escape room

Quem é que é a alminha que acha graça a meter-se dentro de uma sala fechada durante uma hora a resolver enigmas para sair de lá? Eu! E é nisso que consiste um Escape Room ou Escape Game.

Não precisam de temer nada. Não é o “saw”. Não vão ficar lá presos para sempre. É garantido que saem! E é muito divertido! Porque à medida que vão descobrindo coisas o entusiasmo aumenta.

De vez em quando vou ganhando uns vícios. Nada maléfico, não se assustem. São daqueles bons. Por exemplo, passo temporadas a comer sempre as mesmas bolachas. Até me enjoar. O mesmo acontece com as músicas. São dias e dias a ouvir a mesma de seguida, até cansar. O meu mais recente vício é capaz de ser ir a Escape Rooms. Bem, não o faço com a mesma frequência com que como bolachas! Na verdade, só fui a três. Mas foram todos muito seguidos. E acho que fiquei a gostar muito e quero ir a mais.

As salas são normalmente temáticas, e o objetivo é encontrar algum objecto que decide o fim do jogo. Não é preciso saber absolutamente nada sobre o tema em si! Regra geral são jogos de raciocínio, lógica e observação, por isso é muito interessante fazer em grupo.

Onde fazer um Escape Room?

Há muitas salas e temas. Para todos os gostos. Filmes, séries, personagens, locais ou terror são alguns dos temas que dão mote aos cenários dentro das salas. Mas não é preciso saber nada específico sobre o assunto. Portanto é só escolher o que gostam mais! Vou deixar-vos este texto da Time Out que acho muito completo e atual com todas as salas em Portugal.

Mission to Escape

Todos os Escape Room que fiz até agora foram na empresa Mission to Escape. Existe em Lisboa e no Porto. Nenhuma sala é claustrofóbica nem assustadora. Só mesmo um quebra-cabeças ao vivo! Mas em bom.

O primeiro que fiz chama-se “Assalto aos estúdios”. Era suposto roubar os discos do Julinho. Não conseguimos concluir. Passados os 60 minutos apareceu-nos o senhor a dizer que, infelizmente, perdemos o jogo. Ficámos imenso tempo volta de segredos que não descortinamos. A conclusão? Fiquei com vontade de fazer mais até conseguir.

Da segunda vez escolhi a sala “Da Vinci” e tinha que encontrar o santo graal. E desta vez consegui no tempo limite. Era uma alegria sempre que descobríamos uma coisa e avançávamos. Menos complicado do que o anterior mas muito interessante na relação com as histórias do livro e do filme.

Uns dias depois fui ao Escape Room do Harry Potter. Como já sabem eu mega fã. E consegui fazer em menos de 6o minutos. Achei muito giro. Penso que à medida que vamos fazendo mais ficamos mais atentos a determinadas coisas e a coisa vai facilitando!

Porque gosto de fazer Escape Rooms?

O que é acho interessante em entrar num Escape Room é, além de descobrir mistérios é a interação entre o grupo. Temos de pensar juntos para conseguir. E todos os palpites são válidos. É conveniente usar a capacidade de lógica de cada um para alcançar rápido o objetivo. Nem todos pensamos de forma igual e isso ajuda muito! Vamos descobrindo coisas, o tempo está na parede a contar, mas não sabemos o quão perto estamos do fim. Podem faltar mais 10 coisas ou apenas duas ou três. Uma pista leva a outra e assim por diante.

Acho giro, divertido, didático, estimulante e criativo! Já fizeram ou querem fazer algum?