como tirar boas fotografias

“Como tirar boas fotografias?” não é daquelas perguntas chatas nas quais clicamos e a resposta é um verdadeiro nada. Como aqueles “depende” ou “não há respostas certas” ou pior ainda…”não há milagres”. Para esta pergunta há sim respostas. Pelo menos há regras para que uma fotografia fique tecnicamente boa. Agora se fica bonita, isso já é outra conversa.

A fotografia é uma arte bem subjetiva pois funciona segundo o gosto pessoal de cada um e por isso permite várias belezas. Ser bonita não determina que a fotografia seja boa. Há uma possibilidade infinita de cores, enquadramentose perspetivas. É justamente isso, a visão, que faz com que uma fotografia seja diferente da outra. A beleza está também aqui.

É possível estudar, aguçar o engenho, aperfeiçar a técnica, treinar o talento e a criatividade. E a prova disso são os excelentes profissionais que existem na área da fotografia. Não quero com isto dizer que qualquer um pode fotografar. Na verdade pode, claro que sim. mas tanto melhor quando quando se domina a técnica, quando se tem o olhar treinado e sobretudo a mente aberta e imaginação sem fim. Se gostam, não deixem de fotografar.

A minha história com a fotografia

Sempre gostei de fotografia. Comecei por ficar à frente da câmara sempre muito à vontade, armada em esperta. Em criança não podia ver uma máquina apontada que toda eu virava pose de miss. Não sei se sou fotogénica ou não, mas nunca me importei tanto com isso. Quando se trata de alguma coisa que gosto de fazer eu lanço-me.

Mais tarde passei a gostar também de ser eu a fazer os cliques. Só não sabia como tirar boas fotografias. No meu curso de jornalismo tive o primeiro contacto com as técnicas da fotografia na cadeira de fotojornalismo e achei tudo fascinante. Tirei depois um curso de fotografia específico para aprender o básico e mais importante para manejar corretamente a máquina. Acredito que depois de saber a técnica o que distingue uma fotografia boa de outra é a criatividade do olhar. Antes olhava para tudo e disparava. Agora vejo melhor.

Depois surgiu o instagram e o meu gosto pela fotografia não só aumentou como se põe cada vez mais à prova e estou sempre a ver como tirar boas fotografias. Esta é uma plataforma de imagens que se querem bonitas e atrativas. E isso obriga-me não só a usar boas práticas como as melhores técnicas, mas principalmente a imaginação.

Não domino a técnica completamente, há muitas coisas que ainda não sei, mas tenho o gosto e esforço-me para saber como tirar boas fotografias. Desta forma, este post não é para vos falar sobre o ISO, a velocidade, o obturador nem sobre o diafragma. Tudo isto são questões cruciais para fotografar profissionalmente, mas sobre as quais não estou habilitada para falar. Vou antes falar um bocadinho do resto…

O que é uma fotografia?

  • Comunicação (passa uma história/mensagem)
  • Expressão (de emoções, ideias, pensamentos)
  • Arte (uma elevada forma de arte)

O que eu acho importante para tirar boas fotografias?

  • Luz. Sabem quando no marketing se diz que o conteudo é rei? Na fotografia a luz é a rainha.
  • Enquadramento e composição: as linhas de um prédio numa fotografia de paisagem estarem alinhadas transmite uma ideia de “estar tudo certo”. Uma foto de pequeno almoço em que as taças aparecem alinhadas com os talheres ajudam a evitar confusão, traz tranquilidade visual. Além disso o enquandramento e a composição ajudam a levar o olhar para o local de destaque na fotografia, como se faz nas páginas de jornal com as manchetes )
  • Cores: a harmonia que existe as cores permite que se leia melhor uma fotografia. Vale também para ao preto e branco.
  • A história que contam. A forma como se “desenha” uma fotografia permite contar uma história. E todos os outros elemenbtos anteriores contribuem para isso. As cores podem expressar sentimentos. Um objeto pode recordar uma emoção. A forma como se deixam espaços vazios ou muito cheios pode transmitir sensações.

Como tiro as minhas fotografias?

  • Fundo branco
  • Edição fria em tons mais azulados
  • Composição com elementos/objetos/cores que se interliguem e comuniquem entre si. Esta é a minha parte preferida porque é aqui que uso a imaginação
  • Enquadramento que não cause confusão ou excesso de informação. Por exemplo, gosto de deixar “ar” numa imagem, isto é…espaço sem nada.

Algumas opções criativas na fotografia

  • Composição e enquadramento: A regra dos três terços diz-nos para não posicionar o objecto principal da fotografia ao centro. Como esta regra existem outras como por exemplo usar a simetria para dar impacto visual ou dar a ideia de movimento deixando espaço livre no lugar para onde “a pessoa” se dirige e nunca ao contrário, se não cortamos a trajetória e é como se a pessoa saísse de plano.
  • Luz natural: Sempre que possível é benéfico fotografar com a luz do dia, mas também é preciso atenção tanto às sombras como à sobreexposição. Portanto o local de onde essa luz vem face ao sítio em que nos encontramos é importante.
  • Perspectiva: tem a ver com a nossa localização face ao objeto que queremos fotografar. De cima, de baixo, de lado, de frente, de esguelha, enfim. Podem estar vinte pessoas à volta de uma mesa com um objecto no meio. Se a posição delas é diferente, a foto será única porque os pontos de vista são diferentes. Acho isto, aliado ao cunho pessoal que metemos em cada fotografia, o factor diferenciador mais importante de todos.
  • Edição: Não achem que a edição desvirtua a fotografia. Se não alterarem a sua essência, a edição é uma óptima aliada para ajudar a melhorar e a chegar ao resultado final pretendido, que muitas vezes não se consegue ao natural, digamos. Pessoalmente recorro à edição para uma coisa fundamental que é a luz. Nem sempre consigo o melhor momento do dia para fotografar em casa, então socorro-me da edição. É tão importante saber editar como saber como tirar boas fotografias.

Géneros de fotografia

  • Retrato, moda, casamentos, etc.
  • Paisagem, vida selvagem, desportiva
  • Produto, comida, etc
  • Flatlay
  • Documental, fotojornalismo, ect

Sugestão de bons fotografos:

Textos sobre fotografia que já escrevi aqui no blog:


Faço questão de ter sempre aqui no blog como instagram fotos tiradas por mim. Acho importante ser eu porque, para além de ficarem como eu quero correspondem sempre ao meu estilo. Eu divirto-me muito a fotografar e a desarrumar tudo à volta. Vou buscar coisas que não lembram ao menino jesus para meter numa foto a ver se resulta. A verdade é que às vezes não fica bem. Tal como na escrita, há fotos que não nos servem. Há dias em que não sai. E está tudo bem. Tenta-se outra vez amanha. Posso não ser uma especialista na área. Mas gosto sempre de abordar aqui temas dos quais gosto. Este é um deles e por isso decidi falar de fotografia hoje.

E vocês gostam de fotografia? Costumam ser vocês a tirar as vossas próprias fotos? O que é para vocês uma boa fotografia?