Cheiro a morangos nas mãos

Cheiro a morangos nas mãos

Ainda que eu não seja uma pessoa de cheiros reconheço-me sensível a eles. Consigo reconhece locais, momentos e histórias através dos cheiros. Os cheiros são capazes de nos transportar e de nos levar para outros lugares, mais ou menos distantes. O cheiro é capaz de nos fazer pensar, viajar, imaginar um bocadinho.

Hoje quando abri o frigorífico cheirava-me a morangos. Invadiu-me aquele cheiro doce e fresco. Não me levou imediatamente para lado nenhum como o caril me leva para Marrocos. Mas não é difícil imaginar a chegada do verão. E imagino-me a mim à janela à espera dele. Sem prestar grande atenção, só por estar atenta àquele cheiro. O verão é a minha estação preferida. Aguardo sempre com ansiedade a sua chegada e com ele os dias quentes, coloridos, cheios de sorrisos e cheiros destes.

Nem sempre é fácil detetar um cheiro. Mas é fácil identificá-lo e recordá-lo e ser capaz de criar memórias, enquanto sentimos o momento presente, por causa dos cheiros da nossa vida. Depois de olhar pela janela, aquela onde fico de mãos na cara aborrecida às espera dos dias compridos em que a areia se pega aos pés, olhei para a taça de morangos cheia até cima. Eles eram bem grandes e vermelhos. E brilhantes. Vivos e doces de sabor. Uma leve sensação passa pelo meu paladar só de olhar para eles, só de lhes sentir o cheiro. E a boca começa a pedir por eles. Como aquela teoria de Pavlov.

Gosto de comer morangos assim mesmo. Sem adicionar açúcar, sem natas. Sem os partir sequer. Inteiros e naturais. Assim como são as tardes de verão. Vou comê-los com à mão. Gosto de lhes sentir a textura. A primeira trinca é a que me sabe sempre melhor. Quando faço salada de fruta e parto morangos, como sempre o primeiro pedaço. É uma mania, mas assim fico com o cheiro nas mãos. E os morangos quando são doces cheiram melhor.

Que esta quarta feira seja de calor quente de verão e com cheiro doce a morangos.

 

1 Comente

  • Green
    16 Maio, 2018 22:17

    Eu sou bastante sensível aos cheiros, por mais disfarçado que esteja, noto sempre que cheira a alguma coisa, e de facto o cheiro a morangos faz mesmo lembrar o verão e os dias mais quentes 🙂

Deixe uma resposta