o que visitar em washington

Chegar a Washington numa quarta-feira de manhã e ver ruas vazias contrasta de forma drástica com o movimento intenso de Nova Iorque (roteiro completo aqui). Nem queria acreditar! A poucas horas uma da outra são uma perfeita antítese. Para saberem o que visitar em Washington em um dia só venham comigo neste texto (ok, isto fico um bocado piroso! Mas vamos assumir.)

O que ver em Washington em 1 dia?

Washington apresenta-se mais tranquila, bastante mais limpa e organizada do que a sua vizinha que nunca dorme. É uma cidade de memória, de história com uma bela oferta cultural. Todas as referências que vou fazer a seguir ficam perto umas das outras e faz-se tudo a pé.

De salientar que todos os museus são de entrada livre (e isso mesmo, de graça como agrada a um bom português) e não é por isso que são maus, pelo contrário, são incríveis. Não tinha expectativas nenhumas e surpreendi-me bastante. No entanto, um dia bastou para o que queria ver e fazer na cidade de onde saem decisões que impactam o mundo inteiro.

Edifício do Watergate

Na verdade é apenas uma zona de escritórios que ficou conhecida depois do escândalo. Nada de extraordinário.

Lincoln Memorial

Este foi o local onde Martin Luther King proferiu o famoso discurso “I have a dream”. Encontra-se mesmo uma placa com esta frase no chão frente à escadaria. Aqui encontram a estátua do 16º presidente dos EUA, figura que o monumento pretende homenagear, bem como os seus discursos gravados na pedra. No cimo das colunas estão os nomes de todos os estados que faziam parte dos EUA, na época da construção deste monumento. inspirado no estilo grego.

Obelísco

Mesmo em frente ao espelho de água e ao Lincoln Memorial fica o monumento a Washington. Foi construído em mármore e o intuito era homenagear George Washington.

Memorial aos veteranos da Guerra do Vietname

Entre o Lincoln Memorial e o Obelísco está o Memorial às vitimas da Guerra do Vietname. Um muro preto enorme com o nome de todos os que morreram ao seu serviço. Há um silêncio absolutamente impressionante em toda esta zona de memoriais.

Memorial aos veteranos da Guerra da Coreia

Uma homenagem a quem combateu na Guerra da Coreia. Sei que vos podem parecer demasiados Memoriais. A mim também me parecera. Mas a verdade é que todos eles são diferentes e depois é um bocado de história que estamos a presenciar.

Memorial à 1ª Guerra Mundial e Memorial à 2ª Guerra Mundial

O memorial à primeira guerra passa bem despercebido. É uma construção redonda bem pequena que fica no espaço verde que se situa junto ao espelho de água. Já o memorial à segunda guerra achei lindíssimo. Uma praça com uma fonte no centro e com 56 muros à volta com o nome de todos os estados que compõem hoje os EUA.

Casa Branca

A parte da frente da Casa Branca vão conseguir ver apenas ao longe tal é a quantidade de muros, cercas e policias que lá estão Nem mesmo à estrada se pode aceder. Indo para a parte de trás já conseguimos ver um pouco mais perto mas tem muito menos graça.

Museu Nacional de História Natural

Uma surpresa. Este museu não fica a dever nada ao de Nova Iorque. Quem achar o outro caro pode sempre a vir a este que é grátis.

Museu ar

Gostaria imenso de ter visitado, mas infelizmente estava fechado. Tem uma grande coleção de aeronaves e naves espaciais.

Capitólio

Um dos grandes pontos pela sua importância na cidade. Gostei muito de ver de perto a sua imponência.

Como ir de Nova Iorque para Washington?

Para ir para Washington a partir de Nova Iorque há três possibilidades: Avião, comboio ou autocarro. Vejam qual é a que mais serve as vossas necessidades em termos de tempo e custo.

Nós comprámos um voo de ida e volta no mesmo dia. Há voos de hora a hora e o percurso demora mais ou menos uma hora. Chegámos bem cedo e passamos um calor abrasador durante todo o dia. Mas um calor de transpirar mesmo. Só que era calor de trovoada. Porque ao final do dia começou a chover. E quando chegamos ao aeroporto todos os voos estavam a ser cancelados. O nosso inclusivamente. Eram cerca de 21h e as nossas hipóteses eram: pernoitar num hotel ou no aeroporto e aguardar o próximo voo que já só seria da parte da tarde; ir para Nova Iorque de comboio e pagar 300 euros ou apanhar um autocarro de 4 horas a 70 euros.

A acrescentar a isto havia o facto de no dia seguinte termos um autocarro marcado para as 07h da manhã com destino a Philadelphia. Ficar em Washington nesta noite implicava perder a viagem a Philly. Optamos então por ir de autocarro. Demoramos 4 horas e chegamos a Queens às 4h da manhã. Só deu tempo de tomar um banho, dormitar 1 hora e entrar no autocarro seguinte rumo a outra cidade.

Mas…todas as viagens são boas e se tornam memoráveis por histórias como esta. E vocês, qual foi a última que vos aconteceu?

Espero que tenham gostado deste post. Se forem em breve a Washington têm mais informação atualizada aqui.