Conforto
Se em tempos vos escrevi sobre sair da zona de conforto hoje faço o contrário. Tal como a vida, eu sou mesmo assim, um poço de contrariedades. E se por um lado o conforto me deixa desconfortável e tenho necessidade constante de fazer algo diferente e novo a cada momento, por outro preciso do velho amigo aconchego que me estabiliza.
O conforto no dicionário
Acto ou efeito de confortar. Aquilo que fortalece ou revigora. Sensação de prazer, de bem-estar ou de comodidade. Qualquer coisa que oferece alívio ou consolo.
O meu conforto
Sair da caixa é normalmente uma sensação de descoberta que me conforta. Sou inundada por uma espécie de poder e crença após conseguir fazer uma coisa a que me proponho e com a qual não estou à vontade inicialmente. É como uma aventura que dá um frio na barriga ou borboletas, depende. A mim isso conforta-me porque me alivia em momentos de acomodação ou aborrecimento. O desconforto conforta-me tantas vezes.
Mas nem sempre são as mesmas coisas que me confortam. Se por vezes a sensação de me sentar a ler com uma manta me dá anos de vida, outras vezes é o mar. E muitas outras (quase todas!) vezes é uma viagem que me dá o que preciso. Sinto-me muito confortável no mundo.
O conforto não é igual para todos. Basta pensar que para mim estar de meias é a sensação mais confortável do mundo e estar sem elas me deixa terrivelmente inquieta. Principalmente a dormir, Para a maioria das pessoas acontece o contrário. Quando se deitam tiram as meias para estar mais à vontade. Só a ideia de ter o lençol a tocar nos meus pés me deixa desconfortável enquanto escrevo isto. Então, o conforto é algo muito pessoal. A satisfação que sonhar com um gelado de menta me dá a mim, pode ser a agonia de muitos de vocês.
O conforto deve apaziguar-nos a agonia. Serenar a nossa inquietação ou causar alegria. Pode ser uma sensação familiar. Mas pode ser uma emoção nova. O conforto pode ser solitário. Mas também pode ser encontrado no meio da multidão. Pode ser silencioso ou barulhento. Pode fazer-nos avançar ou retrair-nos. Aquilo que torna algo confortável para alguém é muito intimo. E pode ser físico ou abstrato.
O que é o conforto para vocês e o que vos traz essa sensação?
Sem comentários