7 filmes musicais (e um bónus)
Sempre que vejo filmes musicais fico com formigueiros nos pés. Surge-me uma valente vontade de me levantar e sair por aí a dançar. Depois as minhas cordas vocais começam a mexer involuntariamente e quero cantar feita louca.
Tenho um especial apreço por pessoas que estão na sua vidinha e do nada começam a cantar e a dançar como se a sua permanência no mundo dependesse disso. Se alguma vez eu participasse num filme teria de ser dançado e cantado, que não haja qualquer dúvida disso!
Os filmes musicais, infelizmente, não são muito amados pela maioria das pessoas. Já eu adoro! Passam-me uma energia enorme além de que considero que os actores que representam, cantam e dançam são extraordinários porque conseguem cobrir todas as áreas do espetaculo.
Se eu um dia acordar noutra vida é isto que quero ser. (Não escrevo isto a desfavorecer os actores que só representam, nem os cantores que só cantam ou os bailarinos que só dançam. Não é disso que se trata aqui)
Tenho uma profunda admiração pelas artes no geral e pelo espetáculo em particular. Tanto admiro um escritor que consegue meter-nos dentro de uma histórias com os seus textos como um pintor que nos faz interpretar um quadro com as suas linhas e cores. E acho um talento imenso conseguir chegar às pessoas e passar-lhes uma mensagem ou emoção através da voz e linguagem corporal. Os filmes musicais têm o potencial de nos fazer presenciar todas estas artes num único momento.
E agora eu levanta-me daqui do sofá, de onde vos escrevo, dava uma cambalhota no ar e falava-vos dos filmes musicais que mais gostei a cantar? Podia não ser particularmente brilhante nem bem executado mas seria certamente engraçado de tão rídiculo e isso seria o suficiente para mim,
Todas as histórias da Disney são filmes musicais
Antes de vos falar dos filmes musicais que mais gostei queria-vos perguntar uma coisa. Alguma vez já tinham pensado que quase todas as histórias da Disney acabam por ser musicais? São mesmo! Têm todas as caracteristicas. A narrativa é sempre “interrompida” por momentos de música e muitas vezes são essas partes que não esquecemos até hoje. Podemos saber uma fala ou outra mas as músicas com certeza sabemos todas. Às vezes a nossa música preferida da Disney nem faz parte do filme que gostamos mais. E isto é o poder de uma música em nós.
Os filmes musicais são aqueles em uma parte da história nos é contada a cantar. E isso acontece em todos os filmes da Disney: o momento em que o Aladin nos conta que “rouba para comer” é uma música super divertida. A Bela e o Monstro apaixonam-se durante a música cantada pelo bule de chá. O Sebastião canta para a Ariel sobre as belezas do mar. A Pocahontas mostra ao John Smith o quanto os seus mundos são diferentes ao cantar “quantas cores o vento tem”. E o Timon e o Pumba (em o Rei Leão) explicam em que consiste a filosofia de vida Hakuna Matata com uma música que nunca mais ninguém se esqueceu, Isto é brilhante e para mim profundamente encantador.
7 filmes musicais
Depois de vos ter dado o bónus, que foi falar dos filmes da Disney, vou então prosseguir para o que me trouxe até aqui e contar-vos acerca de 7 filmes musicais que já vi e gostei. Não sou muito de ver filmes, estou a tentar tirar o atraso que tenho em relação a alguns. Por isso mesmo que alguns dos filmes que aqui vou mencionar já tenham uns anos eu posso tê-los visto há pouco tempo)
The greastest showman
Este é provavelmente o meu preferidos dos 7 filmes musicais de vou falar. Com Hugh Jackman no papel principal, trata a história de um homem que cria um conceito de circo original onde as diferenças de cada um são ao mesmo tempo as suas principais vantagens e aquilo que os torna únicos. Ser diferente não é mau, pelo contrário, ser diferente é ser especial. Esta é uma mensagem poderosa retratada pela música “This is me”. A minha parte preferida é com o Zac Efron e a sua amada na história, que é trapezista, quando cantam ”Rewrite the stars”. Se não viram o filme recomendo muito que vejam e já agora ouçam a playslist no Spotify que é muito bonita e motivadora!
A star is born
Quem não conhece o filme protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper? A música Shallow passou durante muito tempo nas rádios por isso foi quase impossível não ter ouvido falar no filme.
A star is born fala de beleza, talento mas também de autenticidade, que é uma coisa que eu acho muito importante em todos o meios onde estamos. Pelo menos foi esta a minha visão do filme que aborda todos os lados da fama antes e depois de existir. Dissertei um pouco sobre estes temas neste texto porque achei mesmo um assunto sério que merecia ser falado.
Mamma Mia
Durante anos eu senti uma falta gigante na minha cultura cinematográfica por não ter visto este filme quando todos já falavam dele, mas já resolvi a questão.
Sophie vai casar e quer saber quem é o seu pai. Para isso envia convites para os antigos namorados da mãe. Além desta história querida o filme passa-se num cenário lindo que é uma ilha grega. Conta com excelentes actores como é o caso de Meryl Streep. Mas falando do que realmente interessa aqui…as músicas são dos Abba e por isso eu já sabia que ia gostar!
Bohemian Rapsody
Se Mamma Mia contém as músicas dos Abba, Bohemian Rapsody tem temas dos Queen. É uma biografia do seu vocalista, Freddie Mercury. Isto foi uma época de muito boa música mas também de muitos excessos. Conhecemos o mundo por trás da música e dos concertos. E ao mesmo tempo os dramas famíliares das personagens que continuavam a ter uma vida para lá do sucesso.
La la land, melodia de amor
Este é um verdadeiro musical daqueles que intercala a história com momentos de cantoria inesperados. Na altura em que saiu foi uma surpresa e muito aclamado pela crítica. Fiz um texto com todas as minhas opiniões sobre este filme já há imensos anos.
É um filme sobre sonhos, ambições e escolhas com cenários bonitos e ao estilo dos anos 20. Não sendo o meu preferido, considero-o um bom exemplo de um musical no seu verdadeiro sentido.
Os miseráveis
Foi o mais recente que vi depois de ver a sugestão no Instagram da Inês do blog Fika.
É o mais diferente de todos porque não há a parte normal, ou seja não há momentos falados. O filme é TODO cantado. São mais de duas horas nisto. O que compreendo que cause confusão a algumas pessoas. Custei um bocadinho para me habituar mas depois entrei na cena. E acabei por gostar muito. Acho um filme muito sensível e intenso que aborda questões como a liberdade, carácter e luta pelos ideais em que se acredira ao mesmo tempo que fala de rendeção e superação.
High School Musical
E de um drama passamos diretamente para um filme (ou filmes) super soft. Tinha que fazer parte desta lista, não havia como não estar cá. Pois se eu gosto de filmes de adolescentes e estamos aqui a falar de musicas, junta-se a fome com a vontade de comer.
Na escola Gabriela e Troy (Zac Efron desde sempre nos musicais) são a nerd e a estrela da equipa de basket. Entre a tímida e o popular vai nascer um amor e quem é não gosta de ver uma bonita história passada na escola enquanto se imitam as fotografias no conforto do nosso lar?
Já viram algum destes 7 filmes musicais? Vocês são do team que gosta ou que não gosta? Se tiverem sugestões dentro do género, contem-me tudo.
Green
Por acaso gosto bastante de musicais e já vi quase todos, só me falta Mamma Mia e Os Miseráveis.
Andreia Moita
Os dois dois bons, Mamma mia mais soft e Os Miseráveis mais pesado.