“O som em mim” – Review livro Íris Bravo
O som em mim é o livro mais diferente da Iris, até agora. Mais maduro. Também mais tenso, talvez o mais triste. Mas igualmente fácil de sentir. E isso é pela verdade com que escreve e me faz ver à frente dos olhos não um conjunto de palavras mas um filme a decorrer, com banda sonora e tudo!
Imaginei tanto esta história e personagens na minha cabeça que cheguei a sonhar com ela. Acho sempre que a Iris consegue criar personagens e diálogos extremamente reais o que me ajuda a acreditar em tudo.
Personagens que nos fazem pensar são sempre as mais marcantes
Vi aqui retratadas pessoas com caráter que cometem erros e, pelo contrário, pessoas obrigadas a crescer à força com atitudes maduras que eu, sem ter vivido estes problemas, não sei se teria. A leitura também é muito isto. Ter oportunidade de nos colocarmos no lugar dos outros e imaginar “e se”. Refletir sobre coisas que nunca nos aconteceram, através dos actos de personagens fictícias, é um exercício valioso para a nossa própria vida. É das coisas que mais me dá gozo fazer durante o acto de ler.
A Francisca é mais uma personagem criada pela Íris que vai para o rol das mulheres valentes. Um livro sobre coragem. E sobre o altruísmo. Coragem para largar tudo, as vezes que forem precisas. E altruísmo pela elevada dedicação de uma jovem à mãe e sobretudo à irmã. Cativa-me quando consigo praticamente interagir com as personagens e isso aconteceu-me com a Francisca. Eu falava com ela dentro da minha cabeça.
O som em mim é sobre actos de desamor que se repetem e mesmo assim acreditar que vai dar certo
O som em mim é uma história sobre violência doméstica e sobre como os actos de desamor se repetem. Mas também sobre medos, superação, crescimento e sobre o poder de acreditar que vai dar certo quando seria mais fácil desistir. O som em mim é uma história sobre violência doméstica e sobre como os actos de desamor se repetem. Mas também sobre medos, superação, crescimento e sobre o poder de acreditar que vai dar certo quando seria mais fácil desistir.
Podem ver as minhas reviews aos restantes livros da mesma autora:
Sem comentários