hotéis em portugal

Já há muito tempo que queria escrever um post sobre os hotéis em Portugal. Eu adoro ir para hotéis. É uma coisa minha. Sinto-me muito bem com todas aquelas mordomias como ter o pequeno almoço e a cama feitos.

Quando vou para fora do país, confesso que o hotel é o que menos me interessa. Só lá vou dormir. Quero que seja barato (tipo… obrigatório) e a única coisa que não dispenso é a limpeza (pena muitas vezes não dar para se perceber nas fotos). Não me interessa o tamanho do quarto, se tem camas separadas ou banheira nem as estrelas que tem. Digo-vos que já fiquei em hotéis bastante maus até por causa desta visão de só querer um sítio para dormir. Mas cá em Portugal as coisas mudam muito de figura. Porque quero outras coisas.

Hotéis em Portugal

Cá em Portugal o meu conceito muda totalmente. Ir para um hotel “vira” toda uma experiência. Já fui para hotéis sem fazer tensões de lá sair portanto o “é só para dormir” passa a ser “é para aproveitar o hotel. e isso implica todas as coisas que um hotel possa ter para oferecer: pequeno almoço, piscinas (interior e exterior), circuito de spa e massagens, espaço exterior para passeios, espaço interior bonito e espaçoso, enfim. Claro que isto são coisas que obviamente são mais dispendiosas. Não minto. Gasto mais dinheiro em hotéis em Portugal do que alguma vez gastaria lá fora, porque lá está a ideia do que quero do hotel é absolutamente diferente.

O problema deste “vício” é o preço. Infelizmente ficar em hotéis em Portugal às vezes fica muito caro e a pessoa tem que apreciar bem os prós e os contras. Cada um saberá aquilo que faz sentido para si gastar. Estes hotéis para mim valem o dinheiro, tendo em conta aquilo que eu valorizo numa estadia. Vamos então aos hotéís em Portugal onde mais gostei de ficar.

Hotéis no centro e norte

Pedrogão Pequeno: O Hotel da Montanha foi um dos meus preferidos de sempre. O pequeno almoço era brutal, mas é a piscina que me ganha devido à vista maravilhosa e da qual nunca mais me esqueci. Pedrogão não tem nada para ver e este foi um dos casos em que fui mesmo só aproveitar os serviços do hotel.

Alcobaça: No Your hotel and Spa já fiquei mais do que uma vez porque acho que o preço até é mais ou menos acessível para os serviços tão bons de que o hotel dispõe. Houve um dia em que tive que sair antes do horário do pequeno almoço (muito cedo, portanto) e foi me servido um menu especial para não ir sem comer. Estas pequenas coisas deixam marca!

Luso: o Grande Hotel do Luso é conhecido pelas suas termas assim como toda aquela região. Muito boa e serena a estadia aqui se gostarem destas coisas. Fica muito perto do Bussaco que é uma zona de passeio.

Montargil: O Lago Montargil & Villas tem a parte de hotel e a parte de apartamentos. Já fiquei em ambos. O hotel tem um serviço e envolvência excepcional. Quanto às vilas recomendo vivamente se forem em grupo para maior privacidade e claro para dividirem os custos que são um pouco altos.

Serra da Estrela: Eu adoro a Serra e já fiquei em vários locais. Quero destacar o Luna Chalés da Montanha, com um estilo rústico que tem tudo a ver com o ambiente da serra (mas pronto isto é um pequeno à parte do assunto hotéis, vá.) Noutra onda e totalmente dentro da vibe hotel com todas as comodidades recomendo o Luna Hotel dos Carqueijais que é assim a coisa mais acolhedora de sempre para o inverno na Serra.

Hotéis perto de Lisboa

Sesimbra: O Sesimbra hotel e Spa é top! Primeiro ponto a favor é ser num sítio que eu adoro. Sesimbra é a minha praia de infância. O hotel fica na primeira linha da praia. O quarto no qual fiquei tinha janela direta para a praia e pude acordar a olhar para o mar. O que é que eu quero mais da vida?!

Cascais: O The Oitavos talvez seja o hotel mais caro desta lista. O quarto dava para fazer uma corrida lá dentro de tão grande que era. Tinha imensas áreas e todos os pormenores eram incríveis. Até o raio das almofadas eu achei diferentes dos outros hotéis! Todo o hotel segue linhas muito modernas e é bastante espaçoso. A sério, há espaços que estão vazios, tipo com uma cadeira, sei lá, tal é a magnitude da coisa. A piscina tem a água ligeiramente aquecida.

Torres Vedras: Já fui mais do que uma vez ao Dolce campo real e adoro. É também um cinco estrelas que fica a poucos quilometros de Lisboa. A piscina exterior é um espaço muito agradável. As massagens são boas e a comida é óptima. Tem um campo de golfe de perder a vista para quem apreciar. Já fui há bastante tempo, mas quero ir outra vez porque foi completamente renovado este ano ficando mais moderno, com linhas mais atuais. Fica perto da Adega Mãe para quem gostar de fazer visitas a vinhas e fazer provas de vinho!

E no Algarve?

No Algarve a conversa é outra. Vou quase todos os anos para lá no verão e gosto muito, mas fico mais em casas alugadas do que em hotéis porque fica mais em conta. No entanto, gostaria de destacar o Monchique resort and spa no qual já fiquei e era óptimo e o Salgados Palm Village apartments and Suits um sítio onde já fiquei mais do que uma vez, mas sempre em regime de apartamento.

Lista de hotéis em Portugal onde quero ficar

Tenho uma lista de hoteis em Portugal onde quero ficar. Só para perceberem como eu gosto disto. Às vezes não é o local do mapa que me chama… é o hotel. Eu não quero propriamente ir àquela cidade, quero ir àquele hotel. Será um hobbie? Devia ser patrocinada por isto! Eu sou boa a experimentar hotéis.

Estes são os hotéis em Portugal onde gostava de ficar numa próxima:

Também gosto muito de alojamentos locais e turismo rural. Como sei que esta modalidade também agrada a muitos de vocês, vou fazer outro post igual a este com dicas e sugestões deste género de sítios também, porque há coisas espetaculares.

Espero que tenham gostado deste post e deixo-vos uma dica final. O booking tem promoções boas, mas às vezes os próprios hotéis têm preços mais baratos se marcarmos diretamente com eles. Vale a pena fazer uma pesquisa na epóca que queremos ir e fazer este check em ambos os lados.