como usar plantas na decoração

Este não é um post sobre como cuidar de plantas. Até porque não sei muito mais do que regar e mudar a terra. Este post é sobre como usar plantas na decoração. Como fazer com que elas sejam incluidas e façam parte das cores, dinâmica e dinâmica da nossa casa.

Uma vez que estamos a falar de como usar plantas na decoração e não de flores… é preciso notar que a maior parte delas é verde. Poderão haver algumas que tenham detalhes amarelados, mais brancos ou até mesmo a dar para o roxo. Mas no geral, quando penso em plantas penso em verde. Portanto, tenho aqui uma questão. A decoração tem que ser verde? A resposta é não. A cor é importante na decoração, como é óbvio, mas há maneiras de fazer com que as plantas se integrem no nosso estilo sem ser apenas pela sua cor.

Como usar plantas na decoração se elas são todas verdes?

Esse problema resolve-se fácilmente através dos vasos que usamos. No meu caso uso muito cestos na decoração. E eles são excelentes vasos. Logo como os cestos já estão incorporados no meu estilo de decoração, as plantas acabam por complementar isso.

Outra opção é colocar as plantas dentro de vasos da cor predominante que temos em determinada divisão da casa. Uso muitos vasos de madeira, mas a maioria são vasos brancos ou de verga.

Se ainda assim nada disto fizer sentido para vocês e preferirem mesmo usar elementos da mesma cor…é fácil. Uma vela da mesma cor. Livros nos mesmos tons. Almofadas a enfeitar. Plantas perto umas das outras. Os pormenores contam.

Como usar plantas na decoração se têm que estar sempre perto de janelas?

A verdade é que nem todas as plantas têm obrigatoriamente de estar junto a janelas. Aquilo que sei sobre plantas (que não é muito profundo nem detalhado) permite-me entender que algumas precisam de mais sol do que outras. (o mesmo se passa com a água, algumas precisam de ser regadas todas as semanas e outras menos vezes) portanto existem algumas plantas que apenas precisam de claridade e nem pedem contacto direto com o sol.

O comum é colocar as plantas em vasos no chão em vasos bonitos. Mas eu por exemplo, só tenho duas no chão. Todas as outras estão em cima de mesas (da cozinha e da sala) em cima de móveis e em cima de prateleiras (a minha forma preferida)

Ideias de como usar plantas na decoração:

  • Colocar as plantas no chão dentro de cestos de verga ou vasos com pés para que a planta fique mais alta e ganhe destaque na decoração.
  • As plantas pequenas, como suculentas ou cactos, ficam bem nas mesas de apoio ou de centro pois assim não tapam a vista para a televisão ou outra área.
  • As plantas de nome trepadeiras são as que ficam melhor em prateleiras (e esta é a minha forma preferida de as usar) porque as suas folhas ficam a cair sobre a parede.
  • Uma forma muito bonita de usar plantas é pendura-las nas escadas de bambu ou mesmo no tecto, naqueles vasos suspensos.
  • As plantas maiores ficam muito bem junto a paredes. Pensem…onde colocam a árvore de natal? Geralmente num cantinho vazio. É ai que fica bem um planta alta.
  • As plantas podem ser colocadas em qualquer divisão da casa. Até há pouco tempo só tinha na sala e na cozinha. Depois comprei duas para o escritório. E adoro ver no hall de entrada, mas é a zona que tem menos luz portanto nem todas as plantas servem para lá estar.

Como usar plantas na decoração? É muito fácil. Junto a livros na sala. Na bancada da cozinha. No móvel do escritório. Elas dão um ar muito fresco, moderno e muito acolhedor à casa.

Sinto que ter plantas em casa (e saber cuidar delas já agora) é ser adulto. Se compramos uma planta e temos contas para pagar, pronto, fomos apanhados na praga da idade.

Gostaram deste post? Têm muitas plantas em casa? Contem-me sobre a forma como gostam de as ver na vossa decoração.