Páginas Salteadas | um ano

Páginas Salteadas | um ano

O Páginas Salteadas foi o primeiro projecto que fiz em colaboração aqui no blog. E com as primeiras, e melhores pessoas, que conheci precisamente por causa de ter um blog. Faz este mês um ano que fazemos receitas baseadas em livros que lemos e por isso fomos festejar.

Aquilo que mais me fascina nos blogs é a partilha. As pessoas que conheço têm mudado, um bocadinho, a forma como vejo e encaro as coisas. Os blogs, pela mão das pessoas que os escrevem, têm me dado algumas lições importantes. Aquela dita influência, de que agora tanto se fala, que os bloggers têm, quer queiramos quer não, tem impacto no mundo em que vivemos. Cabe a cada um de nós escolher o caminho.

Uma das coisas que eu acho que faz falta é que os projectos que começam nos blogs saltem para fora dos computadores e ganhem vida. É que a influência seja usada para fazer coisas de impacto positivo, que traga novidade, que faça agir ou pelo menos pensar.

Livros, receitas, textos bonitos e fotografias. Eis o Páginas Salteadas.

Todos os meses, ao longo deste ano, eu, a Joana (Às Cavalitas do Vento), a Catarina (Joan of July) e a Vânia (Lolly Taste) escolhemos um livro que as quatro lemos. Depois, com base nesse livro, cada uma de nós constrói uma receita que apresenta no seu blog. Uma segunda-feira para cada uma.

Para festejar um ano de Páginas Salteadas convidamos alguns amigos para se juntarem e provarem alguns dos melhores pratos, bem como os instahusbands (ou “maridos de bloggers”) que tiveram oportunidade de desabafar sobre os tormentos que passam vivendo com bloggers. Um terror a vida deles!

A Sofia (Às nove no meu blog) foi nossa cúmplice e cedeu-nos o seu espaço luz, a Academia às Nove, para ser o palco deste dia fantástico.

Sentamo-nos à volta da mesa branca, na sala bonita, virada para o sol. Começámos pelo meu Caldo Verde sem dramas com base no livro “Descomplica”, escrito pela própria Sofia. Depois fomos picando as Quiches ‘grab and go’ feitas pela Catarina com base no seu “Licenciei-me, e agora?”. Curiosamente, fazia nesse dia um ano do seu lançamento.

Degustámos os biscoitos de alecrim da Joana que saíram diretamente do “Livro do Hygge”. Fomos saltando entre risos e os pães de queijo inspirados em “Uma aventura na Amazónia”. E ainda deixámos tempo para os brigadeiros saudáveis com o mesmo amor de “Eleanor & Park”. Deliciamo-nos com a água aromatizada baseada no livro “Simplifica a tua vida”. Demos cor àquela mesa com o batido da imunidade, que a Vânia preparou, inspirado em Harry Potter.  Terminámos a tarde com um delicioso e fresco summercake. É disto que vive o Páginas Salteadas.

A solidariedade que nos faz felizes a nós também.

Queríamos que este simples lanche de sábado desse continuidade àquilo que nos uniu no Blogging for a Cause, evento que organizamos no ano passado e cujas receitas foram doadas a cinco instituições. Por isso pedimos aos convidados que doassem livros que já não precisem à Boutique Cultural. E um valor simbólico à Associação Casa que trabalha com sem abrigo. Estas nossas escolhas são fáceis de entender uma vez que o nosso projecto envolve comida e livros.

Toda a gente, mais uma vez, alinhou connosco e conseguimos mais uma vez ter a vertente solidária num evento nosso. Porque acreditamos mesmo que os blogs podem fazer a diferença. Não no mundo inteiro. Mas no nosso pelo menos pode. Obrigada aos instahusbands que nos apoiam sempre que mais uma ideia nos surge, às miúdas do Armazém de Ideias e à Margarida Pestana pela presença.

páginas salteadas

5 Comentários

  • Rosarinho e Susana
    20 Julho, 2018 18:04

    As miúdas adoraram estar presentes! Foi um momento maravilhoso. Vocês conseguem fazer a magia acontecer através da vossa dedicação, do vosso coração grande e da consciência plena de que ser blogger é ser capaz de produzir a mudança.
    Obrigada pelo convite!
    Beijihnos

    • Andreia Moita
      26 Julho, 2018 10:12

      Obrigada nós por gostarem de nos acompanhar e acreditarem em nós.
      Beijinhos

  • Green
    21 Julho, 2018 12:42

    Deve ser algo mesmo engraçado e muito bom para partilha de experiência, de sabores e de vida até. Bonito texto e bonitas fotos 🙂

    • Andreia Moita
      26 Julho, 2018 10:12

      É espetacular fazer parte disto.
      Obrigada pelo elogio. 🙂

  • Vânia Duarte
    31 Julho, 2018 11:55

    é tão mas tão bom dividir este projecto contigo e com as outras 2 babes 🙂 um ano se passou e fizemos receitas tão boas <3

Deixe uma resposta