ser jovem

Será que mais alguém se apoquenta com coisas do género destas que me vêm à mente. O que é ser jovem? Será que um dia acordamos e já não somos? Já não nos sentimos jovens? Terá a ver com idade? Com sentimento? Com mentalidade? Ou por outro lado, terá a ver com consciência? Sabedoria? Responsabilidade? Capacidade de fazer coisas e querer ou não fazê-las?

Fui ao dicionário da priberam ver como definem “jovem”. Dizem que é quem existe há pouco tempo, que é novo ou recente. Depois perguntei ao chat GPT que me disse que ser jovem era “uma fase da vida marcada pelo vigor, pela descoberta e pela construção de identidade. Não é apenas uma questão de idade, mas também de atitude e mentalidade. A juventude é caracterizada pela curiosidade intensa, pela vontade de experimentar, aprender e explorar o mundo ao redor. É um período de crescimento pessoal, onde as pessoas desenvolvem suas paixões, valores e visões de mundo.”

O que é ser jovem afinal?

Para apoio à primeira habitação, em Portugal, são consideradas jovens as pessoas até aos 35 anos. Contudo, para fazer o cartão jovem (sabiam que ainda existe? Bom, se forem demasiado “jovens” poderão nem saber o que é) podemos ter até 29. Já os preços para fazer um interrail são mais baratos até aos 27. Por esta pequena amostra já percebemos que ser jovem tem variações. Não quererá isto dizer que podemos ser jovens em qualquer altura? Que a juventude está muito mais na mente do que na idade do cartão do cidadão? Hum?

Sejamos jovens premium!

Um idoso pode ter alma de jovem e querer na mesma descobrir coisas à sua volta. Com o avançar da idade alcançamos estados de compreensão e damos por nós a querer fazer coisas diferentes de antes, então a curiosidade nunca acaba nem é uma coisa exclusiva de quando somos mais novos. Podemos chegar a adultos sem saber ainda muita coisa que nos define, permanecendo numa juventude tardia. Ou podemos ser adultos que se recusam a deixar de ser jovens sofrendo de síndrome do Peter Pan (como eu!) Mas também podemosser adultos e encarar as coisas de maneira diferente, compreendendo-as de forma que antes não compreendíamos. Sejamos jovens premium!

Podemos pensar que a juventude é uma época. Uma altura da vida em que ao viver na casa dos pais temos poucas responsabilidades, sobretudo ao nível de dinheiro. Mas não se pode reduzir a juventude a isso. Não se pode ver os jovens como inconscientes que aguentam bem sair à noite duas vezes seguidas (de saltos altos e tudo). Isso é cliché. Verdade, porém cliché!

Ser jovem é um período da vida que se pode esticar pela vida fora desde que o queiramos sentir. Envelhecer é um privilégio. Envelhecer jovem é uma sorte. Todos devemos fazer pela nossa.

Às tantas, não chegámos a nenhuma conclusão sobre o que é ser jovem. Porque todos o podemos ser à nossa maneira. Até querermos.

Como gosto muito deste assunto e reflito sobre ele em muitas alturas da vida, deixo-vos alguns textos relativos ao tema: