turismo rural em portugal

Há imensos alojamentos com a designação de turismo rural em Portugal. Outros podem não se chamar exatamente assim, mas eu acabo por lhes dar este nome porque é fácil identificar e separar daquela ideia pré concebida de hotel.

Eu gosto de hotéis, sou fã assumida, mas também adoro um bom turismo rural. Acho que têm muito charme (sabem, aquela coisa mesmo fofa!) são bonitos, confortáveis e acolhedores. No fundo, eu acho mesmo que eu gosto é de andar a “laurear a pevide” e experimentar pernoitar em sítios diferentes.

Quando fiz o post com os hotéis em Portugal, prometi que faria outro a falar de turismo rural em Portugal e cá está. Este conceito pode parecer o irmão pobre do alojamento. Mas olhem que é nada. Há muitas pessoas que não gostam deste género porque enfim, estando em contacto com a natureza é normal haver mais…bichos voadores. Mas acho isto uma visão um bocado redutora do que realmente é. Na verdade, o turismo rural em Portugal tem vindo a aumentar por causa do contacto com a natureza, pela beleza natural dos espaços e pelas ofertas muitas vezes mais caseiras e pessoais em contraste com a oferta mais industrializada e massiva dos hotéis.

Há muito sítios com selo de turismo rural que são muito modernos até. E esses, confesso, que são os que me chamam mais a atenção porque eu gosto do contraste das características do campo com a atualidade.

Turismo rural no Alentejo

Obviamente que o turismo rural no Alentejo ganha. Quando quero ir para um sítio longe de tudo penso sempre no Alentejo. E aqui nem me dou ao luxo de procurar hotéis, porque não é o tipo de experiência que procuro. Como já tinha referido no post anterior sobre os hotéis, cada vez mais para mim ficar num local destes em Portugal é uma experiência.

Évora Ecorkhotel

Foi o sítio de alojamento rural em Portugal onde estive mais recentemente e adorei. O sítio é composto por dezenas de casinhas que se alongam umas a seguir às outras, em ruas organizadas, e que têm quarto, casa de banho, sala e varanda. O estilo érústico moderno, que como já disse é o meu preferido. A dez minutos de carro de Évora, a propriedade fica numa zona onde não há nada à volta, apenas terra batida, perfeito para não se ver ninguém. As instalações são muito boas, tem piscina exterior, interior, spa e um restaurante gourmet. Este é o rural chique para quem gostar do género.

Herdade da Rocha | Boutique Lodge no Crato

Estive neste alojamento em 2020 e foi tudo perfeito. Desde o quarto, ao serviço e simpatia, passando pela comida e sem esquecer de referir as infraestruturas. Muito bom para passar um fim-de-semana prolongado por exemplo. Mais uma vez fica no meio do nada, mas ganha pela envolvência que tem um passadiço para caminhadas e ainda um espaço grande de vinha e uma adega que podemos visitar. Toda a vibe é muito tranquila e charmosa. Vejam este post que fiz mais detalhado quando lá estive.

Vale do Manantio em Moura

Mantendo-nos na vibe rústico chique, recomendo muito o Vale do Manantio. É uma tipica casinha antiga com quartos, mas totalmente renovados para estarem atuais sem esquecer a vibe clássica e tradicional. Apaixonei-me por isso. Porque tudo é muito cuidado para não se perder a tradição. Todo o sítio é muito ligado à caça por exemplo que remete para a história do local. Adorei ficar aqui. Passei os meus dias na piscina. E a comida era mesmo caseira, feita com toda a dedicação e servida em loiças lindas (sou a louca da loiça). Ao fim de tarde a paisagem ficava daquela cor dourada bonita do Alentejo, que só visto mesmo. Fiz também um post dedicado a este sítio com todos os pormenores e fotos minhas para quem quiser saber mais.

Herdade do Gizo em Cuba

Talvez a herdade do Gizo não seja propriamente um típico rural. É um alojamento com várias casas modernas para passar um fim de semana ou dias com amigos. Sabem quando queremos uma casa para uma festa prolongada, para fazer barulho à vontade. Este é o sítio.

Monte Farropo em Monsaraz

Este alojamento é uma casa apenas. Dá para imensa gente. Eu penso que éramos doze aqui. Isolada e completamente decorada ao estilo rústico e rural do antigamente. É mesmo giro, parece que entramos numa máquina do tempo completamente. É perfeita para alugar e passar férias descansadas ou para um fim-de-semana com a malta. Tem piscina, um grelhador exterior e imenso espaço. Fica numa aldeia onde não há nada À volta e nem pão para todos deu para comprar porque a mercearia era daquelas que guardava as carcaças para a dona Alzira, sabem?

Turismo rural norte de portugal

O turismo rural a norte de Portugal está muito bem desenvolvido e é uma surpresa muito agradável. É uma zona que quero explorar mais, principalmente na zona das aldeias de xisto e serra da lousã. Por agora deixo-vos com uma sugestão.

Quinta Vilar e Almarde, Castelo de Paiva

Este sítio surpreendeu-me muito pela positiva. Tem uma óptima infraestrutura, é moderno e as pessoas muito simpáticas. Tem uma envolvente bonita e muito tranquila. A única coisa que não favorece é facto de não ter zona de refeições, temos que ir sempre comer fora, mas de resto é óptimo. Tudo o que precisamos para descansar e descontrair depois de fazer os passadiços do paiva, por exemplo. Fiz um post sobre esta quinta, se quiserem saber mais.

Lista de turismo rural em Portugal que quero visitar

Espero que tenham gostado desta lista de turismo rural em Portugal e que se inspirem para férias ou fins-de-semana tranquilos.