Como passar tempo em casa sem me aborrecer

Como passar tempo em casa sem me aborrecer

Houve um tempo em que passar dias em casa me aborrecia profundamente. Hoje não. Hoje eu anseio por passar dias em casa. Não fazer nada é uma arte que não está ao alcance todos. Eu por acaso aprecio e até consigo “não fazer nada” muito bem. Tenho excelentes capacidades nesse campo. Mas não gosto de fazer sempre isso. Gosto de ter actividade. Então como estar ocupada em casa? Como passar tempo em casa sem me aborrecer?

A idade tem me trazido tanta sabedoria. Ai tem, tem. Eu pensava que não. Que isso eram tretas. Mas, não é que é verdade? Se me dissessem há uns anos que eu ia estar em casa uma semana inteira até me ria. Isso é que era bom. Em casa, sem fazer nada? Eu?

Pois que agora tudo mudou. Por amor de deus deixem-me sossegar em casa. Sou uma pessoa que vai para idosa e andar em saídas e jantares durante a semana já não me deixa satisfeita. Estou a gozar, eu vou na mesma, mesmo que me doam as pálpebras no dia seguinte, eu vou, aí de mim que perca uma festança. A questão é que se não for também já não me inquieto estão a ver?

Descobri que há uma montanha de coisas que posso fazer em casa que me deixam também muito satisfeita. E que na correria dos dias de trabalho não temos tempo, nem vontade. E não estou a falar de lavar a loiça. Talvez isto sejam consequências dos primeiros meses na casa nova e depois passe. Mas enquanto não passa, está a ser maravilhoso.

Como passar tempo em casa sem me aborrecer?

Dormir: em primeiro lugar dormir sem despertador. Quando é que temos tempo para isso? Nunca. Exato. Até nas férias meto despertador para ir para a praia, gente. Se estiver uns dias de folgas/férias em casa não preciso e mesmo que acorde tarde não faz mal porque tenho o resto do dia.

Tomar o pequeno almoço sentada e com tempo: Maravilhas que caem em desuso nos dias de trabalho. E no fim-de-semana temos de despachar para ir às comprar ou fazer as limpezas. Nos dias em casa não. Preparo o pequeno almoço nas calmas.

Ler: Oh santa vida, como ter tempo para ler é bom. Tipo, sem ter os olhos a cair de sono antes de ir para cama. Poder ler de manhã e à tarde no sofá ou na varanda. Aquele sentimento de avançar na pilha de livros que ali está para poder comprar mais!

Ir ao ginásio: Ok, pequeno aparte para dizer que ir ao ginásio não é uma coisa maravilhosa. Só a meti nesta lista para afirmar que tendo dias em casa, posso ir ao ginásio à hora que me apetecer e ainda me sobrar dia. Percebem? Ou… pequena invenção revolucionária…posso fazer exercício em casa mesmo!

Escrever no blog: Estar em casa a escrever no blog e saber que tenho tempo para o fazer faz com que tenha uma ideia enquanto ainda estou a escrever sobre a outra. E isso é muito bom. Adoro sentir-me produtiva, motivada e criativa.

Ver séries e novelas em atraso: Maravilha do século XXI. Ir buscar coisas que deram a semana passada e ver agora. De seguida ainda por cima.

Pesquisar: Andar pela internet à procura de coisas que já queria ver há muito tempo. Ver sites, youtube, pinterest, blogs, artigos que tinha guardado e agora posso ver. Com atenção e tempo para digerir e pensar sobre isso.

Experimentar receitas: Aquelas que vemos nos livros e nas revistas e nos blogs. E nunca temos tempo de fazer? Essas mesmo.

Pensar e refletir: A sorte que é ter a mente um bocadinho mais livre para poder pensar em nós.

Às vezes tenho tantas coisas para fazer quanto estou em casa que até preciso de mais tempo. E não referi nenhuma tarefa doméstica embora também as vá fazendo no meio destes dias. Sabe-me muito bem ter alguns dias só para mim. Claro que tudo o que é em demasia é chato. Mas um dia ou outro em casa consigo perfeitamente tolerar e até gostar muito sem me sentir aborrecida. Temos que aprender a gerir o nosso tempo, é um facto. Mas para isso precisamos de facto de ter esse tempo.

E vocês, gostam de passar tempo em casa? O que fazem para não ser aborrecido? O que vos faz gostar de estar em casa?

 

4 Comentários

  • As coisas dela
    17 Julho, 2018 16:19

    Este post vem mesmo a calhar pois hoje é o meu dia de estar em casa! Eheh Tão bom quando podemos ter um dia assim só para nós! Beijinhos*

    • Andreia Moita
      17 Julho, 2018 18:01

      Ahah vês, nem de propósito!! Um bom dia de folga! Beijinhos

  • Green
    18 Julho, 2018 13:14

    Acho que o que referiste reflete bem os meus dias passados em casa, principalmente quando estamos no verão mas as temperaturas lá fora não parecem ter percebido isso ainda, sabe realmente bem dormir mais um pouco, tomar um pequeno almoço mais demorado, ver umas séries/filmes o que for, ler, sei lá, algo que nos ajude a passar o tempo mas a aproveitá-lo da melhor forma.

    • Andreia Moita
      26 Julho, 2018 10:16

      Exatamente. Desde que nos sintamos bem e confortáveis, um dia passado em casa, não tem nem deve ser uma seca.
      Bj

Deixe uma resposta