livros com realismo mágico

Fui à procura da definição de livros com realismo mágico para entender o meu fascínio por esta corrente literária. Aquela que gostei mais foi a que diz que a ideia consiste em introduzir elementos impossíveis na vida quotidiana. Mas também pode ser quando se mistura a vida real e normal com acontecimentos mágicos, fantásticos ou inexplicáveis.

Normalmente os livros com os “e se” da vida entram nesta categoria e eu adoro. Porque nos levam a refletir o que faríamos se tal coisa nos acontecesse. E ficamos mesmo só no fator da imaginação porque, lá está, são coisas que não acontecem na realidade.
 
Mesmo quando os livros com realismo mágico não são os meus preferidos, lembro-me da premissa deles. Acho sempre que são histórias muito criativas e inusitadas. Porque exigem de facto a invenção de alguma coisa. Ou seja é um mundo inventado mas não como na fantasia  porque ele existe realmente. Pode por vezes ser confundido ou ter algo de distopia também.

Sugestão de livros com realismo mágico

Vou dar-vos um conjunto de sugestões e dizer-vos de que trata a história para soltar a vossa curiosidade.
 

As intermitências da morte

E se amanhã ninguém morresse? O que aconteceria à sociedade como a conhecemos se todos vivêssemos? À primeira vista parece bom e bonito. Mas se pensarmos em todos os pontos de vista dados pelo livro (Os lares cheios. As funerárias vazias. Os seguradores falidos. As pessoas acamadas sem melhorar e sem morrer. Os princípios da eutanásia e as relações familiares) seria assim tão bom?

A vida invisível de Addie Larue

Addie pode viver para sempre (com a mesma idade) mas ninguém se lembra dela no dia seguinte. Fez um pacto e escolheu esta vida, mas será que vale a pena viver sem ser lembrada?

A rapariga das mil vidas

Noa acorda repetidamente noutras vidas. Ela lembra-se da vida anterior e tem recordações da vida atual. Ela sabe que não é a mesma pessoa em cada vida, mas tem que se adaptar à família que tem, aos amigos, ao emprego. Vantagens? Ter mil vidas, mil experiências, ser mil pessoas. Desvantagens? Descubram ao ler.

A biblioteca da meia noite

Nora pode ver pedaços de vida que não viveu. Numa biblioteca infinita com todos os caminhos que podia ter tomado e não escolheu. 

A medida

Toda a gente recebe à sua porta uma caixa com uma corda cujo tamanho permite saber se vai ter uma vida longa ou curta. Abrias a caixa? Um livro com imensas lições e que entrou direto na minha lista de preferidos. Podem ver a review completa aqui.

Daqui a cinco anos

Dannie tem a vida planeada ao milímetro. Um dia acorda e percebe que está cinco anos à frente e com uma vida completamente diferente da que tinha. Foi um sonho intenso. Mas quatro anos e meio depois conhece o homem que estava nesse sonho. E tudo se encaminha para o resultado que previu naquele dia. Um livro sobre as imprevisibilidades da vida.

A mulher do viajante no tempo

Henry conhece a mulher quando ela é uma criança (ao viajar no tempo) e depois quando se encontra com ela no presenta ela lembra-se dele mas ele não pois nesse tempo ainda não a visitou.

O oposto de sempre

Ele vive repetidamente o mesmo dia. De todas as vezes tenta mudar ou impedir algo de acontecer. É um livro sobre ações e consequências.

Imortalistas

Quatro irmãos vão a uma vidente que lhes diz a data da sua morte. O livro é sobre a forma como cada um vai viver a partir desse dia com essa informação na sua posse.

Quando danças com o coração

Ela é descrente no amor porque sempre que alguém se beija à sua frente ela consegue ver a forma como essa relação vai acabar no futuro.

De amanhã em amanhã

Alice tem o pai no hospital e ao andar para trás no tempo pode reviver alguns momentos do passado com ele. Secretamente, ela espera poder fazer algo que faça com que no presente ele não esteja doente. 

 

Já leram algum destes? Têm livros com realismo mágico para a troca?