livros que li em 2018

Sempre li bastante. Desde pequena que me lembro de ir ao supermercado e pedir um livro da “Anita” ou “Uma aventura”. A par das barbies e outros brinquedos, eu pedia livros. Lia bastante e muito rápido. Claro que houve alturas em que não li tanto. Mas este ano li muito. É por isso que faço este post com os livros que li em 2018.

Livros de suspense e mistério

Comecei o ano a ler “A origem” de Dan Brown. Podem dizer que é muito cliché. Eu gosto imenso dos livros dele. Acho que aborda temas actuais, importantes e interessantes ao mesmo tempo que os envolve em histórias misteriosas. É o meu tipo de livro, sem dúvida. “A origem” aborda o tema da inteligência artificial e passa-se em Bilbau e Barcelona com o protagonista de sempre Robert Langdon.

Acabo agora o ano a ler “A sombra do vento” de Carlos Ruiz Zafón. Uma história que também se passa em Barcelona à volta de um livro perdido e cujo autor é um autêntico mistério. Foi o último livro do Páginas Salteadas deste ano.

Livros de desenvolvimento pessoal (só porque não gosto de chamar de auto-ajuda)

Não sei a ordem dos livros que li em 2018. Sei que li uma série de livros cujo conteúdo nunca me atraiu muito e este ano passou a fazer parte dos que mais gostei de ler. “Não leias este livro” dá uma série de dicas de organização de tempo. “Descomplica” da Sofia Castro Fernandes, fala bastante em alguns conceitos que devemos aprender através de verbos como acreditar ou confiar. “Terra Maya” da Filipa Maló Franco,  “Simplificar” de Brooke Mcalary, “Feliz” de Fearne Cotton, “Vive a tua Luz” da Inês Pimentel, “A arte subtil de dizer que f*da” de Mark Mason também estiveram entre os livros que li em 2018.

Até posso incluir nesta categoria o livro “As lições de vida de Harry Potter“. Toda a gente sabe que Harry Potter nos ensinou valores de amizade, de amor, de coragem e justiça. Este livro vem tornar tudo isto mais claro quando o lemos em adultos.

Livros que li em 2018 e me surpreenderam

“A grande magia” aborda a temática da criatividade e eu adorei ler. Já tinha gostado muito da autora quando li o ano passado “Comer, orar e amar”, mas este livro veio confirmar a minha estima por Elizabeth Gilbert. Outro livro que gostei imenso foi “A herança”, o último da saga Eragon. Todos os verões leio um e agora julguei ter acabado mas não, já vi o anúncio da continuação da saga. “Boas esposas” de Louise May Alcott é a continuação de “Mulherzinhas”, que reli o ano passado. E gostei imenso de voltar ao mundo das quatro irmãs e ver como cresceram e evoluíram.

“Girl Boss” foi a minha grande surpresa porque foi o primeiro livro que li em inglês. “Eleanor & Park” foi talvez o meu livro preferido do ano. Apesar de ser um romance juvenil ficou no meu coração. A par deste está “O tempo entre costuras“. Apaixonei-me por esta história e recomendo a todos.

Depois surpresa, mas pela negativa foi “A amiga genial” que é tão falado por toda a gente que acabou por aumentar as minhas expectativas que depois caíram por terra.

Sugestões de livros

Não vou fazer aqui uma lista de sugestões porque ela já existe no post que publiquei há uns meses com a colaboração de várias especialistas na matéria e que vocês conhecem aqui dos blogs também. Podem ler aqui o texto “Ler, porquê, para quê?” e retirar várias ideias para o vosso 2019 em livros.