Clubes de Leitura | Dia mundial do livro
Para comemorar o dia mundial do livro (que ele merece) não vos vou dar dicas de leitura nem recomendar livros. Vou sim falar-vos dos Clubes de Leitura que eu gosto de seguir.
Gosto tanto de ler…e como consequência gosto de escrever sobre livros. Às vezes tenho que guardar alguns textos sobre livros para não serem demasiados aqui no blog. Hoje não vos vou dizer que é bom ler nem dar sugestões de livros, até porque já o fiz neste post em colaboração com gente que ama livros como eu. Hoje, vou, sim debruçar-me sobre a moda dos Clubes de Leitura que está instalada. E é uma moda tão boa!
É fantástico perceber que cada vez há mais gente interessada em livros, em ler e em partilhar essa experiência com os outros. Os Clubes de Leitura funcionam, de forma geral, para incentivar à leitura e à partilha. Mas depois há variações. Uns são presenciais para que possamos falar do mesmo livro ou do que estamos a ler no momento e trocar ideias. Outros são através das redes sociais onde damos a nossa opinião sobre determinado livro e despoletamos o interesse e curiosidade das outras pessoas. Mas no fundo o objectivo é comum. Incentivar à leitura e à discussão/partilha de opiniões sobre histórias, personagens, enredos ou autores. Mais ou menos como quando falamos sobre o último episódio de alguma série, novela ou programa de TV.
Clubes de leitura presenciais:
Um livro debaixo da asa: é o clube de leitura pensado, desenvolvido e criado pela minha linda Joana Clara. Todos, mas todos, os livros que a Joana já me sugeriu ler foram um tiro certeiro. Li “O tempo entre costuras” por sugestão dela e adorei, Estou a ler agora “As flores perdidas de Alice Hart” e… adivinhem? Estou super entusiasmada e a adorar. Sei o que carinho com que ela lança, no instagram, o tema do livro do mês. Depois cada pessoa escolhe o seu livro com base nesse tema e junta-se a ela num bonito espaço de Lisboa para discutir o que leu. Passem pelo instagram para se inspirarem!
Uma Dúzia de Livros: É o clube de leitura criado pela Rita da Nova. Nesta página encontram todos os temas, de Janeiro a Dezembro para se organizarem nas leituras e depois irem ter com ela para debater como se de uma tertúlia se tratasse. No seu blog, a Rita ela também fala imenso de livros, e dá boas sugestões!
Livros à sexta: As miúdas do Armazém de ideias ilimitada já me convidaram para aparecer num dos seus encontros, eu nunca fui e devia ter vergonha, estou a dever-lhes! Realiza-se em Cascais e tem sempre um livro para debate de todos os participantes. Além disso a companhia delas é sempre uma lufada de ar fresco e uma alegria, ainda para mais a uma sexta ao fim do dia!
Coco na Fralda: O clube de leitura organizado pela Sónia já tem imensa gente. Fui lá duas vezes. É giro porque cada um fala dos livros que quiser, pode ter lido este mês ou alguma vez na vida. Foi aqui que ouvi falar tão bem e tão mal do livro “Amiga Genial” que morri de curiosidade (se quiserem saber a minha opinião é ver aqui, mas é um big fail para mim).
Clubes de leitura virtuais:
HMBookGang: A Helena Magalhães adora livros. E é ela própria uma escritora. (E enquanto não chega o segundo livro dela, podem ler aqui a minha review ao primeiro, o “Diz-lhe que não“) O seu clube de leitura não é presencial, mas sim virtual. No instagram ela anuncia um ou dois livros específicos para o mês. Mas não é nada obrigatório. Podemos ler o que quisermos desde que partilhemos com ela. Esta página é só dedicada a livros e a opiniõe sobre leituras.
The Bibliophile Club: A Sofia, do A Sofia World” juntou-se a mais à Lyne e à Sónia e criaram o The Bibliophile Clube. Têm uma página de facebook para discussão é também atribuem um tema a cada mês. Podem ver como funciona aqui.
O Páginas Salteadas não é um clube, mas dá boas sugestões
Posso puxar a brasa à minha sardinha? Todos os meses, eu a Joana (às cavalitas do vento), a Catarina (Joan of July) e a Vânia (Lolly Taste) lemos o mesmo livro e cada uma de nós cozinha algo relacionado com ele. O Páginas Salteadas não é um clube de leitura, mas dá boas ideias.
Espero que tenham gostado deste post e que se inspirem nestes clubes para as vossas leituras. E já agora se puderem ir algum dia assistir a algum acreditem que é uma mega experiência literária.
Marta Chan
Tens também o net book club e o clube dos clássicos vivos (no goodreads) que já me fez ler clássicos que doutra forma não lia como Jane Eyre 💚
http://www.viveraviajar.com
Green
Tirando o facto de ser tudo em Lisboa ou nos arredores, acredito que seja realmente muito interessante.
Sofia Costa Lima
Participo, virtualmente, no da Rita e vou acompanhando as recomendações da Helena, mas acho que o melhor é mesmo o The Bibliophile Club 😂 Pronto, vou tentar não fazer publicidade à descarada.
Acho tão bom que haja cada vez mais clubes de leitura que consigam juntar pessoas tanto em espaços físicos como em espaços virtuais! Muito obrigada por mencionares o TBC! 💙
A Sofia World
Rosarinho e Susana
Andreia Moita!
No dia 7 celebramos 2 anos de Clube de Leitura, bem que podias aparecer 😉
Obrigada por teres mencionado os “livros à Sexta”.
Beijinhos das miúdas