Receitas com courgette
Depois de receitas com bacalhau, receitas com brócolos, receitas com tamaras e receitas com banana…chegam agora as receitas com courgette. Uff, deixem-me só descansar um pouco desta autopublicidade. Já que não somos patrocinados pelo Pingo Doce abusamos nos links internos.
A courgette foi o primeiro legume que tolerei. Não sei se sabem. Mas eu tive uma altura da vida em que simplesmente não comia verdes. É. Comia em criança (tudo menos agrião) e depois deixei de comer. Porque não queria, não gostava. Enfim. Ainda não adoro, mas tento. A primeira a vencer foi a courgette. Adivinham porquê? Ora porque não sabia a nada e era fácil de incluir em vários pratos de forma imperceptível. Notem que não a como propriamente à dentada nem sozinha salteada. Incluo, assim como a quase todos os legumes desta vida, em pratos, de forma meio oculta!
As receitas com courgette acabam por ser muito fáceis e versáteis. E por isso vou deixar-vos algumas sugestões
Caldo verde com courgette e couve-flor
Olha que beleza. Aposto que nunca ninguém tinha usado courgette numa sopa, não é?! Uma novidade! Bom, gozo à parte, como não gosto de batata (de forma nenhuma, excepto algumas fritas) substituo-a por courgette na sopa. E esta versão de caldo verde é muito boa. A couve-flor (que também só como na sopa! Paciência!) dá uma textura muito agradável e faz com que este caldo verde até seja mais saudável do que o tradicional.
Courgette enrolada nas postas de pescada
Cortem a courgette em tiras na vertical. A grossura fica ao vosso critério. Eu posso adiantar que mais finas ficam melhores mas também são mais difíceis de manusear. Grelham-nas, durante poucos minutos. Enrolem-nas em postas de pescada já cozidas. Levem ao forno com queijo a derreter!
Risotto de courgette
A minha receita preferida com courgette. Juntá-la em cubos pequenos ao preparado para risotto. Tenho uma receita de risotto aqui. É só incluírem a courgette ou colocarem-na no lugar de algum dos outros ingredientes.
Legumes à brás
Ora aqui está um prato que é fácil, fácil. Sabem o ralador da cenoura? Será o vosso melhor amigo! Além de o usarem para a cenoura, vão usá-lo também para a courgette. No mesmo refogado irão juntar ainda alho francês e couve migada. E quando estes estiverem refogados adicionam a batata. Mas atenção que não é uma batata qualquer! Vai ser batata doce palha! Em seguida três ovos tal como a receita do bacalhau à brás! O segredo é que sejam legumes que possam ser “ripados” para ficarem todos com a mesma forma!
O fenómeno das receitas com courgette como substituição da massa
Já tinham ouvido falar disto? Desde que apareceu um objeto chamado espiralizador que se espiraliza tudo. É beterraba. É cenouras. É courgetes. Pessoalmente, acho demoníaco substituir a massa pelo que quer que seja. Adoro massa e nunca vou desistir dela ou trocá-la. Mas se vocês gostarem, têm estas duas sugestões.
Courgette espiralizada com carne picada
Só têm que arranjar este objeto, espiralizar a courgette, cozê-la e servir com carne picada no lugar da esparguete.
Courgette laminada substituição de massa de lasanha
Enquanto partem a courgette para a grelhar para o prato lá de cima aproveitem para fazer outro prato (olha a preparação das marmitas a surgir – é assim que eu faço! Aproveito que estou com a mão num ingrediente e prepará-lo refeições diferentes com ele) Aqui irão precisar de fatias de courgette um pouco mais grossas. Por camadas coloquem a courgette e a carne picada com queijo ralado e molho bechamel e façam uma lasanha diferente.
Que tal, gostaram? Têm cromos para a troca? Que receitas com courgette costumam preparar?
Sem comentários