Sugestões de A a Z (séries, livros e outros assuntos da vida)
Sugestões de A a Z para… várias coisas. Hoje trago um post um pouco diferente. Lembrei-me de sugerir coisas. Faço isso muitas vezes. Mas para me desafiar resolvi escolher uma coisa para cada letra do alfabeto. Podem ser livros, séries, atividades que gosto e recomendo, entre outras coisas perfeitamente aleatórias. Vamos ver o que sai daqui?
Sugestões de A a Z sobre uma série de coisas completamente aleatórias
A – “Apartamento partilha-se” – um livro muito divertido cuja história se centra em duas personagens que partilham casa sem nunca se verem. Uma vive lá dia e outra de noite. Comunicam por post its o que torna este livro muito original.
B – “Behind her eyes” – É uma série que no princípio parece um bocado chata e meio maluca. Mas no final quando tudo se desenrola tem um desfecho espetacular e absolutamente inesperado que acabei por adorar.
C – Caminhadas – Em tempos eu diria correr. Mas entretanto isso passou-me, felizmente, e reformulei esta opinião. Tendo que escolher e sugerir alguma coisa escolho as caminhadas rápidas, não é um passeio, atenção… isso seria para a letra P.
D – Dançar – Recomendo que dancem pelo bem da vossa saúde e da vossa sanidade, uma vez que dançar alegra qualquer um. Pode ser funk, kisomba ou bailado clássico, façam como quiserem, nem que seja freestyle enquanto limpam a casa, dancem!
E – Educação – fazer cursos e procurar adquirir novos conhecimentos é o maior presente que podemos dar a nós próprios. Neste post tenho vários locais onde podem fazer cursos online, por exemplo. Usem e abusem. Eu pelo menos sinto-me sempre muito esperta (e satisfeita) enquanto faço cursos.
F – Fugir da rotina – entendo que as rotinas sejam necessárias para organização mas não há nada que saiba melhor do que escapar de vez em quando à repetição os dias, pelo menos para mim.
G – Goodreads – desde o ano passado que utilizo o Goodreads para registar os livros que leio, deixar as minhas reviews e claro, cuscar o que as outras pessoas andam a ler e saber as opiniões sobre os livros que mais gosto.
H – Harry Potter – é a melhor saga de todo o sempre. Admiro a imaginação e a criatividade da autora para construir esta história que tanto serve para crianças como para adultos. Eu já li em ambas as fases e tirei ensinamentos diferentes, mas o entusiasmo…esse foi o mesmo!
I – Instagram – É a minha rede social preferida. Tem a parte da imagem, deixa produzir conteúdo escrito, tem a vídeos curtos (e compridos) e possibilita uma interação imediata entre as pessoas que eu aprecio bastante!
J – Julia Quinn – é a autora da saga Bridgerton e a minha mais recente descoberta. Estou absolutamente encantada (e viciada) com a escrita dela. É criativa, viva, cómica, imaginativa, emotiva e muito acessível, tendo em conta que relata uma época histórica e não a modernidade.
K – Keep it simple – sugiro que simplifiquem as coisas. Uma coisa complicada de fazer subdividida em várias fase/etapas fica mais fácil de executar e parece mais simples. Nem sempre meto isto em prática porque tenho a péssima tendência para complicar tudo. Escrevi isto para me lembrar a mim mesma!
L – “Lá, onde o vento chora” – é um livro excepcional com uma história fora do vulgar do princípio ao fim e com uma personagem feminina que não é indiferente a ninguém. Kya cresce sozinha e abandonada num pantanal. Na luta pela sobrevivência vai aprender muitas lições e…ensinar muita gente também.
M – Marmitas – Já experimentaram? Terem as refeições preparadas poupa dinheiro e tempo durante a semana. Só se faz comida uma vez e está sempre pronto a consumir. Eu só vejo vantagens. Têm aqui algumas ideias.
N – Nada. É muito difícil para mim não fazer nada. A única altura em que não faço nada, acho que é quando estou a apanhar sol na praia (ou na varanda, vá!) Mas concordo que o devo fazer mais vezes. Eu e vocês. Não fazer nada descansa a cabeça.
O – Online – Desde que entrei em teletrabalho que comecei a fazer compras online e agora não quero outra coisa. Recomendo o Mercadão, para as necessidades de supermercado, que funciona muito bem.
P – Podcasts – É uma óptima forma de aprender coisas novas ou apenas de passar o tempo. Ouvir um podcast é algo que se pode fazer em qualquer lugar (no carro, a cozinhar, a tomar banho, a limpar a casa, ect) o que dá uma noção de aproveitamento do tempo.
Q – Quiz – Joguem quizzes com os amigos e com a família, é super divertido e ainda vos põe à prova. Além do “Trivial Pursuit”, conhecido jogo de tabuleiro, gosto muito do “Saber é poder” da Playstation.
R – Reutilização de frascos de vidro. Deixei-vos aqui algumas ideias para o fazerem e algumas delas além de ajudarem o ambiente dão muito jeito cá em casa.
S – Sair da zona de conforto – uma coisa que todos devemos experimentar porque mostra-nos que somos capazes de fazer as coisas que achavamos impossíveis. Como? Vejam aqui.
T – “The Stranger” é uma série com poucos episódios em que uma pessoa estranha desata a revelar segredos. É misteriosa e enigmática com várias histórias dentro mas que acaba de forma surpreendente. Vale a pena.
U – Um dia/semana/ mês sem comer carne. Eu não sou vegetariana mas já experimentei só para me provar que conseguia introduzir alguns verdes na minha alimentação. Mas pode ser Um dia/semana/mês sem fazer outra coisa quer… tipo sem consumir açúcar.
V – “Verity” – Um livro perturbador e bastante forte. Mas ao mesmo tempo com uma criatividade acima da média e um final que dá espaço para várias teorias do qual eu gostei imenso.
W – “Work it” – Um filme ao estilo “Dirty Dancing” sobre dedicação quando não há talento. Mostra-nos que podemos sempre fazer com êxito aquilo a que nos propomos.
X – Xadrez. Foi a primeira palavra que me lembrei. Como é que me safo desta? Posso relacionar com a série “The Queen’s Gambit” que fala sobre uma órfã que aprende a jogar xadrez e revela uma capacidade enorme. Torna-se campeã ao mesmo tempo que luta contra algumas dependências.
Y – Youtube. Pronto não sabia o que havia de dizer. Sempre que precisamos de saber como fazer alguma coisa está lá. Mas além disso é um sítio que uso para consumir conteúdo para inspiração, conhecimento e entretenimento. Ah e também ouço música e vejo as letras para cantar tudo certinho!
Z – Zulema. Uma personagem incrível da série “Vis a vis” que recomendo porque é muito boa em termos de enredo. De facto não sabia o que colocar com a letra Z, mas desenrasquei-me.
Green
Gostei imenso deste teu post, e das tuas sugestões 🙂
Andreia Moita
Um post meio diferente mas com muita coisa dentro. Obrigada 🙂