talento

Podes não ter talento e fazer alguma coisa tão bem como quem o tem? O que é o talento afinal?

O talento é normalmente visto como algo inato, natural, com o qual já nascemos. Ou seja, só seremos talentosos para algo que nem sequer treinamos? Mas, o dicionário não diz só isso. Diz que é uma aptidão natural ou adquirida. Portanto, podemos aprender uma arte ou o que quer que seja. Se podemos aprender línguas, se podemos aprender história e geografia (e até matemática, imagine-se!) também podemos aprender a tocar guitarra, a escrever poemas, a costurar à máquina ou a moldar o barro. Temos essa capacidade, a de aprender.

Podemos fazer coisas que gostamos muito só porque temos vontade independentemente de termos jeito ou não. Eu por exemplo acho que não tenho muito talento para fazer bolos ou grandes feitos na cozinha, porém, todos os domingos me meto na cozinha para preparar as refeições da semana. Tem que ser! Por outro lado, não tenho talento nenhum para fazer uma série de coisas e também não faço questão de ter.

Eu adoro cantar e faço-o todos os dias. Nem quero saber se tenho jeito ou não. Vou seguir acreditando que sim! Gosto de dançar. Gosto de pintar e desenhar. Gosto de fotografar. Se terei especial talento? Não creio. Safo-me. Se basta para mim? Sim. Não desisto de fazer todas essas coisas. Continuo a fazê-las ainda que não sejam especialmente bem feitas. Para algumas delas inclusivamente já fui estudar. Porque me interessa “safar-me melhor” e quem sabe um dia chegar ao talento. Se não puder ser assim chamado, para me diferenciar dos que realmente têm um dom, que seja apelidado de, pelo menos, bem feito. Aquilo que eu não sei fazer mas me interessa saber, aprendo. Será que aprender faz com que o talento chegue? Talvez não. Pelo menos imediatamente. Mas faz-me adquirir competências para o fazer melhor.

A aprendizagem, seguida da prática, com gosto e vontade ( isto é essencial!) pode levar ao sucesso. Acredito piamente nisto. Creio que ao aprender um ofício podemos cumpri-lo.

Claro que naturalmente será mais fácil e teremos mais sucesso naquilo que nos sair de forma mais natural e nas coisas para as quais tenhamos maior entendimento, emoção ou sensibilidade.

Há, no entanto, de facto coisas para as quais não fomos feitos. Nem toda a gente é capacitado para fazer trabalhos manuais. Mas provavelmente não fará questão disso. Por isso será mais fácil termos talento para algo que realmente gostamos e queremos desenvolver. Eu, por exemplo, não tenho o menor talento para o atendimento ao público. E não faço questão de aprender técnicas para isso! 

O que é o talento afinal (para recuperar a pergunta inicial)? É jeito, é competência, é aprendizagem e sucesso.

Se quiserem ver mais posts do género, saibam que, no meio de tanta loucura que se passa aqui, de vez em quando me ponho a refletir e dissertar sobre estes assuntos meio abstratos mas que considero pertinentes e importantes.