoro! Aveiro, faz assim, parte dos lugares em Portugal que fazem lembrar outros países, e não contente com um, dou-lhe até dois!

Quinta das Conchas, em Lisboa VS Parque del Retiro, em Madrid

Bom, ainda que a dimensão seja largamente diferente, achei que esta comparação fazia muito sentido. Ora bem, passamos a da vida a dizer que outros países têm imensos espaços verdes dentro das cidades e que isso é espetacular (como Londres que tem imensos parques) mas depois esquecemo-nos que nós também temos.

Na Quinta das Conchas temos um espaço verde gigante, tem parque para crianças, parque de merendas, espaço de mata ou bosque (que é mais chique), cafés, espaço de leitura, enfim. E depois, além da Quinta das Conchas que me faz recordar o Parque do Retiro, em Madrid, temos muitos outros parques do género onde até piqueniques podemos fazer

Quinta das Conchas, Lumiar, Lisboa

parque do retiro madrid
Parque do Retiro, Madrid

Avenida da Liberdade, Lisboa VS Campos Elísios, em Paris ou Las Ramblas em Barcelona

Não acham semelhante? Paris foi o primeiro sitio fora de Portugal que eu conheci. E onde mais queria ir no mundo. Achei que percorrer os Campos Elísios era muito parecido a descer a Avenida da Liberdade e fiquei maravilhada. Depois percorri as Ramblas, em Barcelona e apesar de não haver clima comparável aquele (que é boémio e descontraído) também achei que tivéssemos que ir buscar algo de Portugal para ali podia perfeitamente ser a nossa avenida das marchas populares.

Termas do Luso VS Termas de Budapeste

Ora aqui vou atirar-me para fora de pé e dar tudo. As termas de Budapeste tem uma parte de água no exterior. E apesar de estar um frio desgraçado cá fora a água está muito quentinha e é um máximo lá estar dentro. Claro que cá, as termas são interiores e nunca na vida estaria aquela gente toda dentro da mesma água. Mas pronto só para vos dizer que as termas lá são muito famosas e há pessoas de todas as idades enquanto que aqui são vistas como um turismo mais sénior.

===

Este post sobre lugares em Portugal que fazem lembrar outros países é uma brincadeira, claro, Por isso se se quiserem juntar e partilhar alguns lugares que vos remetam para outras culturas, digam ai nos comentários. Espero que tenham gostado